Pós-Graduação em Saúde da Família da Unilab alcança Nota 5 em avaliação da Capes
5 é a nota máxima atribuída a programas profissionais
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) celebra uma conquista histórica: o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), obteve nota 5 nos Resultados Parciais da Avaliação Quadrienal Capes (ciclo 2021–2024), divulgados nesta segunda-feira (12). Esta é a nota máxima atribuída a programas profissionais, representando o mais alto reconhecimento nacional em qualidade de formação, impacto social e excelência acadêmica.
Com esse desempenho, o PPGSF torna-se o primeiro programa da Unilab a alcançar nota 5 na modalidade profissional, reafirmando o compromisso institucional com a qualidade da pós-graduação e com a formação de profissionais capazes de transformar realidades no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos territórios onde atuam.
Sobre o PPGSF Renasf
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), integrante da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), caracteriza-se por ser um programa profissional, presencial e organizado em rede, com Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) e Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF).
O PPGSF Renasf está sediado em seis estados do Nordeste e conta com a participação de 11 Instituições de Ensino Superior (IES), configurando uma estrutura multicêntrica e em rede, colaborativa e integrada, voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e do SUS.
A avaliação da Capes destacou, para a obtenção da nota máxima, alguns pontos: a consistência da proposta acadêmica e pedagógica; a atualização da matriz curricular e das estratégias metodológicas; a qualificação e inserção do corpo docente no SUS; a relevância dos produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos; o impacto social, regional e nacional das ações da Rede; e o sólido planejamento estratégico e os processos de autoavaliação.
Renasf Unilab é referência
“Esses elementos foram fundamentais para que o Programa se consolidasse como referência em inovação, formação e produção de conhecimento em Saúde da Família”, conclui o coordenador do programa na Unilab, professor Jairo de Morais. Além disso, o coordenador afirma que “a nota 5 reconhece a excelência construída coletivamente e reafirma o papel estratégico do PPGSF Renasf no fortalecimento da educação, da pesquisa aplicada e do cuidado em saúde no Maciço do Baturité, Nordeste e em todo o País”.
O coordenador-geral da Rede, Roberto Wagner de Freitas, destaca o trabalho realizado em equipe para conquistar o resultado excelente demonstrado com a avaliação da Capes. “Essa nota é fruto do trabalho coletivo de docentes, discentes, egressos, equipes técnicas e instituições parceiras, que constroem diariamente um programa forte, comprometido com o SUS, a ciência e a transformação social”, disse.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab lança chamada interna de submissão de propostas ao Programa Pró-equipamentos da CAPES
- Instituto de Ciências da Saúde divulga resultado final referente ao edital nº 01/2023 do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (Renasf)
- Programa de Pós-graduação em Saúde da Família recebe homenagem em encontro da Renasf
- Novo portal da Capes traz mudanças na interface e navegação, para facilitar acesso