Licenciatura Intercultural Indígena – PARFOR Equidade

OBJETIVOS, METAS E INDICADORES:
O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNILAB propõe-se a implantar e desenvolver programas/projetos de pesquisa e extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados nos contextos local e regional, fundamentados por concepções interculturais demandadas pelas sociabilidades indígenas em seus territórios e aldeias, a partir do compartilhamento de experiências e do conhecimento adquirido reciprocamente enquanto mecanismos de transformação em direção a sociedades mais justas e equânimes. Para tanto, a formação oferecida pelo curso será realizada em regime de alternância pedagógica, constituído dois tempos educativos: o Tempo Ambiente Acadêmico/Universidade/(TAA) e o Tempo Território Indígena (TTI)/Comunidade, mediante alternância pedagógica, de ações de observação, planejamento e intervenções das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:
Denominação do Curso: Licenciatura Intercultural Indígena – UNILAB/PARFOR EQUIDADE
Duração do Curso: O curso tem duração de oito semestres, com o tempo de integralização mínima de quatro anos e máximo de cinco anos e meio.
Regime Letivo: Semestral
Turnos de Oferta: O TAA de cada componente curricular ocorrerá intensivamente nas primeiras semanas de cada mês, diuturnamente na UNILAB. O TTI de cada componente curricular ocorrerá articulado com a sequência didática da primeira semana de TAA, ou seja, nos interstícios das segundas, terceiras e quartas semanas de cada mês, mediante as vivências nas aldeias
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 3.515h (três mil quinhentas e quinze horas)
CRIAÇÃO DO CURSO:
HORÁRIOS DO CURSO:
Equipe da Coordenação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – PARFOR Equidade Ceará
ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO
Coordenador do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
CARLA SUSANA ALEM ABRANTES
Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
JOSÉ CLEBER DA SILVA NOGUEIRA
Coordenador Local dos Povos Indígenas
JOÃO PAULO DA SILVA LIMA
Vice-Coordenador Local dos Povos Indígenas
ANTONIO RHAUAN DE SOUSA CAMPOS LIMA
Auxiliar Administrativo
CONTATOS:
E-mail: coord.liindi@unilab.edu.br | Telefone: 2222-0931
Endereço: Unidade Acadêmica dos Palmares – Rodovia CE 060, Km 51, CEP: 62785-000, município de Acarape, Ceará. Bloco II, I andar, sala 111.
Apresentação
Na perspectiva da formação integral/omnilateral da Pedagogia da Alternância, estruturada metodologicamente em ciclos formativos, o Tempo Território Indígena/TTI de cada componente curricular constitui-se de um quantitativo de Y horas/aulas, e ocorrerá articulado com a sequência didática da primeira semana de TAA, ou seja, nos interstícios das segundas, terceiras e quartas semanas, mediante as vivências nas aldeias, de maneira itinerante, com o intuito de viabilizar aos cursistas e formadores e outros agentes do processo socioeducativo a experiência de imersão de aprendizagens no cotidiano das aldeias, conhecendo a organização social e política, movimento indígena, etnografias, rituais, escolas, dentre outros atinentes à consolidação dos ciclos formativos (TAA Xh/a + TTI Yh/a = 01 disciplina XY h/a) da Licenciatura Intercultural Indígena/PARFOR/EQUIDADE. O desejado é oportunizar aos cursistas indígenas a articulação entre o tempo de estudo e o tempo de trabalho, e ainda, potencializar a relação teoria/prática, entrelaçando os conhecimentos científicos e tecnológicos com os saberes indígenas.
Objetivos:
- Promover e consolidar articulações e interações entre o mundo escolar indígena, considerando agentes e saberes nativos das aldeias indígenas, da Universidade e da sociedade em geral.
- Orientar a imersão dos/as cursistas indígenas na Licenciatura Intercultural Indígena em ações de observação, planejamento e acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Produzir Memorial de Experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena/PAFOR/UNILAB, redigidos pelos/as cursistas indígenas, como forma de descrição analítica de aprendizagens nos diferentes momentos formativos (Tempos Ambiente Acadêmico e Tempos Território Indígenas).
