Evento celebra o legado de Azagaia na construção da cidadania lusófona

O encontro acontece hoje (11), a partir das 18h, no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Data de publicação  11/03/2024, 15:04
Postagem Atualizada há 2 meses

Conhecido por suas letras incisivas e críticas ao governo moçambicano, Azagaia tornou-se a voz dos descontentes, abordando temas como justiça social e liberdade de expressão.

A Associação dos Estudantes de Moçambique na Unilab organiza o evento “Vozes da Mudança: O Legado de Azagaia na Construção da Cidadania Lusófona”. O encontro, agendado para dia 11 de março, a partir das 18h, no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, celebra a vida e obra de Edson da Luz, mais conhecido pelo nome artístico Azagaia, um rapper e ativista moçambicano cujo trabalho transcendeu as fronteiras da música para se tornar um símbolo de luta social.

Quem foi Azagaia?

Nascido em Namaacha, Maputo, em 6 de maio de 1984, filho de uma comerciante moçambicana e de um professor cabo-verdiano, Azagaia mudou-se para a capital, Maputo, aos 10 anos, onde completou seu ensino médio e ingressou na universidade. Desde jovem, demonstrou seu talento musical, lançando seu primeiro álbum solo, “Babalaze”, em 2007, que rapidamente se tornou um fenômeno de vendas.

Conhecido por suas letras incisivas e críticas ao governo moçambicano, Azagaia tornou-se a voz dos descontentes, abordando temas como justiça social, corrupção e liberdade de expressão. Seus hits, como “As Mentiras da Verdade” e “Povo no Poder”, não apenas o colocaram em rota de colisão com as autoridades mas também lhe renderam o carinho e respeito do público.

Desafios e Conquistas

A vida de Azagaia foi marcada por desafios, incluindo confrontos com a lei devido à sua música e à sua saúde. Em 2011, foi preso por posse de cannabis, uma substância que utilizava para mitigar os sintomas de sua epilepsia. Em 2014, enfrentou um diagnóstico de tumor cerebral, mas graças ao apoio maciço da comunidade, conseguiu financiar um tratamento na Índia.

Após um breve afastamento dos palcos, Azagaia voltou com força, continuando a sua missão de denunciar injustiças e inspirar mudanças através da sua arte.

Morte e Legado

Azagaia faleceu no dia 9 de março de 2023, deixando um legado de coragem e resistência. Seu funeral, marcado por uma imensa demonstração de afeto e respeito, transformou-se em um símbolo de união e desejo por mudança entre os moçambicanos. O impacto de sua morte foi tão significativo que desencadeou protestos liderados por jovens, evidenciando o poder de sua música como catalisadora de movimentos sociais.

Evento de Celebração

“Vozes da Mudança” promete ser uma homenagem digna a esse gigante da música moçambicana, relembrando sua contribuição inestimável para a cultura e sociedade lusófonas. Ao celebrar Azagaia, celebra-se a força da arte como instrumento de transformação social e o poder da voz em promover a cidadania ativa. Este encontro não é apenas um tributo a um músico extraordinário, mas um chamado para continuar a luta por um mundo mais justo e equitativo, seguindo os passos de Azagaia.

Sobre o Projeto IndependênciaS

Este evento é parte integrante do Projeto IndependênciaS, uma iniciativa que articula o desenvolvimento científico com atividades artístico-culturais alusivas às comemorações das independências dos países da cooperação unilab, incluindo a restauração da independência de Timor-Leste, além de celebrar datas significativas dos países parceiros.

O Projeto IndependênciaS busca promover um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da arte e da cultura na construção de identidades e na promoção da cidadania, promovendo celebração da diversidade cultural e na construção de um futuro compartilhado.

Fonte: Proex