Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab forma 206 novos profissionais comprometidos com uma sociedade mais justa e fraterna

A Colação de Grau aconteceu no dia 16 de janeiro de 2024, no pátio do Campus das Auroras, em Redenção, no Ceará.

Data de publicação  19/01/2024, 17:11
Postagem Atualizada há 3 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Em um clima de muita alegria e tomada de expectativas renovadas, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) reuniu, entre o fim da tarde e o comecinho da noite do dia 16 de janeiro de 2024, no pátio do Campus das Auroras, em Redenção, no Ceará, a comunidade acadêmica para, em sessão solene, realizar a cerimônia de colação de grau do semestre de 2023.1 dos cursos superiores dos Bacharelados em: Administração Pública; Agronomia; Antropologia; Enfermagem; Engenharia de Energias e Humanidades, e das Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Física; História; Matemática; Pedagogia; Química; Sociologia e Letras – Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

Desta forma, e para a satisfação dos docentes, servidores técnico-administrativos, colaboradores, homenageados, familiares e amigos presentes, a Unilab garantia a formatura de novos: 08 historiadores, 09 engenheiros de energias, 05 antropólogos, 09 pedagogos, 31 administradores públicos, 14 sociólogos, 07 químicos, 09 agrônomos, 12 biólogos, 04 matemáticos, 19 enfermeiros, 10 físicos, 45 bacharéis em humanidades e 24 professores de Letras, sendo 15 em Língua Portuguesa e 09 em Língua Inglesa, totalizando assim a formação de 206 novos profissionais que, de pé e de forma uníssona, prometeram, sob o penhor da honra, “exercer com dignidade profissional as atribuições inerentes ao grau que ora me é conferido, visando ao serviço ao ser humano, a construção de uma sociedade justa e a promoção da integração entre os povos.”

Para reger esse momento especial, que é a um só tempo solene e celebrativo, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: o Magnífico Reitor da Unilab, Roque Albuquerque; a Vice-Reitora, Cláudia Carioca; o Pró-Reitor de Graduação, Thiago Moura; o Coordenador do Bacharelado em Agronomia, Ciro de Miranda; o Coordenador do Bacharelado em Antropologia, Bruno Machado; a Vice-Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas, Márcia Barbosa; a Coordenadora do Bacharelado em Enfermagem, Hilana Dayana; o representante da coordenação do Bacharelado em Engenharia de Energias, Vandilberto Pereira; o Coordenador da Licenciatura em Física, Levi Rodrigues; o Coordenador da Licenciatura em História, Lourenço Cardoso; o Coordenador do Bacharelado em Humanidades, Leandro Lopes; o Coordenador da Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, Luiz Teixeira; a Coordenadora da Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa – Juliana Gonçalves; a Coordenadora em exercício da Licenciatura em Matemática – Sinara Mota; o Coordenador da Licenciatura em Pedagogia, Evaldo Ribeiro; o Coordenador da Licenciatura em Química, Wirley Ribeiro; a Coordenadora da Licenciatura em Sociologia, Joana Rower.

Magnífico Reitor da Unilab, Roque Albuquerque: “Existem sabedoria e inteligência que são duas coisas diferentes. Conheço muita gente inteligente que tem tudo, menos sabedoria”.

Em sua fala, o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, parabenizou os formandos, exaltou seus feitos extraordinários e os convidou a pensar sobre a importante diferença entre inteligência e sabedoria, sem nunca perder de vista a autenticidade. “Milagres acontecem a pessoas extraordinárias. Está acontecendo hoje aqui e agora com essa coroação. Vocês trilharam caminhos difíceis, cheios de altos e baixos, mas de forma extraordinária. Vocês conseguiram atingir o primeiro grande objetivo. Porque você, quero me dirigir somente a você  (formando), é extraordinário. E o que é que torna uma pessoa extraordinária? Como é que eu posso ser extraordinário? Esta tem vários significados. Ordinário tem também suas conotações. Mas, eu quero me dirigir a você, que é único, a você que é única. A primeira coisa que eu quero pontuar hoje aqui na minha fala é que quem é extraordinário é único. Precisa entender que precisa ser autêntico. Seja sempre autêntico. Isto é muito importante”, destacou o reitor, prosseguindo:

“Existem sabedoria e inteligência que são duas coisas diferentes. Conheço muita gente inteligente que tem tudo, menos sabedoria. E a sabedoria tem três dimensões e é típica de pessoas extraordinárias, que aprenderam que uma coisa é o conhecer, a outra coisa é o aplicar o conhecimento. A aplicação do que eu conheço carrega consigo essas três dimensões. Ou eles estão os três juntos, ou certamente é difícil poder definir e chamar isso de sabedoria. A primeira coisa é aquilo que eu vou chamar de sabedoria prática. A segunda vou chamar de sabedoria ética. Como é que eu me conduzo nas relações? Qual é o caráter que eu quero forjar? Como eu atuo nas minhas relações? É com ética ou não? E a terceira sabedoria é a relacional”.