- Elaborar Portfólio de Itinerários Formativos a ser produzido por cada cursista indígena, conforme orientação dos professores/as formadores/as;
- Promover engajamento político dos cursistas indígenas no processo educativo de luta e formação da consciência étnica por terra, trabalho, educação, saúde, entre outros meios mínimos necessários à produção da vida para além do capital.
Posto isso, a alternância não diz respeito apenas a espaços (universidade/escola e comunidade), mas à natureza indissociável do conhecimento, ou seja, das práxis educativas como síntese dialética entre universidade/aldeias indígenas.
TURMA 1
Disciplina: Inserção à Vida Universitária e ao Pensamento Científico (Docente: Prof. Dr. Adolfo Pereira de Souza Júnior)
18/09/2024 – TTI (Povos Kaninde de Aratuba e Karão Jaguaribaras)
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 18/09/2024 com os Povos Povos Kaninde de Aratuba e Karão Jaguaribaras.
20/09/24 – TTI no município de Pacatuba (Povo Pitaguary)
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 20/09/2024 na aldeia do Povo Pitaguary no município de Pacatuba.
Disciplina: Intelectuais Indígenas e Antropologia (Docente: Profa. Drª. Susana Abrantes)
10/10/2024 – TTI (Povo Pitaguary na Escola Indígena Ita-Ara)
Encontro de estudantes do Povo Pitaguary com a Profa. Susana Abrantes na Escola Indígena Ita-Ara, relizado no dia 10/10/2024 com participação especial do Prof. Cleber Tapeba.
11-10-2024 – TTI (Povos Kaninde de Aratuba e Karão Jaguaribaras)
Encontro dos estudantes Kanindé e Karão-Jaguaribaras com a Profa. Susana Abrantes na Escola Rural de Aratuba, realizado no dia 11/10/2024.
Disciplina: História Da Educação Escolar Indígena (Docente: Suzenalson da Silva Santos)
07/11/2024 – TTI (Povo Kanindé de Aratuba)
Execução do Tempo Território Indígena (TTI) junto com as lideranças indígenas, gestão escolar, docentes e discentes da Escola Indígena do Povo Kanindé, em Aratuba. A atividade em questão teve como objetivo dialogar e aprender com a comunidade sobre a educação escolar indígena, além de refletir sobre as histórias, caminhos e resistência do Povo Kanindé na construção de uma educação diferenciada. A atividade também contou com a presença do coordenador do curso, professor Roberto Kennedy, e do professor Josberto Montenegro Sousa, além da liderança indígena Elenilson kanindé e da diretora da escola, Evânia Pitaguary.
08/11/2024 – TTI (Pitaguary da aldeia Monguba)
Execução do Tempo Território Indígena (TTI) do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI), realizado na Escola Indígena Ita-Ara, em Pacatuba-CE. O encontro teve como objetivo aprofundar o estudo sobre a Educação Escolar Indígena e foi conduzido pela turma I da LIINDI, composta por discentes do povo Pitaguary da aldeia Monguba, juntamente com o professor Suzenalson Kanindé.
08/11/2024 – TTI (Povo Pitaguary das comunidades Olho d´água e Horto)
Execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado na Escola Indígena Chuí, em Maracanaú-CE. O encontro teve como objetivo dialogar sobre a educação escolar indígena e foi conduzido pela turma I da LIINDI, composta por discentes da comunidade Pitaguary das localidades Olho d’água e Horto, sob a orientação do educador Suzenalson Kanindé. O evento também contou com a presença do Cacique João Paulo da Silva Lima (Kauan Pitaguary), que contribuiu com importantes reflexões sobre a cultura e a educação dos povos indígenas.
