Pesquisa de estudante de Engenharia de Energias é capa da revista Internacional Royal Society of Chemistry

Data de publicação  08/02/2024, 13:50
Postagem Atualizada há 2 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) celebra mais uma conquista significativa na pesquisa científica, com um trabalho de um estudante de Engenharia de Energias sendo destaque na capa de uma renomada revista internacional da Royal Society of Chemistry.

O artigo, intitulado “Evolving sustainable energy technologies and assessments through global research networks: advancing the role of blue hydrogen for a cleaner future” (“A evolução das tecnologias e avaliações de energia sustentável através de redes globais de investigação: avançando no papel do hidrogénio azul para um futuro mais limpo”, em tradução livre), aborda inovações no setor de energia, com foco especial no hidrogênio azul como uma potencial solução para um sistema energético livre de agentes poluentes.

A pesquisa, desenvolvida por Israel Cavalcante, sob a orientação do Prof. Dr. José Cleiton Sousa e coorientação da Profa. Rita Karolinny Chaves, destaca a posição de liderança dos Estados Unidos na produção de conhecimento sobre o tema.

“A importância desse reconhecimento vai além das fronteiras acadêmicas. Ao ter um trabalho destacado na capa de uma revista científica internacional, a Unilab fortalece sua visibilidade global, consolidando-se como um centro de excelência em pesquisa e inovação”, destaca Cleiton Sousa.

O estudo não apenas destaca a liderança dos Estados Unidos na produção de conhecimento sobre hidrogênio azul, mas também revela a notável participação do Reino Unido, com destaque para a instituição Research Libraries UK (RLUK). A pesquisa utiliza técnicas avançadas de análise bibliométrica, proporcionando uma visão aprofundada das relações cooperativas entre autores, países, instituições e agências envolvidas no desenvolvimento de pesquisas sobre hidrogênio azul.

Israel Cavalcante, estudante do curso de Engenharia de Energias da Unilab.

Além disso, o trabalho destaca o papel crucial do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (GENES), coordenado pelo Prof. Dr. José Cleiton Sousa dos Santos na Unilab. Essa conquista reflete não apenas o sucesso individual do estudante e dos orientadores, mas também a importância e o impacto dos trabalhos do grupo de pesquisa na universidade.

“Em resumo, ter o trabalho de um estudante publicado como capa de uma revista científica internacional é um feito que reforça o compromisso da Unilab com a pesquisa de alta qualidade, sustentabilidade e contribuição para o avanço do conhecimento global. Este reconhecimento não apenas enaltece a instituição, mas também inspira outros estudantes e pesquisadores a buscarem a excelência em suas investigações científicas”, conclui Sousa.

A Royal Society of Chemistry é uma sociedade científica do Reino Unido, dedicada a incentivar as ciências químicas. A revista em questão, RSC Sustainability, acolhe pesquisas voltadas para a resolução de desafios de sustentabilidade, alinhando-se diretamente aos objetivos da Unilab em promover soluções para um desenvolvimento mais sustentável.

Docentes e discentes da gradução de Engenharia de Energias da Unilab.

Clique Aqui para ler o artigo.