Exame Nacional de Acesso (ENA2024) oferta de 15 vagas. Inscrições abertas até dia 06/10

Data de publicação  20/09/2023, 09:55
Postagem Atualizada há 7 meses

Nesta segunda-feira (2), a coordenação acadêmica institucional ProfMat/Unilab, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) divulga as alteração no referido, conforme o Aditivo I do Edital nº 01/2023 que regulamenta às vagas de ações afirmativas promovidas pela Unilab, conforme Resolução Consuni/Unilab 40/2021, que aprovou o Programa de Ações Afirmativas na Unilab.

Neste Aditivo I trouxe a alteração ao Edital 01/2023, no item 5 – Das comprovações do Edital PROFMAT/UNILAB 01/2023 que trata da seleção de discentes por meio de ações afirmativas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat.

Confira as alterações do Aditivo I.

Estão abertas as inscrições (até dia 06/10) para o Exame Nacional de Acesso (ENA2024), com oferta de 15 vagas.

Acompanhe as publicações na página (https://unilab.edu.br/editais-publicacoes/).

Conforme a publicação do Edital nº 01/2023, de 18 de setembro de 2023, realizada pela coordenação acadêmica institucional ProfMat/Unilab, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), este edital refere-se aos regulamentos quanto às vagas de ações afirmativas promovidas pela Unilab, conforme Resolução Consuni/Unilab 40/2021, que aprovou o Programa de Ações Afirmativas na Unilab.

Inscrições

Estes regulamentos são complementares ao Edital nº 17 – ENA2024, publicado pela SBM, cuja a inscrição será efetuada exclusivamente via internet, na página do ProfMat (https://profmat-sbm.org.br/) no até o dia 06/10.

Das vagas de ações afirmativas

Das 15 vagas oferecidas no ENA2024 para a Unilab, 10 vagas serão para ampla concorrência (70%), incluindo uma (01) vaga para servidores Técnico-Administra vos em Educação (TAEs) da Unilab e uma (01) vaga para estudantes estrangeiros e cinco (05) vagas serão para ações afirmativas conforme descrito abaixo (20% + 10%):

• três (03) vagas (20%): candidatos, professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, que se autodeclarem negros (pretos e pardos), indígenas ou pessoas com deficiência;
  • duas (02) vaga (10%): candidatos, professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, que se autodeclararem: pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada quilombola; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e indígena; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada membro de outros povos e comunidades tradicionais; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com identidade trans; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada cigana; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada refugiada; ou, pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa em situação de privação de liberdade ou egressa do sistema prisional.

Das inscrições nas vagas de ações afirmativas com a Unilab

Os candidatos inscritos no ENA2024 e que desejarem concorrer às vagas de ações afirmativas deverão enviar um e-mail para o endereço do ProfMat/Unilab: (profmat@unilab.edu.br), nos dias 11 a 13 de outubro de 2023.

A confirmação da inscrição nas vagas de ações afirmativas serão confirmadas em resposta ao e-mail enviado pelo candidato até o dia 16 de outubro de 2023.

A inscrição para as vagas de ações afirmativas implica ao candidato concordância com este edital bem como conhecimento do conteúdo da Resolução Consuni/Unilab 40/2021 a qual o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Período de inscrições: 23 de agosto a 06 de outubro de 2023 até às 17h, horário oficial de Brasília. Aqui você encontra todas as informações relativas ao processo seletivo ENA2024 na Unilab.

Informamos que de acordo com a Resolução Consuni/Unilab 40/2021, que aprovou o Programa de Ações Afirmativas na Unilab, teremos cotas para a entrada na Unilab (Em breve).

Realização do Exame

O Exame consistirá numa prova presencial, realizada no dia 21 de outubro de 2023, com duração máxima de 3 (três) horas, iniciando-se às 14h e com término às 17h. O horário limite para acesso às salas de prova é 13h50, considerando sempre o horário oficial de Brasília.

Sobre o ProfMat

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O ProfMat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

CONTEÚDO RELACIONADO