Disciplina: Leitura e Produção de Texto (Docente: Prof.ª Dra Rosália Menezes)
29/11/2024 – TTI com os Povos Kaninde de Aratuba e Karão Jaguaribaras
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 29/11/2024 com os Povos Povos Kaninde de Aratuba e Karão Jaguaribaras. Evento que envolveu todos os membros da comunidade Indígena, onde foram compartilhadas experiências nas visitas aos espaços coletivos da Aldeia.
07/12/24 – TTI no município de Pacatuba (Povo Pitaguary)
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 07/12/2024 na aldeia do Povo Pitaguary no município de Pacatuba.
Disciplina: Fundamentos da Educação Escolar Indígena Diferenciada, Específica, Intercultural e Bilíngue – (Prof. Jon Cavalcante)
03.01.25 – TTI na comunidade Karão Jaguaribaras
Registros do TTI realizado no dia 03/01/25, na comunidade dos Karão Jaguaribaras, onde houveram momentos ricos de diálogo sobre saberes e espaços significativos do território.
03.01.25 – TTI na Escola Chuí, comunidade Pitaguary, em Maracanaú
Realização de mais uma atividade presencial do Tempo Território Indígena (TTI) da Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/PARFOR/UNILAB), na Escola Chuí, do povo Pitaguary, em Maracanaú. O encontro conduzido pelo docente da disciplina, Jon Cavalcante, promoveu um diálogo com os estudantes da turma 1 do curso, abordando os desafios e aprendizagens vivenciados ao longo do semestre, bem como as experiências desenvolvidas nas atividades do componente curricular “Fundamentos da Educação Escolar Indígena: Diferenciada, Específica, Intercultural e Bilíngue”.
04.01.25 – TTI com o Povo Pitaguary realizado em Pacatuba- Ce
Realização de mais uma atividade da Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/PARFOR/UNILAB), na qual foi executada a componente curricular “Fundamentos da Educação Escolar Indígena diferenciada, específica, intercultural e bilíngue “, ministrada pelo Prof. Jon Cavalcante. O momento ocorreu na comunidade do povo Pitaguary, em Pacatuba, onde foi proporcionado momentos ricos de dialogos e caminhadas por lugares significativos do território.
06.01.25 – TTI realizado no território do Povo Kanindé, no município de Aratuba- Ce
Realização de mais uma atividade presencial do Tempo Território Indígena (TTI) da Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/PARFOR/UNILAB), no território do povo Kanindé, em Aratuba. O encontro aconteceu na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos e promoveu diálogos enriquecedores sobre o Toré, saberes tradicionais e espaços significativos do território, como o Museu. Durante a atividade, docentes e discentes também discutiram questões relacionadas à escola e aos temas abordados ao longo da disciplina.
Disciplina: Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos (Prof. Adolfo Júnior)
26.02.25 – TTI na comunidade do povo Pitaguary – Monguba
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI) com a Turma 1 do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI), realizado no dia 26/02/2025, na aldeia do Povo Pitaguary, em Pacatuba/CE. A atividade, parte da disciplina Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos, ministrada pelo Prof. Dr. Adolfo Júnior, fortaleceu os diálogos interculturais e o reconhecimento dos saberes indígenas.
28.02.25 – TTI na comunidade do Povo Karão Jaguaribaras
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI) com os estudantes do povo Karão-Jaguaribaras, sob a orientação do professor Adolfo junior, realizado no dia 28/02/2025.
Disciplina: Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará / Brasil
24.03.25 – TTI com os discentes dos POVOS Kanindé e Karão Jaguaribaras
No dia 24/03/2025, vivenciamos mais uma etapa do Tempo Território Indígena (TTI) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, junto aos povos Kanindé e Karão Jaguaribaras. O encontro aconteceu na Mangueira do Cícero, um espaço simbólico de memória, onde a ancestralidade se faz presente em cada árvore, rio e caminho percorrido. A atividade foi conduzida pelos professores indígenas Cícero Kanindé, Reginaldo Kanindé e Elenilson Kanindé, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR), dentro de uma proposta pedagógica viva e imersiva, conectando os participantes ao território, às memórias e aos saberes compartilhados pelas lideranças.
