Apresentação dos cursos e serviços ofertados aos estudantes, além de boas-vindas, marcam o primeiro dia do Samba no campus do Malês, evento que segue até 30/08

Data de publicação  29/08/2024, 18:39
Postagem Atualizada há 2 dias

Esclarecimentos sobre os cursos, serviços e atendimentos ofertados aos estudantes, visitas guiadas, além das boas-vindas, marcaram o primeiro dia do Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), nesta quinta-feira (29/08), no campus dos Malês. O evento – que segue até esta sexta-feira (30/08) – é um momento de recepção dos estudantes calouros, que iniciam suas jornadas acadêmicas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brsasileira (Unilab).

Entre estes estudantes calouros que participam do Samba, Abilio Costa atravessou o Atlântico em busca de uma formação de qualidade e realização de seus sonhos. “Minha perspectiva é ser uma pessoa formada na área de Humanidades e voltar ao meu país para contribuir com mudanças em Guiné-Bissau”, disse Costa, que conta também que escolheu o Brasil por avaliar que é um país que possui uma Educação de qualidade. Outro plano dele é seguir uma carreira acadêmica. “Quero ainda fazer mestrado na área de Ciência Política”, afirma.

Quem também veio de Guiné-Bissau em busca de seus sonhos é a estudante do Bacharelado de Humanidades Jéssica Fernandes, que aproveitou o Samba para aprender mais sobre o funcionamento da universidade e integrar-se com os novos colegas. “É importante saber lidar com pessoas de outros países, com outro tipo de educação, para aprendermos outras realidades”, afirma. Ela conta que veio à Unilab em busca de melhores condições para estudo e também para aprender a língua portuguesa com fluência, já que seu idioma mais falado é o crioulo. Fernandes também relata seus sonhos profissionais. “Quero fazer Relações Internacionais, trabalhar na área diplomática e,  quem sabe, me tornar primeira ministra na área de Saúde ou Educação”, disse.

Boas-vindas

No primeiro dia do Samba no campus dos Malês, os estudantes calouros foram recepcionados por uma mesa institucional, formada por técnico-administrativos em Educação e docentes da universidade. A diretora do campus dos Malês Mírian Reis abriu a mesa, de forma virtual, com boas-vindas aos novos estudantes.  “Preciso agradecer a cada um de vocês por compartilharem conosco seus sonhos. E é o sonho que nos move. O sonho de uma universidade pública, que irá oferecer a vocês outras oportunidades na vida. Sei que é também um sonho de suas famílias e de suas comunidades”, destaca. “Que esse período aqui seja de formação não apenas acadêmica mas também humana”, complementa a diretora.

Representantes docentes também deram as boas-vindas e explicaram sobre os cursos – e os respectivos projetos pedagógicos -, as perspectivas teóricas e práticas, além das grades curriculares e direcionamentos dados aos cursos, a partir de diretrizes que guiam a Unilab, a exemplo de currículos afrocentrados. “A nossa luta também é contra o racismo estrutural e acadêmico, por isso os nossos projetos, nossos cursos têm como marca a decolonialidade e a contribuição de uma educação inclusiva”, aponta a diretora do Instituto de Humanidade e Letras (IHL) do campus dos Malês, Eliane da Costa. “A Unilab é uma universidade de reparação histórica com o povo negro”, complementou.

O docente do curso de História Victor Martins de Sousa apontou para a potência dos estudantes para que possam estar na Unilab como sujeitos históricos que podem reescrever as histórias. “Que vocês se coloquem como produtores, sujeitos, escritores da história. Vocês não estão vindo para cá para receber ajuda, mas para ofertar conhecimento que vocês trazem”, destacou Sousa.

Também integraram a mesa institucional de abertura do Samba os docentes Carlindo Fausto Antonio (Pedagogia); Caterina Rea (Humanidades); Carine de Matos (Letras – Língua Portuguesa); Sabrina Balsalobre (Mestrado em Estudo de Linguagens – Mel Malês); além de representantes da Seção de Políticas Estudantis, o psicólogo Dilson Gonçalves e a assistente social Leila Machado, que foi a mediadora da mesa.

A programação do primeiro dia do Samba contou ainda com visita guiada pelos setores do campus dos Malês; apresentação do Programa de Assistência Estudantis (Paes); esclarecimento sobre os serviços de saúde e de apoio pedagógico ofertados aos discentes; além de apresentação do Sigaa e os procedimentos acadêmicos.

Confira a programação desta sexta-feira (30/08) do Samba, no campus dos Malês:

CONTEÚDO RELACIONADO