Unilab realiza primeira agenda oficial com o novo ministro da Educação
A primeira agenda oficial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) - representada pelo reitor Roque Albuquerque -, no Ministério da Educação (MEC), com o novo ministro da pasta Camilo Santana, aconteceu na última sexta-feira (10/03), em Brasília
A primeira agenda oficial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – representada pelo reitor Roque Albuquerque -, no Ministério da Educação (MEC), com o novo ministro da pasta Camilo Santana, aconteceu na última sexta-feira (10/03), em Brasília.
“Essa agenda pra nós da Unilab é um momento muito importante. Acima de qualquer coisa, estamos falando da expansão da Unilab. Sabemos que nós temos uma série de necessidades internas e elas estão na pauta, sendo buscadas como prioridades”, destacou Albuquerque, sobre a reunião. Ainda segundo o reitor, foram citadas no encontro com o ministro da Educação as necessidades de infraesturutra da Unilab, tendo o campus dos Malês com foco urgente, uma vez que não possui prédio próprio. Ainda sobre o campus no território baiano, também foi mencionada a urgência da construção de 12 salas de aulas. “O ministro [Camilo Santana] disse que está correndo para dar pontapé inicial nessa questão da infraestrutura”, relatou o reitor Roque Albuquerque.
Outro ponto mencionado na reunião foi sobre o curso de Medicina, cuja negociação sobre seu funcionamento avançou durante o encontro. Essa e outras pautas serão retomadas em nova reunião. Também foi colocada no centro da reunião, pelo prefeito de Itapipoca Felipe Pinheiro e o deputado Guilherme Landim, a reivindicação da parceria entre a prefeitura de Itapipoca e a Unilab, para transformar esse município cearense em uma cidade universitária. “Os cursos que foram solicitados de início foram Engenharia de Energias e Ciências da Computação. E nós da Unilab atendemos prontamente o pedido do ministro para elaboração de um projeto”, explicou Albuquerque.
Para o reitor da Unilab, a ideia é abrir novas vagas de concurso na Unilab nesses campi fora de sede, com oportunidades para docentes, técnico-administrativos em educação e terceirizados, sem necessidade de deslocamento de pessoal já concursado pela universidade. “Isso é uma grande oportunidade para a cidade de Itapipoca, que possui grupos indígenas, especialmente tremembés, e também uma comunidade muito histórica e marcante quilombola. É uma cidade de montanha, mar e e semi-árido do sertão; creio que uma região em que é possível ter grande impacto”, apontou o reitor Roque Albuquerque, que destacou, também, que esse pedido foi feito pelo ministro Camilo Santana, com caráter de urgência.
“Seguimos de volta ao Ceará com o senso que o dever está sendo feito. Os frutos não aparecem nos momentos que se plantam. Mas quando germinados, quando nascerem e florescerem, frutos bons aguardam a Unilab nesse momento”, concluiu o reitor da Unilab, sobre o encontro no Ministério da Educação. Participaram da reunião, além do reitor da Unilab Roque Albuquerque e o ministro da Educação Camilo Santana, o prefeito de Itapipoca Felipe Pinheiro; o deputado Guilherme Landim; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Evandro Leitão.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ciclo de debates online “Conhecimento, Cultura Islâmica e Religiosidade” ocorre dia 8/11, às 14h30; inscrições abertas
- Festival das Culturas apresenta a diversidade de artes e sabedorias no campus dos Malês, nos dias 29 a 31/10; confira a programação
- Até 27/10, abertas inscrições no processo seletivo especial, que oferta 128 vagas nos cursos de graduação, pelo Programa de Ações Afirmativas
- No dia 24/10, às 14h, no auditório do campus dos Malês, acontece roda de conversa “Mulheres africanas, sistema de saúde e tecnologias ancestrais de autocuidado”
- Hoje (segunda-feira, 16) é o último dia de inscrição no Mestrado em Estudos de Linguagem – ingresso em 2025