28.03.25 – TTI comos discentes do povo Pitaguary na aldeia Munguba.
No dia 28/03/2025, realizamos mais uma experiência enriquecedora do Tempo Território IndígenA (TTI) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas do Ceará/Brasil, na Casa de Apoio Pitaguary, localizada na Aldeia Munguba. Nesta tarde especial, tivemos o privilégio de ouvir as histórias dos nossos Troncos Velhos, mergulhando na memória coletiva do Povo Pitaguary. A Pajé Fran Pitaguary, com sua sabedoria e generosidade, compartilhou relatos sobre a trajetória do seu povo, os desafios enfrentados ao longo do tempo e a riqueza de seus costumes. Também aprendemos sobre seus hábitos alimentares tradicionais, refletindo sobre a relação dos mais velhos com a terra, a natureza e a espiritualidade. Mais do que uma aula, vivemos um momento de fortalecimento cultural, transmissão de saberes e conexão com a ancestralidade. Nossa gratidão à Pajé Fran Pitaguary por essa troca tão significativa! Que venham os próximos encontros para continuarmos aprendendo e fortalecendo nossas raízes.
TURMA 2
Disciplina: Inserção à Vida Universitária e ao Pensamento Científico (Docente: Prof. Dr. Leandro de Proença Lopes)
06/09/24 – TTI na Escola Indígena da Ponte, Caucaia (Povos Tapeba e Anacé)
Registro da primeira semana do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 06/09/2024 na Escola Indígena da Ponte, município de Caucaia-Ce, com os Povos Tapeba e Anacé.
13/09/24 – TTI na Escola indígena Brolhos da Terra, Itapipoca (Povo Tremembé)
Registro da sequência de atividades do Tempo Território Indígena (TTI), realizadas no dia 13/09/2024 na Escola Indígena Brolhos da Terra, no município de Itapipoca-Ce, com estudantes do povo Tremembé.
TTI na Escola Indígena Cultura Viva, Monsenhor Tabosa (Povos Potiguara e Tabajara)
Registro da sequência de atividades do Tempo Território Indígena (TTI), realizadas no dia 20/09/2024 na Escola Indígena Cultura Viva, no município de Monsenhor Tabosa-Ce, com os estudantes do Povo Potyguara e Tabajara.
Disciplina: História Da Educação Escolar Indígena (Docente: Profa. Dra. Aline Cristina de Oliveira Abbonizio)
01/11/24 – TTI na Escola Maria Venância, Itarema (Povo Tremembé)
Encontro dos estudantes do Povo Tremembé com a professora Aline Abbonizio, na Escola Maria Venância, em Itarema, realizado no dia 01/11/2024 com a participação especial da professora Francisca Rosália.
08/11/2024 – TTI (Povos Anacé e Tapeba)
Execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, na terra indígena Taba dos Anacé, em Caucaia, CE. A atividade em questão reuniu a turma 2 da LIINDI, composta pelos discentes dos povos Anacé e Tapeba, juntamente com a professora Aline Abbonizio.
Disciplina: Leitura e Produção de Texto (Docente: Profa. Dra. Rosângela Ribeiro da Silva)
05/12/24 – TTI na Escola Índios Tapeba, Munícipio de Caucaia, Ce.
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 05/12/2024 na Escola Índios Tapeba, no município de Caucaia/CE, ação que envolveu discentes dos povos Tapeba e Anacé da turma 2 da LIINDI.
11/12/24 – TTI na Aldeia Cajueiro, Munícipio de Poranga, Ce.
