Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professor da Unliab está na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022

Cleiton Sousa dos Santos é o único cientista da Unilab a constar neste importante rol do meio acadêmico mundial.

Data de publicação  24/10/2023, 15:46
Postagem Atualizada há 1 ano
Saltar para o conteúdo da postagem

 

Um feito em particular que eleva e leva o nome da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o mundo. É assim que pode ser definido o fato do Prof. Dr. José Cleiton Sousa dos Santos, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), está na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgada anualmente pela revista Plos Biology do grupo Elsevier.

“Acredito que estar presente em um ranking internacional de produção científica reveste-se de múltiplas importâncias para o pesquisador, ainda que o significado e o impacto possam variar conforme o contexto. A inclusão em tais rankings eleva a visibilidade tanto do pesquisador quanto de suas pesquisas, gerando reconhecimento não apenas na comunidade acadêmica, mas também em âmbitos mais amplos, o que, por sua vez, contribui para a reputação tanto do pesquisador quanto de sua instituição”, explica Cleiton Sousa.

Ele é o único cientista da Unilab a constar neste importante e reconhecido rol do meio acadêmico mundial, pois aqueles que conseguem fazer parte desta lista estão entre os 2% mais influentes do mundo em suas respectivas áreas. Em nosso Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é, de forma disparada, a instituição de ensino superior que tem mais representantes, uma vez que 18 nomes do seu quadro docente aparecem na lista.

Prof. Dr. Cleiton Sousa: “Estar presente em um ranking internacional de produção científica reveste-se de múltiplas importâncias para o pesquisador.”

“Muitas agências de financiamento, sejam elas governamentais ou privadas, consideram o desempenho do pesquisador em rankings de produção científica como critério ao conceder financiamentos, podendo um posicionamento destacado potencialmente aumentar as chances de acesso a recursos para pesquisa. A notoriedade em tais rankings pode, adicionalmente, atrair colaboradores de diversas partes do mundo, enriquecendo o escopo de pesquisa dos pesquisadores, fomentando a diversidade de perspectivas e incentivando a interdisciplinaridade”, ressalta Cleiton Sousa.

O estudo para cravar a lista com os cientistas mais influentes do mundo utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no banco de dados da editora Scopus, uma das maiores do mundo na área de publicações científicas. O trabalho padronizou dados de 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O ranking leva em conta o impacto das publicações (número de citações) e variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).

Para ver e entender a metodologia da lista Clique Aqui.

“O PGEA/Unilab acredita que a inclusão de pesquisadores no ranking de cientistas mais influentes do mundo desempenha um papel fundamental na promoção e valorização da pesquisa científica global. Esse reconhecimento destaca o impacto e a relevância das contribuições desses cientistas para o avanço do conhecimento em diversas áreas”, destaca, para, logo em seguida, acrescentar:

“Além disso, serve como um incentivo para que cientistas continuem a realizar pesquisas de alta qualidade, buscando soluções para os desafios contemporâneos. Esses rankings também são valiosos para instituições acadêmicas e de pesquisa, como a Unilab ajudando na identificação de colaboradores e orientadores de destaque, o que, por sua vez, atrai talentos e recursos para suas atividades. Em última análise, a visibilidade proporcionada pelos rankings de cientistas mais influentes fortalece a comunidade científica e contribui para a disseminação do conhecimento, influenciando a tomada de decisões em políticas públicas e impulsionando avanços que beneficiam a sociedade como um todo”.

“Por fim, diz Cleiton Sousa, um desempenho sólido em rankings de produção científica pode influenciar positivamente o avanço na carreira acadêmica e conceder aos pesquisadores uma voz mais influente na formulação de políticas científicas tanto a nível nacional quanto internacional. Entretanto, é imperativo que se busque um equilíbrio entre a busca por reconhecimento em rankings e a manutenção dos princípios de qualidade, ética e relevância nas pesquisas, lembrando que tais rankings não são a única medida de excelência no campo da pesquisa.

Resumo da Formação Acadêmica – Cleiton Sousa:

  • Graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (2008)
  • Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2011)
  • Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2015)
  • Doutorado em Biociencias Moleculares pela Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha (2015)
  • Pós-Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2015)

Currículo Lattes!

Categorias