Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Egresso da Unilab tem melhor nota do Ceará no Programa de Doutorado Renorbio

Data de publicação  18/08/2025, 15:34
Postagem Atualizada há 3 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

 

 

Iuri Martins durante apresentação de TCC na Unilab. Foto: acervo pessoal.

O egresso do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Francisco Iuri da Silva Martins obteve a melhor nota entre as vagas disponíveis no Ceará do Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Iuri Martins formou-se na turma de 2024.2, ingressando direto no doutorado, sem passar por um mestrado antes. Além disso, alcançou a terceira melhor nota do Nordeste.

Formado pelo Curso de Graduação em Farmácia da Unilab, que está em sua terceira turma, Iuri Martins demonstra o alto nível de formação oferecido pela universidade. “Uma trajetória de muito trabalho, muita dedicação e foco na pesquisa. Durante a graduação toda eu tive a oportunidade de ser bolsista de quatro projetos de pesquisa, de participar de inúmeros eventos científicos no estado e fora do estado, tive também um estágio extracurricular em São Paulo, através da Academia Brasileira de Ciências, enfim, foram cinco anos voltados para a produção cientifica, para o mundo acadêmico, e eu acho que isso foi fruto de muito trabalho e da confiança dos meus orientadores da graduação, tem muito deles, da confiança e dedicação que eles tinham comigo, nos projetos de pesquisa em que eu fui bolsista, fui voluntário; fui também monitor voluntário durante a graduação”, conta Iuri sobre o período da graduação na universidade.

Iuri Martins em foto de colação de grau. Foto: acervo pessoal.

O egresso destacou ainda o enriquecimento profissional obtido a partir da troca com pessoas de outros países, algo possível devido ao caráter internacional da Unilab. Como sugestão, Iuri acredita que a universidade poderia contribuir um pouco mais para a participação dos estudantes em eventos científicos fora do estado. “Eu acho que a universidade apoia bastante a iniciação científica dos alunos, mas poderia ter um programa que ajudasse os alunos de iniciação científica a levar seus trabalhos para fora do estado, congressos etc.”, sugere.

Formação

A conquista de Iuri Martins põe em destaque a qualidade do ensino e o compromisso da Unilab em preparar profissionais de excelência. A universidade ofertou possibilidades e Iuri soube aproveitá-las: ele foi monitor da disciplina de Métodos e técnicas de microbiologia aplicada à farmácia, sob orientação da professora Luanne Nunes, e bolsista de pesquisa dos projetos Bioprospecção de enzimas hidrolíticas extracelulares e bioativos com potencial antimicrobiano em micro-organismos do gênero Bacillus, da docente Luanne Nunes; Comparação entre qualidade de vida e qualidade do sono de estudantes brasileiros e africanos e Inquérito sobre qualidade de vida e do sono de acadêmicos de universidade de cooperação internacional afro-brasileira, ambos do docente Gilvan Felipe; e Conhecimentos dos profissionais de saúde dos centros de atenção psicossocial do Maciço de Baturité acerca do uso terapêutico da cannabis, da professora Aline Monte. O trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado pelo egresso intitula-se “Caracterização físico-química, perfil fitoquímico e avaliação da atividade antimicrobiana e citotoxicidade de maytenus ilicifolia: insights farmacológicos” e estará disponível no repositório da Unilab em breve.

Saiba mais sobre o curso de Farmácia.

Categorias
Palavra-chave