Registro da execução do Tempo Território Indígena (TTI), realizado no dia 11/12/2024 na Aldeia Cajueiro, no município de Poranga/CE. Na oportunidade, foi realizada uma Roda de Conversa intitulada “Nossas Memórias, Nossas Histórias”, que reuniu mulheres da comunidade que atuam na Escola Indígena e na Associação das Mulheres Indígenas do local. Durante o encontro, foram compartilhadas vivências sobre a escolarização, processo de alfabetização e a luta pela construção da escola Indígena. O momento também contou com relatos emocionantes da primeira alfabetizadora da aldeia, Dona Expedita Tabajara.
11/12/24 – TTI na Escola Indígena Raízes de Crateús, Ce.
Registro da sequência de atividades do Tempo Território Indígena (TTI), realizadas no dia 11/12/2024. A ação ocorreu na Escola Indígena Raízes de Crateús, Potyguara, em Crateús/CE, reunindo discentes da turma 2 da LIINDI e estudantes de EJA da comunidade. O encontro contou ainda com a presença especial do Pajé Cícero Potyguara, que trouxe contribuições valiosas para a troca de saberes e experiências.
11/12/24 – TTI na Escola Indígena Cariri Tabajara, Ce.
Registro da sequência de atividades do Tempo Território Indígena (TTI), realizadas no dia 11/12/2024. A ação ocorreu na Escola Indígena Cariri Tabajara, localizada na Aldeia Maratoan, em Crateús/CE. Durante o encontro, houve uma socialização de pesquisas realizadas pelos discentes sobre o processo de alfabetização e letramento vivenciado na idade escolar.
Disciplina: Fundamentos da Educação Escolar Indígena Diferenciada, Específica, Intercultural e Bilíngue (Profa. Kátia Morais)
27.12.24 – TTI na com Povo Jenipapo Kanindé
Realização do TTI na comunidade Indígena Jenipapo Kanindé, atividade que faz parte da Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/PARFOR/UNILAB). O momento integrou a disciplina “Fundamentos da Educação Escolar Indígena Diferenciada, Específica, Intercultural e Bilíngue”, conduzida pela professora Kátia Morais com a turma 2. Durante a programação, foi realizada uma visita ao quintal produtivo com horta, plantas medicinais, árvores frutíferas e criação de peixes, galinhas e porcos. Também houve uma caminhada pela “Passagem Molhada”, que leva ao início do Trilho do Morro do Urubu. A atividade incluiu visitas à Lagoa Encantada, às Mangueiras Sagradas do Tio Odorico e à Escola Indígena Jenipapo Kanindé. A atividade também contou com a participação do coordenador local dos povos indígenas da LIINDI, professor Cleber Tapeba, que fortaleceu ainda mais as trocas de saberes com os discentes e a comunidade.
Disciplina: Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos (Prof. Vítor Macêdo Pereira)
18.02.25 – TTI com os discentes dos povos Kariri, Potiguara de Crateús e de Monsenhor Tabosa
Registros do TTI realizado no dia 18/02/25, no município de Crateús, com a participação dos povos Kariri, Potiguara de Crateús e Potiguara de Monsenhor Tabosa. O momento ficou marcado também pela participação da turma na Solenidade de Posse do novo coordenador da Coordenação Técnica da FUNAI para os Povos Indígenas da Região dos Sertões de Crateús.
24.02.25 – TTI na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, em Caucaia- Ce
Registros do TTI realizado no dia 24/02/25 na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, localizada na Terra Indígena Taba dos Anacé, em Caucaia- Ce. A ação foi conduzida pelo Prof. Dr. Vitor Pereira dentro da disciplina Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos e contou com a presença do Prof. Cleber Tapeba, Coordenador Local dos Povos Indígenas. Este foi mais um momento para reafirmar a importância do ensino intercultural e do compromisso com a valorização da cultura indígena.
Disciplina: Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará / Brasil
20.03.25 – TTI com os discentes dos povos Anacé e Tapeba.
