Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab esteve presente na assinatura de criação da Cátedra Jorge Amado na Universidade de Havana

Na ocasião, foi iniciado um diálogo sobre futuras parcerias em pesquisas e projetos entre as duas universidade.

Data de publicação  24/02/2025, 17:50
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

No dia 10 de fevereiro, ocorreu na capital de Cuba a assinatura de memorando de entendimento entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) e a Universidade de Havana, representadas respectivamente pela Presidente Denise Pires Carvalho e a Reitora Miriam Nicado Garcia. Dentre os objetivos do memorando, está a criação da Cátedra Jorge Amado, cujo objetivo é promover o intercâmbio de estudantes e pesquisadores na modalidade cátedra, com bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Esta é a primeira Cátedra criada pelo Brasil em cooperação com um país do Sul Global.

Segundo a nota da Capes: “O documento faz parte do acordo de cooperação assinado entre a Capes e o Ministério da Educação Superior de Cuba, em março de 2024, para promover ações conjuntas de pesquisa e ensino entre universidades brasileiras e cubanas. A parceria, firmada durante a CRES+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES), em Brasília , prevê atividades e projetos para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e difusão de tecnologia.”

O ato ocorreu na reitoria da Universidade de Havana e contou, entre os presentes, com a participação da diretora do Campus dos Malês, professora Mírian Reis, representando a Unilab em um conjunto de ações de cooperação educacional no país.

Da esquerda para a direita: Miriam Garcia, Mírian Reis e Denise Pires.

Na ocasião, foi iniciado um profícuo diálogo sobre as possibilidade de parceria em diversas linhas de pesquisa e projetos entre a Unilab e a Universidade de Havana, com possibilidade de desdobramentos breves, em interlocução entre as reitorias das duas instituições.

A participação da Unilab na assinatura do ato que criará a primeira cátedra em parceria com um país do Sul global reforça sua missão institucional na perspectiva de desenvolvimento regional de cooperação Sul-Sul, prevista em seus documentos basilares.

O edital da Cátedra Jorge Amado deve ser publicado ainda no primeiro semestre de 2025 e pretende incentivar pesquisas na área de cultura e literatura, bem como a formação de professores e cientistas.

 

Categorias