Livro Português de Angola: Fonologia, Sintaxe e Lexicografia terá lançamento online dia 12/12, às 12h30
No dia 12 de dezembro, acontece lançamento em Angola, às 12h30 (horário do Brasil), do e-book Português de Angola: Fonologia, Sintaxe e Lexicografia (Home Editora), organizado pelo docente Alexandre António Timbane, da Unilab (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Campus dos Malês) e ainda os professores Gaudêncio Kimuenho (Instituto Superior Politécnico do Bengo, Angola) e Márcio Undolo (Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela).
A obra resulta das atividades de pesquisa realizadas pelo Projeto VAPA (Variedade do Português de Angola), criado em 2015 na Escola Superior Pedagógica de Bengo, em Angola. Este livro eletrônico apresenta trabalhos de pesquisa sobre a variedade angolana de português realizada ao longo dos anos. O principal desafio que se coloca ao VAPA está articulado ao estatuto do Português de Angola (PA), ao combate ao preconceito linguístico com relação ao PA e ao seu reconhecimento, para que faça parte da norma a ser usada nas escolas.
A obra eletrônica chama atenção para a necessidade urgente de descrição e análise linguística, para que se possa realizar a gramaticalização, gramatização e dicionarização não apenas do português angolano, como também das restantes variedades do português, especialmente nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em Timor Leste.
Lançamento
CONTEÚDO RELACIONADO
- Roda de conversa online aborda tema “Ensino de Português em São Tomé e Príncipe”, dia 12/12, às 15h
- IHL do Campus dos Malês/BA publica Resultado Final da seleção para professor substituto (Setor de Estudos: Segurança Internacional e Estudos Estratégicos) – Edital nº 48/2024
- I Congresso de Educação Afrocentrada acontece nos dias 5 a 9 de maio de 2025, no campus dos Malês/Unilab, Uneb e de forma remota
- Mestrado em Estudos de Linguagem abre inscrições do processo seletivo nos dias 06 a 10/01/25
- Podcast com coprodução da Unilab aborda tema da Violência de gênero