Coordenação de Direitos Humanos e Ações Afirmativas reuniu-se com coletivo indígena como processo de escuta das demandas dos grupos beneficiados da Unilab

Data de publicação  22/02/2024, 12:32

A Coordenação de Direitos Humanos e Ações Afirmativas (CDHAA) e a Seção de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) planejaram para 2024 a realização de reuniões com todos os públicos das ações afirmativas da Unilab.

O ponto de partida foi a realização, no último dia 20/02, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE, de reunião com o Coletivo de Estudantes Indígenas (Coesi) da Unilab, a qual teve como motivação promover o processo de escuta quanto às demandas desse coletivo.

Essa atividade contou com a participação da equipe do projeto de extensão Ações Extensionistas junto aos/às alunos/as cotistas das Ações Afirmativas da Unilab, interessados em buscar entender e contribuir para o atendimento das demandas do Coesi – projeto coordenado pela professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Geranilde Costa e da vice-coordenadora, professara do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/Unilab), Greyssy Kelly, com participação do bolsista e estudante indígena do curso de bacharelado em Humanidades (BHU), José Ronielson.

A Coordenação de Direitos Humanos e Ações Afirmativas, unidade da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), tem dentre suas competências auxiliar na construção de uma política de respeito às diferenças, primando pela convivência harmoniosa e respeitosa entre os indivíduos, dirimindo as exclusões e as formas de desigualdades de gênero, sexualidade, classe e raça. Sendo ainda de sua responsabilidade planejar programas de inclusão acadêmica.

Por sua vez, a Seção de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) tem dentre suas finalidades contribuir nas ações que visem um acompanhamento qualificado de discentes negros, indígenas, quilombolas e ciganos. Ainda participou dessa reunião o servidor Rodolfo Pereira, representando o Núcleo de Avaliação e Acompanhamento da Permanência Estudantil (NAAPE), vinculado à Coordenação de Políticas Estudantis (Coest/Propae).

Conforme a coordenação, este projeto está colaborando com a CDHAA e a SEPIR na construção de dados qualitativos e quantitativos sobre o Coesi da Unilab, que em breve serão disponibilidade à comunidade acadêmica.

Além desse processo de escuta das demandas do Coletivo de Estudantes Indígenas, a CDHAA e a SEPIR apresentaram ao COESI a necessidade de recomposição e construção conjunta da portaria de funcionamento do Comitê de Acompanhamento das Políticas de Ações Afirmativas (CAPAF), dentre outras ações.

Dentre as demandas apresentadas pelo Coesi estão:

– a inclusão de componentes curriculares obrigatórios versando sobre a História e Cultura dos povos indígenas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC);

– cotas na oferta de bolsas junto aos projetos de pesquisa e extensão;

– edital específico para a entrada de estudantes indígenas nos cursos de graduação;

– produção de coletânea voltada à divulgação das pesquisas em nível de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidas no âmbito na Unilab;

– espaço físico (sala) para a guarda e arquivo de materiais e artefatos indígenas bem como para a realização de reuniões etc.

Após esse momento, foi deliberado em conjunto – CDHAA, SEPIR e COESI – pelo agendamento de novas reuniões, e assim, a continuidade desse diálogo.

Importante informar que a CDHAA e a SEPIR já estão articulando reunião também com o Coletivo de Estudantes Quilombolas, e demais públicos das ações afirmativas da Unilab.

Outras informações acesse ao site da Coordenação de Direitos Humanos a Ações Afirmativas (CDHAA/Sepir).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO