Centro de Estudos Africana promove lançamento de manual para iniciantes na língua Kikongo

Data de publicação  27/02/2024, 18:20

O Centro de Estudos Africana, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), promove, em 21 de março, o lançamento do livro Vova Kikongo I. Escrita totalmente em Kikongo, a obra é um manual para iniciantes na língua e contempla dez lições. O evento ocorre às 14 horas, no auditório da Unilab no Campus dos Malês/BA.

“Mantê-la escrita totalmente em Kikongo foi a forma mais prática que encontramos de estimular a migração e a imersão na nova língua desde cedo. As lições estão simplificadas para facilitar a sua assimilação e faz-se um casamento entre a língua e a cultura”, informam os autores, Mbanza Mayenda Hanza, Sansão Buco Campos e Kambata Kindala.

O manual inclui gráficos, gravuras, literatura bantu e uma variedade de exercícios. “Ler em Kikongo conceitos e visões conhecidas em português tem muito de fenomenal, assim como tem de dificuldade a curiosidade em querer saber ‘o que é isto que está escrito nesta frase, nesta gravura, nesta tabela?’ Pensamos que esta metodologia estimulará a imersão que pretendemos, fazendo com que os nossos balongoki partam de uma base Kongo desde o seu primeiro contato com a língua e treinem-se desde cedo a pensar e a articular em Kikongo”, acrescentam.

Conheça os autores

Mbanza Mayenda Hanza (registro Afonso João Matias) estudou engenharia informática e foi professor pelo Ministério da Educação de Angola. Escritor e professor da língua kikongo e do mandombe.

Sansão Buco Campos é bacharel em Humanidades pela Unilab e graduando em Relações Internacionais pela mesma universidade. É membro e co-fundador do Projeto de Ensino e Difusão de Línguas e Culturas de Angola- Mahamba Mukanda.

Kambata Kindala (registro Dumilde Virgílio Carvalho Artur) é licenciado em Ciências Sociais pela Unilab, mestre em Sociologia pela UFPB e doutorando em Sociologia pela UFRGS.

Para mais informações, entre em contato via ceaevents@unilab.edu.br.

Palavra-chave