Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Colação de grau na Unilab celebra cumprimento de ciclo na graduação

Data de publicação  12/01/2026, 14:36
Saltar para o conteúdo da postagem
Foto: Secom/Unilab.

A noite de 8 de janeiro foi de celebração para 218 estudantes, agora graduados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Energias, Farmácia, História, Humanidades, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Sociologia.

As irmãs Ivoneide e Ioneide Oliveira chegaram cedo ao Campus das Auroras, em Redenção/CE, para acompanhar a colação de grau da sobrinha Grazieli Oliveira, formanda em Serviço Social. Avós, pais, tios e primos saíram do município de Pentecoste para participar de sua terceira colação de grau na universidade, sem contar a colação de grau on-line do filho de Ivoneide Oliveira, Yuri, formado em Biologia durante a pandemia de Covid-19. A família já tem uma história de amor com a Unilab: formaram-se antes Roniele, também em Serviço Social, e Raiane, em Pedagogia. Nos próximos semestres, será a vez de Rodrigo, que concluirá o Bacharelado em Humanidades.

Família Oliveira fretou um ônibus e saiu de Pentecoste a Redenção para participar da colação de grau. Foto: Secom/Unilab.

“Nós fretamos um ônibus e viemos toda a família prestigiar a Grazieli. São os avós, os tios, pais, primos. Eles [os sobrinhos e filho formados na Unilab] são nosso orgulho, alegria, satisfação!”, celebram as tias.

A colação de grau remete à realização de um sonho, sentimento traduzido pela vice-reitora Eliane da Costa em sua fala. “A Unilab foi imaginada e sonhada por muitos. Sonhamos muito com essa universidade e vocês são a realização desse sonho. Sonho também de um homem, operário, que, mesmo sem diploma, foi o presidente que mais construiu universidades em nosso país”, afirmou.

Vice-reitora, Eliane da Costa, durante sua fala na cerimônia de colação de grau. Foto: Secom/Unilab.

A vice-reitora salientou ainda que a formação profissional e acadêmica é um processo contínuo, não se encerrando com a graduação. “Esse é um momento inconcluso, o início de uma jornada contínua de aprendizado. Como disse o filósofo Nego Bispo, eu acredito no ‘começo, meio, começo’. Vocês não recebem só um diploma, mas ferramentas para leitura crítica do mundo e para intervir nele, como dizia o educador Paulo Freire. Vivam a profissão de vocês com paixão e dignidade!”, finalizou.

Oradora Nicoly Duarte, do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL). Foto: Secom/Unilab.

Os oradores concludentes partilharam da ideia de jornada contínua de aprendizado. Nicoly Duarte, oradora do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), também lembrou Paulo Freire. “Crescemos como sujeitos mais críticos e conscientes do nosso papel social e compromisso com a educação e com o esperançar. Nós conseguimos! Nos formamos em uma universidade pública, gratuita e de qualidade! Este não é um ponto final, mas um lindo começo!”, disse.

A oradora do ICSA, Edmilsia Vasconcelos, sublinhou a importância das diferenças, “indispensáveis ao amadurecimento da vida coletiva”. Concludente da primeira turma de Serviço Social, Edmilsia considera que é preciso coragem para permanecer, referindo-se aos desafios do curso quando recém-criado na Unilab.

Ainda sobre aprender com as diferenças, Gabriel Farias, orador do Instituto de Humanidades (IH), agradeceu a troca que a universidade possibilita com povos indígenas, quilombolas, africanos de língua portuguesa, ciganos e de terreiros, além das mães solo e pessoas LGBTQIAPN+, que são uma parte importante da comunidade acadêmica.

Orador Mateus da Silva, do Instituto de Ci~encias da Saúde (ICS). Foto; Secom/Unilab.

Gabriel de Oliveira, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), e Mateus da Silva, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), reverenciaram a trajetória formativa já com olhos voltados para o futuro. “Em alguns momentos, passos precisaram ser dados para trás, mas vivemos um ciclo virtuoso que nos tornou resilientes e nos formou profissionais capazes de enxergar além dos problemas”, disse Gabriel. Para Mateus, “agora é o momento em que começam a rolar os créditos e a luz se acende, mas, na verdade, o filme está começando! Reforçamos nosso compromisso com a vida, em aliviar a dor e cuidar das pessoas!”.

A oradora Vitória Silva, do Icen, lembrou a trajetória iniciada em meio à pandemia de Covid-19, ressaltando que o que fica na memória são “anos preenchidos com conhecimento, alegria e amadurecimento”. Já Sophia Luz, do IDR, lembrou que “nada cresce sem preparo, paciência e respeito” e, assim como na Agronomia, também ocorre na formação acadêmica.

Prêmio Optica

Ganhadores do Prêmio Optica. Foto: Secom/Unilab.

Receberam o Prêmio Optica o formando do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) Daniel Pacheco;Davi Carneiro e Almamo Nampam-Na, do Instituto de Humanidades (IH); Benedito Besse, do Instituto de Linguagens e Literaturas; Denilza Lane, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza; Alisson da Silva, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); e Nalberth Silva, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

O Prêmio Optica é uma iniciativa do projeto Unilab Student Chapter, formado por professores e estudantes da Unilab. O prêmio homenageia estudantes que, ao longo de sua trajetória acadêmica, conseguiram se engajar de forma bem-sucedida em atividades de pesquisa e extensão.

Autoridades

A mesa da cerimônia de colação de grau reuniu a vice-reitora da Unilab, Eliane da Costa; o pró-Reitor de Graduação em exercício, Luís Carlos Ferreira; e os coordenadores e coordenadoras dos cursos de Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Energias, Farmácia, História, Humanidades, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Sociologia.

Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO