Prograd realiza a 1ª convocação para pré-matrícula (de 04 a 07/10) do seletivo de vagas ociosas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (ParFor)
Nesta quinta-feira (03), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) realiza a 1ª Convocação para pré-matrícula (de 04 a 07 /10) com a lista dos selecionados.
Confira os documentos:
- CONVOCAÇÃO PARA PRÉ-MATRÍCULA (1ª chamada)
- Calendário de Pré-Matrícula (1ª chamada)
– Formulários de Pré-Matrícula:
- Manual de Pré-Matrícula
- Anexos do Edital (informações sobre documentação exigida).
Acompanhe as informações na página Licenciatura Intercultural Indígena – ParFor Equidade ou via e-mail: (parfor-ceara@unilab.edu.br).
Dia 25/09, foi publicado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) o resultado da homologação das inscrições após interposição de recursos, referente ao seletivo para preencher as vagas ociosas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena para o semestre 2024.1, conforme o edital nº 16/24.
Acompanhe as informações na página Licenciatura Intercultural Indígena – ParFor Equidade ou via e-mail: (parfor-ceara@unilab.edu.br).
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) lançou edital de processo seletivo para preencher 24 vagas ociosas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena para o semestre 2024.1. As inscrições ocorrem de 7 a 22 de setembro, exclusivamente neste formulário, e as aulas têm início em 21 de outubro. Acompanhe todas as informações na página do curso.
O edital seleciona candidatos para o curso de formação de professoras e professores em licenciatura específica para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação intercultural indígena.
O discente regularmente matriculado na Licenciatura Intercultural Indígena na modalidade Parfor Equidade, da Unilab, receberá bolsa mensal no valor de R$ 700,00.
Serão destinadas 18 vagas para indígenas pertencentes às seguintes etnias habitantes do território cearense: Anacé, Gavião, Isú kariri, Jenipapo-kanindé, Kalabaça, Kanindé, Karão jaguaribaras, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Quixelô, Tabajara, Tapeba, Tapuia kariri, Tremembé, Tubiba tapuia e Tupinambá.
As seis vagas restantes serão destinadas para quilombolas, povos e comunidades tradicionais, pessoas com identidades trans, ciganos, refugiados e pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional, uma vaga por categoria.
Seleção
O processo seletivo compreenderá a avaliação de relato de experiência (com mínimo de trinta linhas e máximo de cinquenta linhas), que deverá ser produzido pelo candidato em modelo no Anexo II do edital.
A seleção terá duas chamadas: uma chamada regular e uma segunda chamada de candidatos regularmente inscritos, deferidos e classificados de acordo com o edital.
Na primeira chamada, somente os candidatos convocados dentro do número de vagas estabelecidas no edital deverão enviar os documentos de pré-matrícula.
Na segunda chamada, os candidatos classificáveis convocados poderão enviar a documentação, porém, serão observados o quantitativo de vagas restantes e a ordem de classificação dos candidatos até o limite de vagas ofertadas.
Sobre a Licenciatura Intercultural Indígena
O objetivo da Licenciatura Intercultural Indígena, ofertada pela Unilab na modalidade Parfor Equidade, é promover reparação histórica aos povos indígenas por meio do ingresso, permanência e conclusão de curso de Ensino Superior.
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena será presencial e terá funcionamento semestral na perspectiva da Alternância Pedagógica (Tempo Ambiente Acadêmico/TAA + Tempo Território Indígena/TTI), em tempo integral (matutino e vespertino).
Em cada semestre letivo, serão desenvolvidos ciclos de atividades no tempo-território-indígena – TTI e no tempo-ambiente-acadêmico – TAA. A carga horária de cada semestre letivo deverá contemplar estudos presenciais no ambiente acadêmico e imersão de estudos orientados nos territórios das comunidades indígenas.
O curso propõe-se a implantar e desenvolver programas/projetos de pesquisa e extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados nos contextos local e regional, fundamentados por concepções interculturais demandadas pelas sociabilidades indígenas em seus territórios e aldeias, a partir do compartilhamento de experiências e do conhecimento adquirido reciprocamente enquanto mecanismos de transformação em direção a sociedades mais justas e equânimes. A sua área de concentração é a de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).
Em caso de dúvidas, envie e-mail a parfor-ceara@unilab.edu.br.