No dia 20/03/2025, entre as sombras das mangueiras e cajueiros da Terra do Povo Tapeba, realizamos mais uma vivência do Tempo Território Indígena (TTI) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, pelo Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). Foi um momento fértil de conexão ancestral, onde a natureza e a memória-histórica se entrelaçaram. O encontro reuniu cursistas dos povos Anacé e Tapeba, a Coordenação do LIINDI em nome do professor Roberto Kennedy, a Coordenação local dos povos indígenas do curso em nome do professor Cleber Tapeba, além de professores indígenas e não indígenas, em uma caminhada pelo território, fortalecendo a história e a espiritualidade do povo Tapeba.
Nosso percurso teve início na Escola do Trilho e, de lá, seguimos pelos caminhos da aldeia até a casa das lideranças Ivonilde Tapeba e Cláudio Tapeba, onde fomos recepcionados para um momento valioso de troca de saberes e aprendizado coletivo.
Na ocasião, realizamos a devolução do acervo bibliográfico e fotográfico dessas lideranças, agora digitalizado. O material será catalogado e disponibilizado virtualmente, ampliando o acesso a esse importante patrimônio pedagógico produzido no chão da aldeia. Mais que um registro, essa ação fortalece a memória viva, a transmissão dos saberes ancestrais e a resistência cultural dos povos indígenas.
25.03.25 – TTI na terra do povo Jenipapo-Kanindé
O dia 25/03/2025 foi marcado pela realização do Tempo Território Indígena (TTI) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas do Ceará/Brasil, na terra do povo Jenipapo-Kanindé. Em nossa proposta pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena LIINDI/UNILAB/PARFOR Equidade, o TTI é isso: um café da manhã na casa da cursista, uma caminhada pelo chão da aldeia, o encontro com as lideranças, como a cacique Pequena, que completava 80 anos de existência, ir ao museu, coletar e comer manga, conectar-se com a natureza banhando nas águas, comer peixe e beiju com a família dos cursistas, interagir, viver entre os indígenas…
Cada passo nesse território fortalece a conexão com a ancestralidade, reafirmando que aprender com os povos indígenas vai além da teoria: é experienciar, interagir e viver a interculturalidade na prática.
02.04.25 – TTI com o povo Kariri na aldeia Maratoan em Crateús- Ce
Registros do Tempo Território Indígena (TTI) da componente curricular “Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil”, sob a condução do professor Leandro Proença, realizado no dia 02 de abril de 2025, na aldeia Maratoan no município de Crateús.
A programação incluiu uma visita ao Memorial dos povos indígenas Vicente Kariri, seguido por um momento na Escola Cariri Tabajara, onde os cursistas puderam conhecer de perto experiências de educação intercultural desenvolvidas no território.
O dia foi marcado por uma significativa roda de conversa com lideranças tradicionais, em que foram compartilhadas memórias, lutas, e espiritualidade. Esse intercâmbio reafirma o papel do TTI como um espaço pedagógico potente de valorização das identidades indígenas, construído com os pés no chão da aldeia e o coração aberto ao aprendizado coletivo.
03.04.25 – TTI na Aldeia Cajueiro, do povo Tabajara, em Poranga
No dia 03 de abril de 2025, dando continuidade às vivências da componente curricular Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, o professor Leandro Proença conduziu mais uma potente atividade do Tempo Território Indígena (TTI), desta vez na Aldeia Cajueiro, localizada no município de Poranga, território do Povo Tabajara.
O encontro foi marcado por uma roda de conversa com importantes lideranças tradicionais: Eliane Tabajara, Mardônio Tabajara e Expedita Tabajara. Durante o diálogo, os cursistas tiveram a oportunidade de ouvir relatos sobre a luta pelo reconhecimento territorial, as tradições culturais, os processos de retomada da identidade indígena e o papel das mulheres na preservação e transmissão dos saberes ancestrais. A presença no território, o contato direto com as lideranças e os relatos compartilhados tornaram o momento uma aula viva de história, resistência e pertencimento. O TTI reafirma-se, assim, como espaço fundamental para a formação intercultural, onde o conhecimento é tecido em meio aos caminhos da aldeia, e ao som das vozes que ecoam a ancestralidade.
