Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Confira orientações/advertências da Comissão de Ética da Lista Tríplice 2024

Data de publicação  23/01/2025, 18:52
Saltar para o conteúdo da postagem

Prezadas e prezados colegas, saudações!

Dirigimo-nos aos segmentos TAE e docente, que utilizam as listas de e-mail institucional da Unilab, a fim de reiterar a importância do cumprimento das normas éticas de conduta. Destacamos que um pleito tranquilo se constrói com a colaboração de toda a comunidade acadêmica como, por exemplo, observando sua conduta e orientando seus pares a manterem uma conduta ética, conforme as regras já divulgadas na cartilha dos  “Parâmetros éticos para o processo de organização da lista tríplice para nomeação de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no quadriênio 2021-2025”, disponível no link: Cartilha Normativas Éticas.

Destacamos, primeiramente, que:

De acordo com regra 1.4 da cartilha, as listas de e-mail institucional devem ser utilizadas exclusivamente para a divulgação de agendas de campanha, como horários de lives, links para reuniões e debates, e planos de gestão.

Isto quer dizer que NÃO é permitido, pelas normas éticas, respostas de apoio ou  saudações de qualquer natureza por parte de candidatos, pessoas ligadas a candidaturas ou eleitores utilizando as listas de e-mail.

Em seguida, evidenciamos a regra 2.1, em que aprendemos que é vedado o uso da lista de e-mails institucionais para promover imagem positiva ou negativa de qualquer candidato(a).

Informamos que a Comissão de Ética verificou trocas de e-mail com as seguintes questões: 1) utilização indevida das listas de e-mails institucionais; 2) conteúdos que ultrapassam a orientação da cartilha, como a confirmação de presenças em eventos, manifestação de reclamações/elogios sobre candidaturas; 3) e-mails com assinatura de cargos institucionais. Tais pontos tornam a comunicação uma infração simultânea à regra 1.4, a regra 2.1, além de outros dispositivos da cartilha, a depender do caso.

Sendo assim, chamamos atenção da comunidade universitária usuária da ferramenta de e-mail institucional a nos voltarmos a seu uso ético e responsável nesta eleição.

Contamos com a colaboração de todos!

Comissão de Ética da Lista Tríplice 2024

Categorias
Palavras-chave