Docente da Unilab publica livro de memórias e histórias sobre processos migratórios e relações de gênero

Data de publicação  24/11/2023, 11:01
Postagem Atualizada há 5 meses

A docente do curso de Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Violeta Holanda, lança livro intitulado Memorias e Historias de vida entre España y Brsail – uma obra actual y necesaria sobre las relaciones de género y los procesos migratorios, obra escrita em língua espanhola e lançado pela editora Mascarón de Proa.

O livro retrata oito trajetórias de vida marcadas por um diálogo baseado em relações de gênero e processos migratórios. A pesquisa aconteceu durante a pandemia de covid-19, momento de autorreflexão para a autora, a partir de sua morada na cidade de Sevilla, na Espanha, durante os anos de 2020 e 2021.

Na obra, ao contar histórias de vida, ela busca resgatar a nossa humanidade e denunciar as estruturas sociais machistas e racistas dominantes que violentam diariamente, ainda que nem sempre de modo visível. Assim, essas memórias buscam ainda contribuir para ampliar consciência sobre a pluralidade cultural e das formas de viver de imigrantes.

O livro pode ser encontrado neste link e terá lançamento em Sevilla, na Espanha, no dia 4 de dezembro. Ainda não há previsão de data de lançamento no Brasil. A professora Carmen Mozo, da Universidade de Sevilha, apresentará a autora para o público presente.

CONTEÚDO RELACIONADO