09.04.25 – Realização do TTI durante a XXV Festa do Marco Vivo de Yburana
No dia 09/04/2025 foi realizado o Tempo-TerritorioIndígena da disciplina Antropologia da Educação no contexto Escolar Indígena da LIINDI/Unilab/Parfor, sob orientação do Prof. Alexandre Gomes, na Aldeia Lagoa da Encantada (Aquiraz/CE), durante a XXV Festa do Marco Vivo de Yburana.
A festividade, que integra o calendário anual de ações políticas e educativas dos Jenipapo-Kanindé, nasceu da forte mobilização do povo pela auto-demarcação do seu território. Com a presença da cacique Pequena, da cacique Irê, pajé João, Preá Jenipapo, autoridades, gestores, parceiros e lideranças, a festa iniciou com um grande toré multiétnico, seguida de uma bela homenagem ao Seu Chiquinho, esposo da cacique Pequena, que faleceu recentemente e pelas falas de abertura.
Na LIINDI, reunimos pela primeira vez uma turma inteira em um TTI interétnico, realizado no território de um dos nossos povos. Foi também a primeira vez que uma turma de licenciatura indígena compareceu na festa do Marco Vivo, desta vez, com representantes dos povos Anacé, Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Potyguara, Tabajara, Kanindé e Karão-Jaguaribaras.
26.08.24 – Rito Aula Inaugural LIINDI/UNILAB/PARFOR
O dia 26 de agosto de 2024, foi marcado pelo início das atividades da Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR) com o “Rito Aula Inaugural” na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE. O evento reuniu caciques, lideranças indígenas, estudantes, docentes do IH e demais apoiadores da causa indígena no estado, destacando a ancestralidade dos povos originários. A cerimônia incluiu falas institucionais, o plantio de um Baobá e uma roda de Toré. A primeira turma da Liindi oferta 80 vagas a estudantes reconhecidos como indígenas por nove etnias do estado do Ceará, e é uma conquista do movimento indígena organizado da Unilab, que obteve a aprovação do recurso por meio do Parfor Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).
27.09.24 – Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Intelectuais Indígenas e a Antropologia
Encerramento da 2a Semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Intelectuais Indígenas e a Antropologia, ministrada pela Prof. Dra. Carla Susana Alem Abrantes. Esse registro é dedicado à turma 1 dos povos Kanindé de Aratuba, Karão de Jaguaribara e Pitaguary, no âmbito da Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI). Foi uma semana de valiosas trocas de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas interculturais!
27.09.24 – Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Intelectuais Indígenas e a Antropologia
Encerramento do Tempo Ambiente Acadêmico/TAA da disciplina Intelectuais Indígenas e a Antropologia, ministrada pela Prof. Dr. Rhuan Carlos dos Santos Lopes para a Turma 2, povos Anacé, Kariri, Potiguara, Tabajara, Tapeba, Tremembé.
21.10.24 – Recepção dos calouros do Curso LIINDI/UNILAB/PARFOR
A Coordenação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR) realizou a recepção dos 23 novos cursistas das diversas comunidades indígenas do Ceará: Potiguara, Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Kariri, Karão Jaguaribaras, Anacé, Tremembé, Tabajara e Jenipapo-Kanindé. A caminhada é longa, mas seguimos firmes, com a certeza de que só a luta muda a vida.
25.10.24 – Encerramento da terceira semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA)com as duas turmas da disciplina “História da Educação Escolar Indígena”
Registro da 3a semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) com as turmas da disciplina “História da Educação Escolar Indígena”, ministrada pela professora Aline Abbonizio e pelo professor Suzenalson Santos. Seguimos fortalecendo o diálogo e a troca de experiências!
20.11.24 – Execução do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) das turmas da História da Educação Escolar Indígena
Rememorar as outras histórias da educação escolar de indígena que habita em cada um dos cursistas da Licenciatura Intercultural Indígena LIINDI/UNILAB/PARFOR é nadar como os peixes na piracema, ou seja, na contra corrente colonizadora capitalista.
