Unilab oferta 1.142 vagas via SiSU/2024, com inscrições de 22 a 25/01

Data de publicação  17/01/2024, 16:11
Postagem Atualizada há 3 meses

Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), divulgou as notas da última edição do Enem.

Com a nota em mãos, os/as candidatos/as irão concorrer para acessar o ensino superior em todo território brasileiro. No total, serão ofertadas mais de 264 mil vagas para ingresso no período de 2024.1 e 2024.2.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) ofertará, nessa edição, 1.142 vagas, distribuídas em 24 cursos, nos campi do Ceará (Campus das Auroras e Unidade Acadêmica dos Palmares) e da Bahia (Campus dos Malês – São Francisco do Conde), conforme o Edital Prograd/Unilab nº 01/2024.

Das vagas ofertadas, 616 são para candidatos/as cotistas de acordo com a Lei 12.711/2012. Com o calendário acadêmico vigente para o ano de 2024 da Unilab, o início do primeiro semestre se dará no final de maio, enquanto o segundo semestre será em outubro de 2024.

Serão 690 vagas para o semestre 2024.1 (a divisão das vagas por semestre está disponível no Termo de Adesão SISU 2024). Serão 452 vagas para o semestre 2024.2 (a divisão das vagas por semestre está disponível no Termo de Adesão SISU 2024).

“Para alguns será um tempo prolongado, mas gratificante pela conquista em ingressar no ensino superior gratuito e de qualidade”, ressalta o Pró-Reitor de Graduação, o professor Thiago Moura.

Confira abaixo o calendário com as principais datas:

Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;

Resultado: 30 de janeiro de 2024;

Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;

Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Campus das Auroras, em Redenção/Ceará.

“Entre os diversos cursos, a nota de corte sempre é um dilema para acessar o tão sonhado curso. Vale a pena verificar antecipadamente a nota de corte do curso que você deseja para analisar as suas condições de acesso. Na Unilab você pode acessar o link para analisar o termo de adesão que conta com essas informações”, recomenda a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A Prograd lembra ainda que a nota do Enem, utilizada para seleção no SiSU, pode ser utilizadas em outros editais da Unilab, como o Edital de Ações Afirmativas e editais executados com vagas Ociosas (SISURE).

Se o estudante deseja fazer um curso na área de humanidades, poderá, segundo a Prograd, “tentar a seleção diretamente para o curso (se ele estiver disponível nesta edição do SiSU) ou fazer o ingresso no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e após os três anos de formação, ao concluir o curso, realizar a seleção para um segundo curso na área das humanidades ofertados na Unilab, a saber: Antropologia, História, Pedagogia, Ciências Sociais, Sociologia e Relações Internacionais. Com tempo reduzido para essa segunda formação”.

Mudanças de acordo com o MEC:

Neste ano, as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas terão, seguindo a decisão do MEC, a opção de uma edição do SiSU. Muitas IES já executam essa modalidade de adesão (única) colocando todas as vagas na primeira edição e classificando os candidatos(as) matriculados para o primeiro semestre e segundo semestre. A Unilab fazia parte das IES que dividiam as vagas para as duas edições do SiSU. No total, somente 18% das IES faziam essa divisão. Essa decisão irá aumentar o tempo de dedicação da equipe SiSU para uma única edição e avançar com mais melhorias para o processo seletivo unificado.

“Os candidatos(as) selecionados para o segundo semestre deverão persistir com seu sonho de acesso à universidade”, diz o Pró-reitor de Graduação. Ele reforça que os candidatos selecionados que terão um intervalo maior até o início das aulas estarão mais expostos a desistirem do seu sonho por condições pessoais e sociais. “O candidato precisa garantir o acesso, mesmo que depois ele precise refazer a rota da sua caminhada”, reforça o Pró-reitor.

Confira o Cronograma:

Pré-Matrícula e a Matrícula

O procedimento de matrícula na Unilab, de acordo com a resolução do Consuni nº 30/2013, de 25/11/2013, acontecerá, necessariamente, em duas etapas:

a) Pré-matrícula: a pré-matrícula será realizada em data e horário de maneira virtual por meio de sistema eletrônico que será disponibilizado, nas datas estabelecidas em cronograma e calendário a ser publicado no site a seguir: https://prograd.unilab.edu.br/sisu-2024-ingresso-2024-1-e-2024-2/.

b) Matrícula Curricular: a matrícula curricular será realizada presencialmente nas coordenações de curso, nas datas e horários a serem comunicados aos(às) candidatos(as) pré-matriculados(as). É responsabilidade do interessado estar atento aos informes para manter-se atualizado.

Confira todas as informações na página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Outros contatos via e-mail: prograd@unilab.edu.br ou coegs@unilab.edu.br