Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto de extensão Uniculturas celebra sétimo aniversário

Data de publicação  27/11/2024, 09:22
Postagem Atualizada há 1 semana
Saltar para o conteúdo da postagem

Representantes, trabalhadores e membros da comunidade acadêmica do Campus dos Malês na abertura do evento. Foto: Uniculturas.

Entre os dias 13, 19 e 22 de novembro, o Projeto de extensão Uniculturas: unidos pela integração, comemorou sete anos de existência com uma programação nos dois estados em que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está presente, Ceará e Bahia.

A abertura oficial das atividades ocorreu no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, onde, este ano, o projeto expandiu as suas atividades.

A coordenadora do projeto, Rosalina Tavares, e o representante Kambulo Mika discorrendo sobre o Uniculturas e seus objetivos. Foto: Uniculturas.

Em Malês o evento reuniu representantes, trabalhadores e membros da comunidade acadêmica, destacando o papel do Uniculturas na integração cultural e artística da Unilab. Entre os presentes, a coordenadora do projeto, professora Rosalina Tavares, conduziu reflexões sobre a trajetória do Unicultutas, ressaltando sua importância para o diálogo intercultural e a promoção das artes. O momento foi enriquecido com apresentações musicais e poéticas protagonizadas pelos novos eixos que compõem o projeto: Grupo de Dança Tukina; Grupo de Dança Kubaliwa e Grupo de Música Unisons.

Para o representante do Uniculturas no Campus dos Malês, o estudante Kambulo Mika Costa, a expansão do projeto para a Bahia representa um marco significativo na integração e valorização das culturas na universidade, pois “Malês possui talentos e o Uniculturas é o projeto referência em termos de valorização das culturas, sendo então o maior projeto de extensão que mantém, ainda, em pé a esperança da integração na Unilab”, salienta.

Membros do Uniculturas e comunidade unilabiana na Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Foto: Uniculturas.

Continuando a programação de aniversário do Uniculturas, no dia 19, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), em Fortaleza, recebeu o Uniculturas e demais alunos da Unilab para participar de programação diversa, com lançamento de livros, apresentação de trabalhos, além de dança e declamação de poesia.

Já em 22 de novembro, o Projeto Uniculturas e o seu eixo de desfile e moda- Unifashion realizou, no Campus da Liberdade/Ceará, a gala final da segunda edição do evento “Top Model Unilab 2024”, com a participação massiva da comunidade acadêmica.

Candidatas do Top Model. Foto: Uniculturas.

Vladimir Fernando Indi, estudante guineense do curso de Letras – Língua Inglesa, foi o vencedor do concurso na categoria masculina, enquanto o título da categoria feminina ficou com Loide de Sousa, estudante angolana do curso de Administração Pública.

O Top Model Unilab tem como principal objetivo integrar estudantes da Unilab ao universo da moda e descobrir jovens talentos, oferecendo-lhes caminhos de conhecimentos na área. Além disso, o evento visa incentivar a desconstrução daquilo que se tem como padrão de beleza. A iniciativa buscou também destacar a valorização das culturas de candidatos a Top Model.

Júri do concurso e vencedores do Top Model Unilab 2024. Foto: Uniculturas.

Candidata brasileira com trajes em alusão à cultura nordestina. Foto: Uniculturas.

O evento foi organizado em duas datas: a gala de apresentação dos candidatos (não eliminatória) em outubro e, em novembro, a gala final, dividida em três apresentações, com desfiles com a camisa do evento, com trajes típicos do país de origem do participante e, por fim, com vestuário de gala.

Segundo a coordenadora do projeto Uniculturas, Rosalina Tavares, “o evento busca integrar e resgatar a integração na Unilab, haja vista que, desde 2017 o projeto Uniculturas realiza atividades e ações pautadas na valorização das culturas e da integração, sendo, neste aspecto, o maior projeto cultural da universidade”, aponta.

Coordenadora do Projeto Uniculturas (esquerda), vencedora do Top Model Unilab 2024, vencedora do Top Model Unilab 2023 e coordenadora do Projeto Unifashion (direita).

Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO