Unilab tem 22 projetos de pesquisa aprovados para financiamento em editais de órgãos de fomento

Data de publicação  29/01/2024, 15:28
Postagem Atualizada há 2 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira finalizou o ano de 2023 com o total de 22 projetos de pesquisa aprovados nas agências de fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O mérito dessa conquista é dos docentes pesquisadores da instituição, os quais estão envolvidos em pesquisa e pós-graduação. Os projetos aprovados estão distribuídos entre nove diferentes editais: Edital Universal CNPq Nº 10/2023 (04), Edital Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva Nº 21/2023 CNPq (01), Edital Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação N.14/2023 CNPq (02), Edital Universal Nº 06/2023 Funcap (06), Edital Pró-Humanidades Nº 07/2023 Funcap (02), Edital Pós-Doutorado Nº 09/2023 Funcap (03), Edital Pesquisador Visitante e Visitante Sênior Nº 10/2023 Funcap (02), Edital Internacionalização Nº 08/2023 Funcap (01) e Edital  de Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP Nº 11/2023 Capes (01).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) tem buscado, cada vez mais incentivar, apoiar e dar o suporte necessário sempre em parceria com as/os proponentes, assim como com os grupos de pesquisa e coordenações dos cursos de pós-graduação, visando fortalecer as ações e o campo acadêmico na Unilab contribuindo, desta forma, para a consolidação das universidades tanto no âmbito local/regional, quanto na perspectiva nacional/internacional.

“Apesar de ser uma instituição relativamente nova, com esse resultado obtido nos editais, a Unilab demonstra seu crescimento e amadurecimento científico na pesquisa”, aponta o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Carlos Henrique Pinheiro.

Sobre os editais:

Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento, o Edital Universal do CNPq Nº 10/2023 prevê recurso de R$ 165.000,00 (Faixa A ) e de R$ 275.000,00 (Faixa B). O Edital Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva Nº 21/2023 do CNPq visa apoiar estudos para identificar quais são as condições pós-covid e seus fatores associados, bem como as estratégias de cuidado, tratamento e reabilitação; apoiar estudos para avaliar o impacto das condições pós-covi-19 na qualidade de vida e desfechos em saúde.

O edital de apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação N.14/2023 do CNPq teve como objetivo fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa que visassem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio, em todas as áreas do conhecimento.

O Edital Universal Nº 06/2023 da Funcap prevê o financiamento total de R$ 10 milhões para os projetos aprovados que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no País, em qualquer área do conhecimento. Já o Edital Pró-Humanidades é previsto o valor de R$ 4 milhões para projetos nas grandes áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas, linguísticas, letras e artes.

O Edital Pós-Doutorado Nº 09/2023 da Funcap visou fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas de absorção temporária de pesquisadores doutores em programas de pós-graduação Stricto Sensu sediados no Ceará.

Visando apoiar a qualificação de docentes do ensino superior e a criação e o fortalecimento de programas de pós-graduação Stricto Sensu e de grupos de pesquisa voltados para vocações regionais, o Edital Pesquisador Visitante e Visitante Sênior N. 10/2023 da Funcap prevê investimento de mais de 4 milhões.

O Edital de Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) Nº 11/2023 da Capes teve como objetivo o apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico, tecnológico ou de extensão no país, de curta duração, com abrangência internacional ou nacional, com oferta de recurso financeiro de até R$ 160.000,00.

O Edital de Internacionalização Nº 08/2023 da Funcap, por fim, destina até R$ 800 mil de subsídio a serem financiados pelo período de três anos e visa fortalecer a internacionalização nos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Instituições Científicas, Tecnológicas (ICT) e de Inovação do Estado do Ceará, considerando suas particularidades e necessidades, por meio do financiamento de projetos que estimulem e desenvolvam ações de internacionalização nas diversas áreas do conhecimento.