Projeto do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente conquista o 3º lugar no 20º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética
A premiação no Cobee/2024, o principal congresso de eficiência energética do Brasil, destaca o compromisso do PGEA e do Proext-PG com soluções de impacto social.
O Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente (PGEA), do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), garantiu o 3º lugar na Categoria Pesquisa em Eficiência e Sustentabilidade no 20º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee/2024) realizado em 19 e 20 de setembro de 2024 na cidade de São Paulo. Sob a coordenação do Prof. Dr. José Cleiton dos Santos e desenvolvido pelo Grupo de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (Genes).
Este estudo, que faz parte das ações do Projeto de Extensão Universitária Proext-PG: Extensão Universitária na Pós-Graduação: Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável, Social e de Promoção da Saúde, integra a pesquisa acadêmica com a prática extensionista, promovendo um impacto direto no desenvolvimento sustentável e na promoção da saúde.
O projeto premiado utiliza resíduos de biomassa da região do Maciço de Baturité, Ceará, para a produção de hidrogênio sustentável, reafirmando o papel do PGEA como referência em pesquisas de tecnologias energéticas inovadoras. A equipe inclui os mestrandos Francisco Izaias da Silva Aires, Dayana Nascimento Dari, Isabelly Silveira Freitas e Rodrigo da Silva Vieira, além do apoio valioso dos graduandos em Engenharia de Energias Jacob Kanjila, Mauricio Salamba, Lidya Fernandes e Antônio Mairton.
A premiação no Cobee/2024, o principal congresso de eficiência energética do Brasil, destaca o compromisso do PGEA e do Proext-PG com soluções de impacto social e ambiental, avançando na transição energética sustentável.
Fonte da matéria: Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente (PGEA)