Unilab tem projeto de pesquisa em energia verde aprovado em edital do Banco do Nordeste

A aprovação garante o aporte de R$ 1 milhão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação.

Data de publicação  15/02/2024, 14:50
Postagem Atualizada há 2 meses

Além de um espaço que celebra cotidianamente o respeito à diversidade e a irmandade entre os povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vem também se destacando no cenário nacional como um centro de pesquisa de excelência em energias renováveis. Uma prova disso é a aprovação do projeto de pesquisa: “Inovação sustentável: microalgas, biorefino e energia verde no nordeste brasileiro”, em parceria com pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no concorrido Edital de “Energias renováveis pesquisa, desenvolvimento e inovação”, do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O projeto de pesquisa aprovado será coordenado pelo Prof. José Cleiton Sousa, com a coordenação adjunta do Prof. John Hebert Felix. O projeto ainda contará conta com a participação dos pesquisadores da Unilab: Ada Amélia Sanders, Ana Kátia de Sousa, Artemis Pessoa, Bruno de Castro, Geocleber Gomes, Hermínio de Oliveira, Rita Chaves, além das participações do prof. Eduardo Silva, da Unifei, e da profa. Ana Karine Portela Vasconcelos, do IFCE.

“A aprovação do projeto de pesquisa ‘Inovação Sustentável: Microalgas, Biorefino e Energia Verde no Nordeste Brasileiro’ pela instituição financeira (Fundeci) do Banco do Nordeste, com um financiamento no valor de um milhão de reais, destaca-se como um marco significativo para a Unilab. Essa aprovação representa uma conquista relevante, impulsionando diversos benefícios nos âmbitos acadêmico, ambiental e econômico”, ressalta o coordenado do projeto aprovado, prof. Cleiton Sousa.

Esta importante linha de financiamento à pesquisa visa “Proporcionar apoio financeiro com recursos não reembolsáveis a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que apresentem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) contemplando soluções voltadas para as cadeias produtivas de fontes renováveis de energia, em especial a do Hidrogênio Verde, contribuindo para tornar a economia regional mais sustentável”.

Razões para a Importância do Projeto:

1. Desenvolvimento Sustentável Regional: O financiamento substancial proporcionado pelo BNB permitirá o desenvolvimento e implementação de práticas inovadoras de sustentabilidade na região, alinhadas com as necessidades específicas do Nordeste brasileiro.
  2. Fontes Renováveis de Energia: O aporte financeiro possibilitará avanços significativos na pesquisa e implementação de fontes renováveis de energia, fortalecendo o compromisso da Unilab com soluções ambientalmente responsáveis.
  3. Microalgas como Recurso Estratégico: Os recursos financeiros permitirão aprofundar os estudos sobre microalgas, explorando seu potencial como recurso sustentável para biocombustíveis, produtos farmacêuticos e outras aplicações, consolidando a Unilab como um centro de referência nessa área.
  4. Biorefinaria e Economia Circular: O financiamento contribuirá para a implementação de biorefinarias, promovendo a valorização da biomassa e a produção sustentável de diversos produtos, em consonância com os princípios da economia circular.
  5. Estímulo à Pesquisa e Inovação: Aporte financeiro substancial oferece condições para a aquisição de equipamentos de última geração, contratação de pesquisadores especializados e realização de estudos mais abrangentes, impulsionando a pesquisa e inovação na Unilab.
  6. Desenvolvimento de Competências Locais: O projeto financiado pelo BNB promoverá a formação e especialização de profissionais locais, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas na região.
  7. Impacto Socioeconômico: A implementação do projeto terá impactos socioeconômicos positivos, gerando empregos qualificados, fortalecendo a competitividade regional e contribuindo para o crescimento sustentável da comunidade.
  8. Alinhamento com Políticas Públicas: O financiamento do BNB destaca a importância estratégica do projeto, alinhando-se com políticas públicas de fomento à inovação, desenvolvimento sustentável e pesquisa científica na região.