Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Participe do projeto de Extensão Hécate Magistral, que aproxima universidade, comunidade e farmácia de manipulação

Data de publicação  14/04/2025, 13:09
Saltar para o conteúdo da postagem

O projeto de extensão Hécate Magistral, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde da Unilab (ICS), objetiva compartilhar o saber entre a universidade, comunidade acadêmica e do entorno dos campi, e farmácias de manipulação do Maciço de Baturité e países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Coordenado pelo professor Leslie Ferraz, o projeto, do curso de Farmácia, atua através da criação de conteúdo semanal de fácil entendimento no instagram e conteúdo mensal em uma newsletter de cunho técnico-científico.

“Percebemos a necessidade de aproximar a farmácia magistral [farmácia de manipulação] da comunidade, mas também da Unilab, visando networking, convênios de estágio e maior empregabilidade para os nossos egressos”, informa Ferraz.

Desta forma, a ideia é criar conteúdos populares baseados em evidência científica acerca de temas de interesse público e potencialmente virais, versando sobre Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia, além de realizar ações extensionistas em escolas e instituições locais.

O nome Hécate remete diretamente à Deusa tríplice, uma divindade comum a várias mitologias, que controla o passado, o presente e o futuro. Na mitologia grega, a deusa é representada pela tocha, que traz iluminação; pela chave, que abre os caminhos; e pela serpente, símbolo comum aos cursos de saúde. “Em outras palavras, essa figura foi escolhida para representar como o conhecimento pode iluminar novos caminhos e trazer o poder transformador da cura através da educação e popularização da ciência e tecnologia associadas aos conteúdos da farmácia magistral. Além disso, o projeto é majoritariamente gerenciado por bolsistas e voluntárias e tem uma visão integrativa de como os países membros da CPLP atuam neste segmento farmacêutico”, conta o docente responsável.

Siga a Hécate Magistral no Instagram: @hecate.magistral e assine a newsletter neste link: News do Hécate Magistral.

Categorias
Palavra-chave