22.11.24 – Encerramento da 4a semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) com a turma 1 da disciplina Leitura e Produção de Texto
No dia 22 de novembro, foi concluído mais uma etapa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). Na ocasião, temos a Turma 1, que participou da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, ministrada pela profa. Rosália Menezes.
22.11.24 – Encerramento da 4a semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) com a turma 2 da disciplina Leitura e Produção de Texto
No dia 22 de novembro, foi concluída a 4a semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) com atividades lúdico-formativas que promoveram socialização, integração e debates sobre a oralidade e a escrita na universidade. Foi mais uma etapa importante para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). Na ocasião, temos a Turma 2 que participou da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, ministrada pela Profa. Rosângela Ribeiro da Silva, em um espaço repleto de trocas de saberes e reflexões.
10.03.25 – Execução do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA): disciplina “Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil” com os professores formadores Cícero Kanindé e Reginaldo Kanindé.
Nesta segunda-feira (10), iniciou-se os trabalhos educativos do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). As atividades do dia contaram com a presença dos formadores indígenas Cícero Kanindé e Reginaldo Kanindé, que fortaleceram ainda mais os diálogos sobre memória, identidade e resistência do povo indígena.
11.03.25 – Execução do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA): disciplina “Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil” com os professores formadores Cláudio Tapeba e Ivonilde Tapeba
Segundo dia de atividades do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). Na ocasião, a atividade foi conduzida pelos professores formadores Cláudio Tapeba e Ivonilde Tapeba, promovendo reflexões sobre memória, cultura e resistência dos povos indígenas.
12.03.25 – Execução do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA): disciplina “Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil” com a professora formadora Francilene Pitaguary.
Nessa terça-feira (12), a Pajé Francilene Pitaguary, compartilhou seus conhecimentos como professora formadora na Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR), na disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil. Sua presença trouxe reflexões profundas, conectando saberes tradicionais e acadêmicos, reforçando a importância da oralidade, espiritualidade e memória na formação indígena. Um momento de aprendizado e fortalecimento cultural.
13.03.25 – Execução do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA): Disciplina “Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil com os professores formadores Elenilson kanindé e Luciano Tapeba.
No dia 13/03/2025, foi realizada mais uma etapa do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). A atividade ocorreu com as turmas 1 e 2, sob a orientação dos professores formadores Elenilson Kanindé e Luciano Tapeba. Durante o encontro, os participantes aprofundaram debates sobre memória, espiritualidade e transmissão de saberes, destacando a importância da tradição na construção do conhecimento. Um momento enriquecedor de aprendizado e valorização dos saberes indígenas.
14.03.25 – Execução do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA): Disciplina “Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil com as professoras formadoras Adriana Tremembé e Cláudia Ramos Carioca.
No dia 14 de fevereiro de 2025, encerramos a semana do Tempo Ambiente Acadêmico (TAA) da disciplina Ancestralidade dos Povos Indígenas no Ceará/Brasil, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LIINDI/UNILAB/PARFOR). A última atividade da semana foi conduzida pelas professoras formadoras Adriana Tremembé e Cláudia Ramos Carioca, que proporcionaram momentos de aprendizado e troca de saberes. Foram dias de imersão, fortalecendo a identidade indígena por meio da partilha de histórias, práticas culturais e conhecimentos ancestrais. Cada encontro reafirma a resistência e a riqueza de cada povo, promovendo a continuidade dessas tradições dentro e fora do espaço acadêmico.
O encerramento desse ciclo é também um convite para que sigamos comprometidos com a valorização e preservação da memória e da sabedoria indígena.







































































































































