Cursinho popular Macaé Evaristo oferta vagas para educadores. Inscrições abertas até dia 21/03!

Data de publicação  20/03/2024, 11:52

As inscrições estão abertas (até dia 21 de março) aos interessados em participar da seleção de educadores/educadoras para o Cursinho Popular Macaé Evaristo, conforme o Edital nº 01 – Educador Popular 2024.1.

Serão disponibilizadas 36 vagas para Educadores Populares, para discentes dos cursos de graduação ou pós-graduação dos campi do Ceará, distribuídas igualmente entre as (12) áreas do conhecimento ofertadas no cursinho, sendo três vagas para cada área. Cada candidata/o poderá manifestar interesse em até duas áreas do conhecimento na qual pretende ministrar aula, como primeira e segunda opção, podendo ser aprovada/o em ambas.

Áreas do conhecimento

– Língua Portuguesa (Gramática); Língua Portuguesa (Literatura); Química; Física; Biologia; Geografia; História; Matemática; Redação; Valorização cultural identitária do educando; Filosofia e Sociologia.

As inscrições serão recebidas via Formulário Eletrônico, de 15 a 21 de março de 2024.

Leia atentamente o Edital nº 01 – Educador Popular 2024.1!

Sobre o projeto

Trata-se de um projeto de extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e no edital de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura (Pibeac), em seu segundo ano de execução.

A ação busca democratizar e ampliar o acesso de jovens da região do Maciço do Baturité, ao ensino superior por meio de aulas preparatórias para os principais vestibulares e para o exame nacional do ensino médio. Por meio de uma proposta de formação integral que articula conteúdos acadêmicos ao desenvolvimento do senso crítico e problematizador das/dos educandas/os.

Segundo o professor do Instituto de Humanidades (IH) e coordenador do curso de Bacharelado em Humanidades, Leandro Proença, no ano passado, “conseguimos manter o projeto independente em funcionamento com o trabalho voluntário de discentes da universidade. Importante registrar que na última entrada, pelo menos 13 ingressantes na Unilab atribuem à participação no Cursinho uma das razões para seu sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)“.

Na primeira edição do Cursinho Popular Macaé Evaristo (2023), foram beneficiados cerca de 180 estudantes do Ensino Médio, que nos cursos de Humanidades, Letras/Português, Letras/Inglês, Serviço Social, Administração Pública, Matemática e Química. As aulas do cursinho aconteceram nas dependências da Unilab, aos sábados, atendendo discentes das cidades de Acarape, Redenção e Barreira, de forma que, neste momento, o projeto alcançou somente pessoas do Brasil.

Outras informações via e-mail: (leandroproenca@unilab.edu.br).