Protagonismo estudantil permeia Congresso Internacional de Práticas de Ensino em Língua Inglesa

Data de publicação  30/06/2023, 15:30
Postagem Atualizada há 10 meses
Rafaela Castro, Milena Almeida e Alyne Alves são estudantes do curso de Letras – Língua Inglesa da Unilab e estiveram na organização do II Copelin. Foto: acervo pessoal.

Mobilizados pelo desejo de movimentar ainda mais o curso de Língua Inglesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), estudantes se reuniram e, com o apoio de docentes, realizaram o II Congresso Internacional de Práticas de Ensino em Língua Inglesa (Copelin), em Redenção/CE.

Ocorrido nos dias 5 a 7 de junho, o evento se constituiu num espaço de troca de ideias, debate, rodas de conversa, apresentação de pesquisas e de trabalhos em grupos temáticos no espectro da linguística e da literatura anglófona, alcançando estudantes da graduação, profissionais egressos do curso, estudantes de escolas públicas e os interessados na área, de modo geral.

A coordenadora geral do evento, professora Kaline Girão, conta que foi procurada pelos estudantes. “Eles queriam movimentar o curso e se sentir mais representados. Sugeri que eles me ajudassem na organização. Então eles aprenderam muito e relatam isso, a organização, gerenciamento de projetos, e até se interessaram por essa área, por conta do sucesso que teve. Talvez eles não acreditassem que o evento ia chegar tão longe, ser tão bem sucedido e isso foi o melhor de tudo, perceber que a união faz a força, que a gente tem que manter o planejamento, as metas”, afirma.

Francisco José, Alice Freitas e José Gleylson são estudantes do curso de Letras – Língua Inglesa da Unilab e estiveram na organização do II Copelin. Foto: acervo pessoal.

Com responsabilidade e eficiência, os discentes contribuíram para o sucesso do evento que reuniu quase 200 pessoas. Entre as atividades a cargo dos estudantes estiveram gerenciar as redes sociais do congresso, ampliando o alcance e a divulgação do evento de forma estratégica; o planejamento das atividades e elaboração de uma programação diversificada e enriquecedora, contemplando palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Vários estudantes relatam os benefícios de lidar com o desafio de produzir um evento em todas as suas fases. Para o angolano Laurindo Virgílio, do sétimo semestre, ficou o aprendizado sobre como trabalhar em grupo e como, a partir do grupo, é possível também olhar para si. “Pude observar comportamentos e desafios internos, o que foi muito importante até mesmo para refletir sobre a minha vida pessoal e profissional”, comentou.

Já a angolan Emiliana Tchilombo, do sexto semestre, traz a experiência de encontrar pessoas com objetivos semelhantes. “Foi um marco, pra mim, justamente por me trazer o entendimento de que eu não era a única pessoa preocupada com os interesses do nosso curso, tem outros colegas envolvidos com isso. Conheci pessoas novas, que estavam lá se esforçando, fazendo a coisa funcionar”, ressaltou.

Participar da organização de um evento pode trazer até um novo horizonte. É o que diz Sâmia Silva, do sexto semestre: “Posso afirmar que trouxe inspirações para o meu futuro profissional. Para os que desejam se envolver na organização de eventos acadêmicos, posso dizer que não é fácil, mas muito gratificante, experiência fantástica, só temos a aprender e fortalecer laços com os envolvidos”, disse.

Outro ponto relevante é o enriquecimento da vivência enquanto universitário. “Percebi a importância de não desperdiçar nenhum evento que a Unilab oferece. Copelin me fez ter mais proximidade com os colegas do curso, estávamos sempre apoiando um ao outro, o que eu acredito que irá continuar mesmo após o Copelin”, apontou Daniel Sousa, do quarto semestre.

Por fim, aquela sensação gostosa de dever cumprido traz um novo gás para os estudos. “Eu não tinha noção do quão ia ser especial cada atividade do congresso. Fui assistindo às palestras e ficando muito feliz e emocionada com o resultado daquilo que a gente tinha planejado. Tanto inscritos quanto palestrantes elogiaram muito o evento e fiquei bem feliz de receber esse feedback positivo do nosso trabalho”, ressaltou Alyne Alves, do quinto semestre.

Palavra-chave