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Icen realiza Seminário de Pedagogia Universitária e debate inclusão de pessoas com deficiência

Data de publicação  31/01/2025, 17:22
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Equipe Icen. Foto: divulgação.

O corpo funcional do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) se reuniu, no último 23 de janeiro, na Fazenda Experimental Piroás, para a primeira parte do III Seminário de Pedagogia Universitária do Instituto. Sempre acontecendo ao início de cada semestre letivo, o seminário é dividido em dois dias: um para os funcionários no Instituto, e outro para os discentes. Nesta edição, o tema abordado foi “Ensino Superior e Inclusão de Pessoas com Deficiências: um diálogo necessário”.

A segunda parte do seminário, voltada aos discentes dos cursos de graduação presenciais do Instituto, ocorre no próximo 3 de fevereiro, das 8h às 16h, no Auditório E-110, no Campus das Auroras.

Da esquerda para a direita, os docentes: Michel Granjeiro, Estefânea Gusmão, Elcimar Martins e Sinara Almeida. Foto: divulgação.

O diretor do Icen, Elcimar Martins, idealizador dos seminários, destaca a importância de eventos como esse. “O Seminário de Pedagogia Universitária do instituto vem se consolidando como estratégia formativa, construída com os pares. Inclusão no Ensino Superior, tema da III edição, foi uma sugestão feita a partir do II Seminário. É preciso registrar o encantamento e o engajamento dos servidores do Icen com a temática”, ressalta.

O seminário teve como convidada a docente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Estefânea Gusmão. Neuroatípica e mãe de dois filhos com autismo, Gusmão virou especialista no tema inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) na Educação, ministrando palestras sobre o assunto em diversas universidades, e dividiu seus conhecimentos e experiências com o público do Icen.

Estefânea Gusmão. Foto: divulgação.

“Estar com colegas dedicados a aprender o processo de inclusão nesse dia de planejamento da equipe docente do Icen foi um presente para mim e me permitiu nutrir a esperança de dias melhores para a educação de pessoas com deficiência. Que a atitude e dedicação se perpetuem e todos sairemos melhores”, declarou Estefânia Gusmão.

 

Momento de integração

 

O seminário é também um momento de integração entre docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs), estagiários e demais funcionários do Icen. Pela manhã, Mylene Miranda, professora do curso de Licenciatura em Física, declamou um poema e interpretou uma canção em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Viviane Oliveira. Foto: divulgação.

Entusiasta do ensino inclusivo, Mylene compartilha sua impressão sobre o evento. “O seminário foi superimportante para mim. Por ser docente, por ter sobrinhos e afilhados no Transtorno do Espectro Autista (TEA), por acreditar que é fundamental o acolhimento e que minha mediação no aprendizado na sala de aula tenha que estar minimamente preparada para receber as pessoas com deficiência”, declarou.

 

À tarde, foi a vez de Viviane Oliveira, docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, expor aos colegas suas vivências como mãe de criança autista. “Partilhar sobre autismo e inclusão no seminário do Icen gerou em meu coração uma grande satisfação e alegria, porque quando partilhamos nossas vivências, quando vemos a visão e experiência do outro, acabamos nos colocando no lugar do outro e passamos, com isso, a perceber como podemos nós também sermos agentes de transformação na sociedade que queremos construir”, diz Oliveira, que já produziu livros infantis e para famílias atípicas, além de materiais para professores, com o intuito de facilitar a temática. Viviane também mantém um canal no Youtube (Vivi Mãe da Beca) e um perfil no Instagram (@vivimaedabeca), em que  compartilha suas experiências junto à filha, Rebeca.

Discutir a inclusão de pessoas com deficiência na universidade envolve não só docentes e discentes, mas também outros atores que compõem o ambiente acadêmico. Técnica de Laboratório, Yasmine Aquino registra sua impressão sobre o seminário. “O seminário da professora Estefânea foi muito esclarecedor e me fez repensar o cotidiano com colegas servidores, colaboradores e discentes, para que possamos construir um ambiente acadêmico mais inclusivo e acolhedor para todos”, avalia.

 

Núcleo de Educação Inclusiva do Icen

O dia de discussões sobre o tema resultou no encaminhamento da criação do Núcleo de Educação Inclusiva do Icen. “Não podemos mudar o mundo sozinhos. Não podemos construir a escola e a sociedade inclusivas que desejamos sem nos unirmos, sem acolhimento, sem respeito e sem lutar por equidade e justiça social. Que o seminário pedagógico de 2025 do Icen tenha sido uma semente plantada em solo fértil para que colhamos num futuro próximo bons frutos” declara Viviane.

Ainda nesse dia, os coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação do Icen, além das chefias do Serviço Acadêmico e do Serviço Administrativo, fizeram uma breve avaliação do trabalho realizado e dos resultados obtidos no ano de 2024.

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