Inscrições abertas para o minicurso “O mapa geopolítico dos conflitos globais e os desafios dos Direitos Humanos”, que ocorre dia 26/08, às 14h, no pátio da Unidade Acadêmica dos Palmares 02

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: andrealvesdelima@unilab.edu.br. No total, estão sendo ofertadas 80 vagas.

Data de publicação  21/08/2024, 08:46
Postagem Atualizada há 6 dias

O mapa geopolítico dos conflitos globais e os desafios dos Direitos Humanos é o tema do minicurso que será ministrado no dia 26 de agosto, às 14h. O local do evento foi alterado e será no pátio da Unidade Acadêmica dos Palmares 02.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail andrealvesdelima@unilab.edu.br. No total, estão sendo ofertadas 80 vagas.

O evento – realizado no âmbito da I Semana Internacional de Humanidades – é promovido pelo projeto de extensão Observatório das Relações Internacionais, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no mundo multipolar, coordenado pelo docente da Unilab Sebastião André Alves de Lima, do curso de Sociologia.

Minicurso

O minicurso O mapa geopolítico dos conflitos globais e os desafios dos Direitos Humanos tem como objetivo mapear os principais conflitos globais e analisar quais os limites de aplicação dos Direitos Humanos nesses territórios de violência, privilegiando os conflitos no continente africano e as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Em um mundo de intensas transformações sociais, políticas, culturais e econômicas, permeado de conflitos, qual a situação e a posição dos países em guerra no campo dos Direitos Humanos? Essa é a principal indagação que irá orientar esse minicurso.

“Para compreender as mudanças e as transformações no mundo e do mundo, é necessário conhecimento e educação, que conduzem a uma reflexão e possibilitam a aquisição do autoconhecimento estabelecido a partir de múltiplos contextos, como preconiza Paulo Freire. Nesse quadro, o minicurso proposto desponta como um elemento de ligação entre o conhecimento científico produzido na universidade e os estudantes e a comunidade, construindo e desconstruindo saberes, inclusive na área de Relações Internacionais”, aponta o docente Sebastião Lima.

CONTEÚDO RELACIONADO