III Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África está com inscrições de trabalhos até dia 15 (segunda-feira). Participe!
A iniciativa tem como entidades proponente o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, o MESCTI e o MEP, com o apoio Institucional pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No âmbito científico e académico, temos parceira científica com as universidades de Angola, a Universidade Católica, a Universidade Agostinho Neto e o Núcleo de Estudantes de Investigação Científica dos Estudantes de Saúde de Angola (NICESA).
Para além disso, destacamos a parceira Internacional da 3ª edição do Encontro a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Centro de Estudos Africana (CEA), Campus dos Malês, da Bahia.
Chamada de trabalhos
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável entrou oficialmente em vigor em 2016, em todos os Estados-Membros das Nações Unidas. A Agenda estabelece as prioridades e aspirações do Desenvolvimento Sustentável Global até 2030, com o objetivo de mobilizar esforços em torno de um conjunto de 17 objetivos e metas comuns.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um apelo global à ação com vista à erradicação da pobreza, redução de todas as formas de desigualdade, à preservação do meio ambiente e do clima, bem como garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam usufruir de melhores condições de vida.
Os ODS são diretrizes para o Desenvolvimento Global em áreas cruciais para a humanidade e para o planeta. Não obstante, têm surgido questionamentos da universalidade da Agenda 2030, assim como da sua implementação e aplicabilidade em contextos do Sul Global, com enfoque especial em África.
Dada a natureza transversal dos objetivos da Agenda 2030, nesta 3ª edição do Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP), aceitamos a submissão de trabalhos tanto qualitativos como quantitativos em todas as áreas de estudo relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável, bem como reflexões teóricas no âmbito das ciências que exploram de forma crítica a relevância dos ODS, avaliando das metas alcançadas e dos desafios ainda por cumprir.
A nossa expectativa é receber trabalhos de alta qualidade neste Encontro, que aspira a ser Fórum privilegiado de compartilhamento de ideias, resultados de pesquisa e de discussões enriquecedoras entre académicos e sociedade civil.
Encorajamos especialmente a submissão de trabalhos que apresentem reflexões capazes de contribuir para a redução da pobreza e a proteção do meio ambiente, impulsionando a inovação nos âmbitos social, cultural, económico e tecnológico, com a finalidade de promover a paz e a prosperidade no mundo.
Submissão dos trabalhos até dia 15/01
A Chamada de trabalhos encontra-se a decorrer com o prazo de submissão prorrogado até 15 de Janeiro de 2024. A condições de submissão encontram-se descritas na página CHAMADA DE TRABALHOS.
Informações
O Conselho Científico do evento selecionará 30 Comunicações para apresentação oral, que assumirá um formato presencial ou virtual desta 3ª Edição do EJICPLP com lugar a 27, 28, 29 de março 2024, em Luanda, Angola. Devem ser somente submetidos trabalhos de investigação em curso ou realizados nos últimos 5 anos, de investigadores com idade entre os 18 anos e os 40 anos.
SUBMISSÃO DE RESUMOS
Só serão considerados os resumos (abstracts) submetidos através do deste formulário de inscrição, que só será considerado se devidamente e integralmente preenchido.
Os resumos deverão adequar-se aos critérios estabelecidos pela Comissão Científica do evento, designadamente:
a) Os temas submetidos devem ser no âmbito do tema central – Desenvolvimento Sustentável;
b) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e orador;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 4;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 4 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o orador, que deverá estar indicado no formulário de submissão;
f) Cada investigador poderá apresentar, no máximo, 2 propostas de comunicações livres;
g) A idioma de apresentação das comunicações livres é o Português;
h) O campo para o resumo das comunicações é entre 250-400 palavras.
Os resumos serão avaliados pelos membros da Comissão Científica. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada um mês antes do evento.
DATAS
– Data de limite para submissão de resumos: até 15 de Janeiro de 2024.
– Datas do evento: 27, 28, 29 de março 2024
Outras informações na pagina do evento (https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/).
Sobre o evento
O Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP) foi lançado em 2021 no âmbito da CPLP, que engloba nove países, com um enfoque especial em seis deles. O principal objetivo deste Encontro é envolver os jovens investigadores como agentes de mudança numa comunidade dinâmica e em evolução.
O projeto visa promover a investigação no quadro dos países da CPLP, para capacitar a geração mais jovem e como prioridade para investimento e desenvolvimento sustentável nos países, especialmente nas nações africanas.
Realizaram-se dois encontros em Lisboa, um em julho de 2021 e outro em maio de 2022, para promover discussões e investigações sobre temas críticos, respetivamente: Digitalização no Desenvolvimento em África (1º Encontro) e Ciência na Inovação em África (2º Encontro). Estes encontros superaram as expectativas em termos da qualidade dos debates, da excelência e diversidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento dos participantes.
A novidade deste 3º Encontro, com o tema A Ciência como contributo para a realização dos ODS da Agenda 2030, reside no facto de acontecer em Angola e com a colaboração do Governo de Angola, através do Ministério de Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Ministério Economia e Planeamento de Angola (MEP). Esta é uma ideia que se pretende reproduzir nos restantes países da CPLP em edições futuras.
O país anfitrião é Angola, numa nova fase em que o Encontro se descentraliza, após as bem-sucedidas realizações em Portugal. A escolha baseou-se na significativa participação dos seus jovens em eventos anteriores, demonstrando o seu grande interesse nas atividades do projeto.
Esta escolha visa também proporcionar a académicos e investigadores dos estados-membros da CPLP a oportunidade de participar num fórum internacional e trazer uma perspectiva endógena para as discussões.