Os estudantes que fizeram jus ao Prêmio OPTICA.

Logo após a execução dos hinos dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a saber: Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, aconteceu um dos momentos altos da solenidade, que foi a entrega do Prêmio OPTICA, que é uma iniciativa do projeto UNILAB STUDENT CHAPTER, formado por professores e estudantes da Unilab, que teve sua primeira edição em agosto do ano passado.

Este importante prêmio visa promover a excelência acadêmica e incentivar a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão. A sua criação foi, inclusive, motivada pela ênfase da universidade em promover o ensino, pesquisa e extensão como atividades fundamentais, tendo como um dos principais objetivos, despertar o interesse e motivar a comunidade acadêmica da importância do envolvimento dos estudantes nesses três pilares essenciais. Assim, o prêmio busca homenagear aqueles estudantes que, ao longo de sua trajetória acadêmica, conseguiram se engajar de forma bem-sucedida nessas atividades, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da Unilab.

Nesta edição, os estudantes que fizeram jus ao Prêmio OPTICA foram: Azélia Souto, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Rodrik Gomes, do Instituto de Humanidades; Junayara Lima, do Instituto de Linguagens e Literaturas; Mateus Landa, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza; Maria Vitória Guerra, do Instituto de Desenvolvimento Rural; Miguel Vicente, do Instituto de Ciências da Saúde e Manuel Mfinda, que ganhou o prêmio de destaque como aluno internacional.

Professor Sabi Yari: “ Não podemos deixar de expressar nosso agradecimento e congratulações a todos os participantes (do Prêmio OPTICA)”.

Para o professor Sabi Yari Moïse, coordenador do Prêmio OPTICA, que registrou nesta edição um aumento de 100% de inscritos em relação ao ano passado, além de contar com a participação dos estudantes do Ceará e da Bahia de todos os Institutos, tão importante quanto enaltecer os agraciados, é reconhecer essa participação coletiva que, a cada ano, vem aumentando e dando maior credibilidade e legitimidade ao prêmio. “ Não podemos deixar de expressar nosso agradecimento e congratulações a todos os participantes, disse Yari, para, em seguida, concluir com um chamado: “Convidamos calorosamente os futuros formandos do semestre 2023.2 a se candidatarem em massa, com especial destaque aos formandos dos cursos de Engenharia e às nacionalidades de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Agradecemos a todos pela participação e comprometimento”.

Momentos de alegria e emoção durante a solenidade

Outro momento de grande emoção nesse tipo de solenidade é, sem dúvida, a hora da oratória dos formandos. As palavras bem medidas, ou calculadamente selecionadas, buscam resumir em poucas linhas, dentro dos limites de uma lauda, todo o esforço empreendido para alcançar a formatura, sem deixar de lado o bocado de esperança pelo dia de amanhã e por uma sociedade mais justa e fraterna. “Hoje é um dia que ficará para sempre gravado em nossos corações. A jornada que começamos juntos há alguns anos chegou ao fim, e é impossível não sentir uma mistura de emoções neste momento”, confessou em suas palavras iniciais, Karine Rocha, que foi escolhida como oradora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN).

“À medida que nos preparamos para entrar no mundo lá fora, tenho confiança de que todos nós faremos a diferença. Não importa qual caminho cada um escolha seguir, lembrem-se de que somos capazes de alcançar grandes feitos, porque somos a prova viva de que conseguimos vencer com determinação e trabalho árduo”, concluiu Rocha.

E, claro, o reconhecimento do corpo discente de que não se percorre sozinho a longa e difícil caminhada até a formatura. Dessa compreensão, brotam palavras vivas de agradecimentos:

“A Unilab e todos os profissionais que fazem com que essa instituição tão linda seja o que é, nossa gratidão! Reconhecemos o esforço e a dedicação de cada funcionário! Aos profissionais que compõem o nosso instituto, aos diretores, coordenadores, secretários e professores atuais e que já passaram, gratidão! Estes últimos, os professores, possuem um lugar especial nos nossos corações, a cada professor que se dispôs a se esforçar e dar o seu melhor para nos iluminar com a luz do conhecimento durante essa jornada, fazendo com que passássemos de alunos para finalmente, profissionais! Gratidão! A cada incentivo destes profissionais, a cada chamada de atenção, como demonstração mais clara de que se importam conosco, a cada oportunidade de crescimento por meio dos grupos de estudo, pesquisa e extensão. As nossas interações vão muito além da sala de aula ou dos grupos de pesquisa, estendendo-se para a vida, tornando-se muitas vezes amigos, amigos esses, que levaremos por toda a vida! Gratidão, pela escolha de cada aluno em perseverar”, agradeceu Allef Matheus, futuro agrônomo, que foi escolhido como orador do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

Por fim, o coração sereno e o sorriso aberto do dever cumprido:

Categorias