Inscrições abertas de 24/06 a 12/07 para seleção de bolsista, com 18 vagas, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena/LIINDI da Unilab
A Pró-reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), abre inscrições, exclusivamente on-line, para o processo seletivo destinado à formação de CADASTRO DE RESERVA para atuação no 5º ciclo formativo/semestre, como BOLSISTA na função de Professor/a Formador/a I, Professor/a Formador/a II e Formador/a Convidado/a, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena/LIINDI, conforme quadro de vagas, no âmbito do PROGRAMA NACIONAL DE FOMENTO À EQUIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR Equidade/CAPES/MEC, conforme o Edital Prograd nº 11/2026.
Os interessados deverão se inscrever pelo Formulário Eletrônico, no prazo de 24/06 a 12/07.
Será destinado um mínimo de 50% das vagas para formadores/as indígenas pertencentes aos grupos étnicos do Estado do Ceará, que atendam aos requisitos do PARFOR EQUIDADE EDITAL 23/2023, para a função de Professor/a Formador/a I ou Professor/a Formador/a II, com atuação comprovada na área de concentração do curso: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
As vagas para Formadores/as Convidados/as são destinadas, em sua totalidade, para formadores indígenas pertencentes aos grupos étnicos do Estado do Ceará (Troncos Velhos/Mestres da Cultura, Lideranças, Caciques, Pajés ou indígenas com notório saber).
As demais vagas serão destinadas para a função de Professor/a Formador/a I ou Professor/a Formador/a II, tendo prioridade de lotação os/as docentes e técnicos da Unilab e docentes e gestores das secretarias (municipais ou estadual) de educação do Estado do Ceará, que atendam aos requisitos do PARFOR Equidade Edital nº 23/2023, com atuação comprovada na área de concentração do curso: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A aprovação neste processo seletivo não garante o imediato início das atividades, estando sua convocação condicionada à demanda de lotação apresentada pelo curso e à distribuição das atividades docentes pelo Coordenador.
A participação do/a candidato/a está condicionada aos requisitos exigidos e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital Prograd nº 11/2026, das quais não poderá alegar desconhecimento.
A validade do presente edital é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, a partir da data de divulgação do resultado final.
Sobre o curso
O objetivo da Licenciatura Intercultural Indígena ofertada pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na modalidade PARFOR EQUIDADE é promover reparação histórica aos povos indígenas por meio do ingresso, permanência e conclusão de curso de Ensino Superior.
O curso de licenciatura Intercultural Indígena da Unilab propõe-se a implantar e desenvolver programas/projetos de ensino, pesquisa e extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados nos contextos local e regional, fundamentados por concepções interculturais demandadas pelas sociabilidades indígenas em seus territórios e aldeias, a partir do compartilhamento de experiências e do conhecimento adquirido reciprocamente enquanto mecanismos de transformação em direção a sociedades mais justas e equânimes. A sua área de concentração é a de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
As inscrições
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período indicado no Cronograma do Edital Prograd nº 11/2026. O período de inscrição será de 24/06 a 12/07, exclusivamente pelo formulário eletrônico (https://forms.gle/tMmYG9u89TyAVtrn7).
Inscrições enviadas em quaisquer períodos que não correspondam ao estabelecido não serão consideradas.
Cronograma

Confira o Edital Prograd nº 11/2026
Acompanhe as informações na página (https://unilab.edu.br/licenciatura-intercultural-indigena-parfor-equidade/).
Outras informações via e-mail da Coordenação Licenciatura Intercultural Indígena: (coord.liindi@unilab.edu.br).