Enfatizar o empreendedorismo para desenvolver as ilhas de São Tomé e Príncipe [48º ano de Independência de STP]
Na semana comemorativa ao 48º ano de independência de República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP), nação que faz parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), parceiros da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), foram realizadas diversas atividades, de 10 a 12 de julho, nos campi da Unilab/CE, com a organização dos discentes da Associação dos Estudantes de São Tomé e Príncipe (AESTP-Unilab/CE).
Dentre as atividades, o destaque foi dado ao hasteamento da bandeira, realizado no dia 12 – dia oficial de independência de STP – na entrada do campus da Liberdade, em Redenção/CE, com a participação dos representantes da Reitoria da Unilab (Roque Albuquerque (reitor) e Cláudia Carioca (vice-reitora), os membros da Associação de STP e vários outros discentes da Unilab. Confira o vídeo no Instagram da Unilab (@unilab.oficial).
Com o tema central: “Independência transformadora: Empreendedorismo, Economia e desenvolvimento”, foi escolhido pelos membros da AESTP-Unilab/CE, segundo timorense, Edizer Boa Morte, “pensando em soluções de problemas sociais que vamos acompanhando em STP. Tentamos trazer um pouco de nossa realidade”. Para Edizer, um dos destaques, foi o tema do Empreendedorismo. “Sabendo que atualmente o Empreendedorismo é grande vetor econômico. Como podemos trazer soluções empreendedora de forma a desenvolver o país em determinadas áreas, em determinados aspectos”, explicou o discente do estudante do curso de bacharelado em Engenharia de Energias.
No quesito da organização da edição de independência de STP, Nery Siqueira, estudante do curso de bacharelado em Humanidades e membra da Associação de STP, relatou que a escolha era apresentar “tudo tradicional. O mais tradicional possível: as músicas, as danças, o teatro, a gastronomia. Para mostrar no lema tudo junto em um pacote só!”. E, ainda, Nery salientou a importância desta comemoração é “marcar a nossa presença a cá. Mostrar nossa cultura, a importância que STP tem“.
“Escolhemos esse tema porque em STP temos muitos pequenos empreendedores. Apostando no Empreendedorismo por ser muito importante para o desenvolvimento da economia e do país”, informou Edimilsia Vasconcelos, a coordenadora geral da AESTP-Unilab/CE. Quanto a importância da comemoração da independência de seu país, Edimilsia apresentou um breve histórico do país quando colônia de Portugal, e evidenciou a necessidade da ação. “A partir do momento que a gente toma a Independência, nos tornamos livres. Uma pessoa livre é bom! Porque essa pessoa tem a liberdade de entrar e sair, a liberdade de expressar o que sente, o que está acontecendo. Isso é muito importante para nós como nação”.
Entre as atividades em torno do tema, a pedagoga e concludente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), Maria da Luz Carvalho, apresentou, em uma roda de conversa com direito a questionamentos e comentários, na última quarta-feira (12), o resultado de seu trabalho de conclusão, com o tema: “Um passado no encontro com o presente e o futuro: A comunidade da Sundy e o Desenvolvimento Sustentável na Ilha do Príncipe“. O objetivo era pesquisar a relação entre o Empreendedorismo da Empresa HBD e o desenvolvimento da comunidade Sundy.
Confira como foi a programação (formato em PDF) e vídeos no Instagram da Unilab (@unilab.oficial).