Um Icen mais forte e produtivo é o desejado pelos participantes do I Seminário de Pedagogia Universitária
Refletir sobre a atual situação da Unidade Acadêmica bem como traçar caminhos para melhorias foi a abordagem que os participantes desta edição do Seminário de Pedagogia Universitária do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) discutiram no evento que ocorreu na semana passada, nos dias 18 e 19, no Ceará.
O primeiro dia (18) foi dedicado ao público que compõe a equipe de trabalho do Instituto: docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs), colaboradores e estagiários. Pela manhã, houve a acolhida do público presente com um café da manhã e músicas interpretadas pelo aracoiabense, Carlos Victor.
A abertura teve a participação dos professores do Icen: Elcimar Martins (diretor) e Michel Granjeiro (vice-diretor), que agradeceram às pessoas presentes e afirmando que a gestão vai trabalhar de modo colaborativo e integrado.
Neste dia, houve a participação especial dos professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ana Carolina Costa Pereira, e Manuel Bandeira dos Santos Neto, que participaram da palestra sobre: “Ensino de Ciências da Natureza e Matemática em diálogo com as mudanças curriculares e metodológicas da Educação Básica”, com mediação da professora do Icen, Elisangela André e demais servidores presentes.
Em outro momento, os profissionais do Icen discutirem, entre si, formas de fortalecimento do Instituto, pensando a curto e médio prazo, a partir da temática: “O Icen que temos e o Icen que queremos?”. Foi entregue pelo diretor Elcimar um formulário de avaliação e proposição para cada participante. Foi organizado, na continuidade das atividades, a divisão do coletivo em quatro grupos para discussão e síntese das propostas, que foram apresentadas em plenária.
No dia seguinte (19), o evento serviu como acolhida para os estudantes no semestre letivo que acabaram de chegar na jovem Unilab. Os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Licenciatura em Química promoveram diálogo com seus respectivos estudantes, além de presidentes de centros acadêmicos e demais servidores presentes.
Foi realizada a oficina “Gerenciamento do tempo e classificação de prioridades com vistas à aprendizagem”, ministrada pelo professor Levi Rodrigues, além do círculo dialógico com egressos dos cursos, apresentando as trajetórias formativas e profissionais.
“Foi um momento emocionante e inspirador, pois tivemos a oportunidade de confirmar a formação de excelência desenvolvida no âmbito do ICEN e o quanto os nossos estudantes souberam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, ocupando cursos de pós-graduação stricto sensu e concursos públicos vários. Espera-se, com esse seminário, uma maior integração de todos que compõem o ICEN, além de engajamento e planejamento de um Instituto mais forte e produtivo.”, declarou Elcimar Martins.
Pra finalizar, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Licenciatura em Física estiveram presentes as demais atividades da programação.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Curso de Física é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação
- Instituto de Ciências Exatas e da Natureza divulga resultado final do concurso para professor efetivo – Setor de Estudo: Matemática [Edital nº 26/24]
- Nos dias 29 e 30/07, no campus das Auroras, acontece o II Seminário de Pedagogia Universitária do ICEN
- Instituto de Ciências Exatas e da Natureza publica Resultado Final do seletivo de professor efetivo no Setor de Estudo (Biodiversidade) – Edital nº 10/2024
- Exame Nacional de Acesso (ENA2024) oferta de 15 vagas. Inscrições abertas até dia 06/10