Unilab oferta, no Ceará, 80 vagas para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PARFOR Equidade/CAPES/MEC)- [Inscrições de 12/06 a 02/07]

Data de publicação  12/06/2024, 11:13
Postagem Atualizada há 2 semanas

Nesta segunda-feira (17), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) publicou o Auto declaração e Declaração de Pertencimento Étnico., referente ao Edital Prograd nº 08/2024.

Outras informações na página da Licenciatura Intercultural Indígena (PARFOR Equidade/Unilab) ou via e-mail: (coegs@unilab.edu.br).

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), via Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), abre inscrições, exclusivamente online, para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com de 80 vagas, conforme Edital Prograd nº 08/2024.

O curso vincula-se ao Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade/CAPES/MEC), observadas as normas do Edital CAPES/MEC no 23/2023 e a legislação pertinente e complementar do PARFOR Equidade CAPES/MEC, mediante as normas contidas neste Edital.

O certame busca formar professoras e professores em licenciatura específica para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação intercultural indígena.

O(a) estudante regularmente matriculado na Licenciatura Intercultural Indígena na modalidade Parfor Equidade da Unilab fará jus a 01 cota mensal de bolsa, durante a vigência do curso, no valor de R$ 700,00.

As 80 vagas da Licenciatura Intercultural Indígena serão destinadas integralmente aos povos indígenas das diferentes etnias que habitam o território do estado do Ceará.

Será destinado um mínimo de 50% das vagas para professores(as) indígenas da rede pública da educação básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem no contexto da educação escolar indígena no Estado do Ceará sem possuir a formação adequada, conforme o Edital Prograd nº 08/2024.

Sobre o Curso
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena ofertada pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/Unilab na modalidade Parfor Equidade visa promover reparação histórica aos povos indígenas por meio do ingresso, permanência e conclusão de curso de Ensino Superior.

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Unilab propõe-se a implantar e desenvolver programas/projetos de pesquisa e extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados nos contextos local e regional, fundamentados por concepções  interculturais demandadas pelas sociabilidades indígenas em seus territórios e aldeias, a partir do compartilhamento de experiências e do conhecimento adquirido reciprocamente enquanto mecanismos de transformação em direção a sociedades mais justas e equânimes. A sua área de concentração é a de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

O candidato deverá atentar-se às condições de funcionamento do curso de acordo com Projeto Pedagógico que poderá ser consultado na página do Parfor Equidade da Unilab.

Inscrições

Poderá inscrever-se no processo seletivo para a Licenciatura Intercultural Indígena candidatos pertencentes às seguintes etnias, que habitam o território do estado do Ceará: Anacé, Gavião, Isú kariri, Jenipapo-kanindé, Kalabaça, Kanindé, Karão jaguaribaras, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Quixelô, Tabajara, Tapeba, Tapuia kariri, Tremembé, Tubiba tapuia e Tupinambá.

O período de inscrição será das 0h 00min de 12 de junho até as 23h 59min do dia 02 de julho de 2024, exclusivamente pelo formulário eletrônico

As Inscrições enviadas em quaisquer períodos que não correspondam ao estabelecido não serão consideradas.

Coordenação de Ensino de Graduação e Seleção (COEGS/Unilab)

Outras informações via e-mail: (coegs@unilab.edu.br).

Acompanhe o cronograma de atividades: