Capes lança edital com 2.828 bolsas para doutorado sanduíche
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital de seleção do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), em que oferta 2.828 bolsas. A seleção interna, ou seja, nas instituições de ensino superior, ocorre até 30 de janeiro de 2025.
As bolsas têm duração entre quatro e nove meses. A Capes será responsável pelo apoio financeiro aos bolsistas por meio dos seguintes benefícios: mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e adicional localidade, quando for o caso.
O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país. Os projetos dos candidatos homologados deverão estar devidamente alinhados ao Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior.
Para participar, os discentes precisam estar regularmente matriculados em curso de doutorado acadêmico ou profissional no Brasil com nota igual ou superior a quatro na última Avaliação Quadrienal da Capes; comprovar qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil; e possuir a declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e a declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo orientador no Brasil, entre outras exigências previstas no edital.
O Programa de Pós-Graduação (PPG) precisa ter curso de doutorado com nota igual ou superior a quatro na última Avaliação Quadrienal da Capes. Programas de doutorado novos, aprovados na última Avaliação da Capes, poderão submeter proposta desde que tal programa já tenha sido reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Seleção interna
O processo de seleção interna será realizado integralmente pela Instituição de Ensino Superior do candidato, alinhado com o seu Plano de Internacionalização, sendo responsabilidade da Pró- Reitoria de Pós-Graduação, juntamente com os programas de pós-graduação contemplados com bolsas do programa.
O candidato deve apresentar à Coordenação do seu Programa de Pós-Graduação ou à pró-reitoria, a documentação listada no edital, como plano de pesquisa a ser realizado no exterior, currículo lattes atualizado, carta do orientador brasileiro e declaração do coorientador no exterior, entre outros itens.
Finalizado o período da bolsa, o bolsista terá até sessenta dias para retornar ao Brasil, sem ônus para a Capes.