Coordenação de Direitos Humanos a Ações Afirmativas

A Coordenação de Direitos Humanos e Ações Afirmativas (CDHAA) está vinculada à Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE). Entre suas competências estão a de deliberar sobre os assuntos relacionados aos direitos humanos e às ações afirmativas, como apregoa a legislação, propondo e assegurando políticas e ações que salvaguardam o respeito às diversidades e às diferenças no âmbito da Unilab. Além disso, auxilia na construção de uma política de respeito às diferenças, primando pela convivência harmoniosa e respeitosa entre os indivíduos, dirimindo as exclusões e as formas de desigualdades de gênero, sexualidade, classe e raça. Ainda cabe à CDHAA planejar programas de inclusão acadêmica.

Essa coordenação é composta pela Seção de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) e pelo Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (NIADI).

A SEPIR é direcionada aos procedimentos de heteroidentificação realizados pela Comissão de Verificação e Validação da Autodeclaração – CVVA, ao combate ao racismo e às discriminações, à elaboração de projetos e atividades de promoção da igualdade racial no âmbito da Unilab, bem como para contribuir nas ações que visem um acompanhamento qualificado de discentes negros, indígenas, quilombolas e ciganos.

O NIADI é direcionado para desenvolvimento de um ambiente universitário inclusivo, com ações efetivas que possibilitem a progressão acadêmica de estudantes com deficiência e/ou dificuldade de aprendizagem matriculados na Universidade, além de acompanhar e desenvolver ações para contribuir com a adaptação acadêmica dos estudantes que declararem algum tipo de deficiência. Além disso, responsável pelo acompanhamento das questões de diversidade no âmbito da Unilab.


Contatos: cdhaa@unilab.edu.br

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar