Nesta quinta-feira (21), projeto de extensão da Unilab fará debate sobre os desafios ambientais no século XXI. Participe!

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 15h, pelo YouTube.

Data de publicação  19/09/2023, 13:43
Postagem Atualizada há 7 meses

“Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, às 15h, pelo YouTube, acontecerá mais uma edição do projeto de extensão “Antropoceno e emergência climática: possibilidades desde a antropologia”, com a presença da engenheira industrial química Cleusa Bueno de Souza, professora do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE-POLI), que ministrará a palestra “Plástico: indispensável, mas controverso – desafio ambiental no século XXI”.

O projeto de extensão “Antropoceno e emergência climática: possibilidades desde a Antropologia” prevê ouvir os agentes que tematizam, em diversos caminhos, a urgência de repensarmos nossos modos de ser e fazer a tempo de barrar o colapso ambiental e social. Desta forma, chamar a atenção para as alterações causadas pelos humanos nas condições de vida no planeta, na atmosfera e no clima que, de tão colossais, tornaram-se equivalentes a uma força geológica. Essa conjuntura difícil tem suscitado constantes debates nas sociedades de ciências, que passaram a nomear a era contemporânea como “Antropoceno”.

“A Antropologia, desde a Unilab, entende que lhe é possível ocupar um papel de colaboração e mediação entre os conhecimentos do movimento ambientalista e a população interessada a fim de adensar e semear reflexões sobre diferentes formas de saber e viver no Antropoceno”, explica os organizadores do evento, acrescentando:

“A Antropologia, disciplina que se define pelo estudo das comunidades humanas em seus comportamentos e representações simbólicas, entende atualmente que não é possível isolar essas comunidades sem considerar as formas de coexistência com o ambiente e todas as outras formas de vida terranas (os também chamados de “não-humanos”). Desta forma, o projeto de extensão pretende reunir áreas disciplinares e conhecimentos diversos para fomentar as informações e os debates necessários sobre a emergência climática na comunidade em geral”.

Sobre a palestrante:

Cleusa Bueno de Souza é doutora em Engenharia pela POLI/USP nas áreas de tecnologia mineral e processos metalúrgicos e professora na mesma instituição nas disciplinas de Sustentabilidade Ambiental e Manufatura Limpa e Qualidade Ambiental. Sua experiência inclui o desenvolvimento de processos de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.

Sobre o projeto de extensão

O projeto de extensão é realizado pelas professoras Michelle Cirne e Gisele Gallicchio, com colaboração do antropólogo Harley Almeida, e o evento terá certificado de participação.”