Mestrado em Estudos da Linguagem abre inscrições (de 28/09 a 1º/10) para 14 vagas remanescentes

Inscrições abertas de 28/09 a 1º/10

Data de publicação  29/08/2023, 16:44
Postagem Atualizada há 7 meses

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGLin-Unilab) lançou o edital nº 01/2023, em que abre inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes.

As inscrições ocorrem de 28 de setembro a 1º de outubro, com o preenchimento deste formulário e o envio da documentação solicitada no edital. A prova escrita presencial será em 6 de outubro e as aulas têm início já em 27 de novembro.

São oferecidas 14 vagas para o curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, sendo sete vagas para cada linha de pesquisa – as linhas de pesquisa são: 1. Linguagem: diversidade e políticas linguísticas; e 2. Linguagem: práticas textuais-discursivas.

Serão destinadas dez vagas para candidatos de ampla concorrência e três vagas, correspondentes a aproximadamente 20% do total, serão destinadas às seguintes políticas afirmativas: pessoas negras (pretas e pardas); pessoas indígenas; e pessoas com deficiência. Uma vaga, correspondente a aproximadamente 10% do total, será destinada às seguintes políticas afirmativas: pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada quilombola; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e indígena; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada membro de outros povos e comunidades tradicionais; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com identidade trans; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada cigana; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada refugiada; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa em situação de privação de liberdade ou egressa do sistema prisional.

Podem se inscrever portadores de título de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil. Portadores de títulos de Graduação obtidos no Exterior e ainda não reconhecidos no Brasil deverão obter documentação relativa à revalidação do título e apresentá-la no ato da matrícula, sob pena de perda da vaga.

A seleção dos candidatos terá as seguintes etapas: prova escrita (eliminatória); avaliação do anteprojeto de pesquisa (classificatório); análise do Currículo Lattes (classificatória); análise da Comissão de Heteroidentificação/Verificação para os candidatos inscritos para as vagas abordadas nos itens 2.4 e 2.5 (eliminatória).

O preenchimento integral das vagas dependerá do desempenho dos candidatos, e as vagas serão distribuídas entre aqueles que concluírem todo o processo de seleção e forem aprovados e classificados conforme os dispositivos do edital.

A concessão de bolsas dependerá da existência de cota, disponibilizada pela Capes, Funcap ou por outra agência com a qual o Programa mantenha convênio para esse fim. Caso as bolsas disponíveis não atendam ao total de vagas previstas, o Programa não se compromete a fornecer bolsas aos estudantes.

O Mestrado em Estudos da Linguagem tem como objetivo geral formar pesquisadores de alto nível a partir de uma perspectiva intercultural e crítica no que se refere à Língua Portuguesa, buscando contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadores-professores aptos a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa em sua complexidade sócio-histórico-geográfica.

A área de concentração do Mestrado é designada Linguagem e Integração e abriga estudos pós-graduados sobre interações orais e escritas como componentes de práticas discursivas socialmente situadas; sobre os processos de produção de texto e produção de sentido, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, histórica e ideológica; e sobre as linguagens verbais e não verbais e suas correlações, bem como os processos de interação, ressaltando os aspectos culturais.

Para mais informações, acesse o site do Programa e o Instagram.

Palavra-chave