Colação 2025.1: orgulho de promover o desenvolvimento regional, nacional e internacional

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) completou 15 anos de sua lei de criação (nº 12.289/2010), neste 20 de julho de 2025. E, na tarde do dia 30/07, realizou mais uma cerimônia de colação de grau, para 19 novos profissionais dos cursos: Bacharelado em: Administração Pública, Enfermagem, Engenharia de Energias, Farmácia e Humanidades; Licenciatura em: Letras – Língua Portuguesa, Pedagogia e Química.
A edição da colação 2025.1 contou com a participação do reitor da Unilab, Roque Albuquerque e do pró-reitor de Graduação (Prograd), Thiago Araújo, além da presença dos coordenadores e representantes de curso: Aline Feitoza (Enfermagem); Janaína Almada (Engenharia de Energias); Leandro Lopes (Humanidades); Francisco Wirley Ribeiro (Química); além de Yara Oliveira (Farmácia); e de Luís Ferreira (Pedagogia), no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.
Além destes, compareceram os gestores e representantes: Lucas Luz (Proplan); Lucas Daniel Monteiro (Proadi); Cláudia Carioca (Propae); Ricardo Ossagô (Proex); Sabi Bandiri (Prointer); Rebeca Lima (SGP); Elcimar Martins (ICEN); Daniel Sousa (ICS); Talita Silva (DSibiuni); João Felipe Nascimento (chefe de Gabinete da Reitoria); Álvaro Silva (chefe da Secragi), além dos discentes, parentes, convidados e demais participantes.

Thiago Araújo (Prograd) e Roque Albuquerque (Reitor) 
Equipe Unilab 
Docentes da Unilab
Após abertura dos trabalhos realizada pelo reitor da Unilab, o concludente do curso de Letras – Língua Portuguesa, Diego Yuri Lima do Nascimento, realizou o momento do Juramento diante dos novos profissionais formados pela equipe Unilab. Logo depois, foi realizada a outorga de grau.

Cerimônia de Colação de Grau 2025.1 
Graduandos 
Juramentista – Diego Nascimento (Letras) 
Juramento 
Lista de graduandos 
Outorga de grau 
Orador da turma – Shiffer Lima (Farmácia)
Em destaque, o primeiro angolano formado em Farmácia, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Shiffer Cláudio Pereira Jorge Cruz Lima, efetuou seu discurso de orador da turma, em representação a todos presentes.
“… a universidade gera não apenas pessoas especializadas, mas também, a sabermos lidar com pessoas. A Unilab é excelente nisso! Várias nações se encontram aqui com o propósito de vencer na vida e acabamos por aprender a lidar com pessoas de todas as personalidades”. (Shiffer Lima – farmacêutico)
15 anos da Unilab
Diante dos presentes, o docente do ILL e reitor da Unilab, Roque Albuquerque fez seu pronunciamento destacando as ações da jovem universidade com também os planos em andamento e os futuros. Assim como destacou que: “… temos muito a superar. Estamos bem na área de investimento. Estamos construindo e melhorando (os campi da Unilab). Em visita ao Campus das Auroras, Roque Albuquerque já escolheu o nome da rua principal do campus:
“Lindo passar na “Avenida das Nações”, em frente ao campus das Auroras. Muito foi superado. Antes, neste período chuvoso, era lama e atoleiros. Coloquei meus pés lá e senti muita emoção. Lembrei-me da entrada. Foi muita luta. Já estamos com o primeiro bloco da residência universitária pronto para entrega. Foi difícil. Mas, estamos celebrando. Fazer gestão é assim!”
Roque Albuquerque – reitor da Unilab




Reitor da Unilab, Roque Albuquerque
Logo depois, foi realizada a entrega simbólica dos diplomas junto às autoridades e docentes:

Curso de Farmácia 
Curso de Engenharia de Energia 
Curso de Pedagogia 
Curso de Humanidades 
Curso de Letras – Língua Portuguesa 
Curso de Enfermagem 
Curso de Química
“Estamos completando 15 anos. Somos debutantes. Esta universidade é muito forte. Ela é somente uma adolescente. Mas, a força dela é de alguém gigante. É um orgulho chegar num lugar, ver nosso símbolo. Sinto-me emocionado! ”
Prêmio Óptica – Unilab Student Chapter
Durante a cerimônia, foram agraciados com o Prêmio Óptica os estudante que, ao longo de sua trajetória acadêmica, conseguiram se engajar de forma bem-sucedida em atividades desenvolvida pelo projeto, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da Unilab.
O Prêmio Óptica é vinculado ao projeto Unilab Student Chapter – capítulo estudantil da Unilab, vinculado à instituição americana The Optical Society (OSA) e reconhecida pelo Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds/Unilab). Confira os perfis do grupo no Instagram ou no Facebook.
Nesta edição receberam o prêmio: Vitória Castro (IDR); Na da Cunha (ILL); Vitória Barros (IH) e José Martins (ICS).
Segundo Roque, a Unilab está retomando, junto ao governo responsável, todas as tratativas do Prêmio Óptica – Unilab Student Chapter, já que a Unilab havia sido escolhida como parceira, quando concorremos ao edital, para dar sequência às ações no projeto na universidade.

Equipe Óptica 
Vitória Castro (IDR) 
Na da Cunha (ILL) 
Vitória Barros (IH) 
Representante de José Martins (ICS)
No contexto das ações direcionadas aos estudantes internacionais, parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o beninense e atualmente o pró-reitor da Prointer, Sabi Bandiri, falou de sua alegria pela conquista da graduação do primeiro angolado formado em Farmácia pela Unilab. “15 anos da Unilab: Para nós é um sonho realizado, diante da proposta da criação da Unilab (Brasil-África), com “Formação de quadros” para os países africanos. Em 15 anos podemos ver a formação de vários quadros, em diversas áreas que a Unilab dispõe. Assim também, temos projeto de formação de quadro de serviços administrativos em universidades africana. Em breve, teremos médicos africanos formados pela Unilab. É uma honra!”.

Graduados internacionais e Sabi Bandiri (pró-reitor da Prointer)
Como coordenador do projeto Óptica e professor do IEDS, Sabi Bandiri esclareceu que foram escolhidos 04 estudantes (03 em 2024) e 01 em 2025 (sendo selecionado o atual presidente do projeto Unilab Student Chapter – Adulai Djaló, curso de Engenharias de Energias). “Dessa seleção – encontro juvenil mundial dos líderes do projeto Chapter, é mais uma honra do reconhecimento de um trabalho bem feito no Chapter que irá representar a Unilab, a lusofonia e o Brasil. É fruto de um trabalho de dedicação de nossos alunos”. (Sabi Bandiri – pró-reitor da Prointer)
Entre as histórias de destaque nesta edição, apresentamos a conquista das gêmeas (Beatriz Blanda e Carla Blenda de Lima, nascidas na cidade de Maracanaú/CE. Ambas se formaram nesta última turma, em licenciatura em Química.
Para Carla Blenda de Lima, o curso de Química é sinônimo de “muita luta e coragem”. Para o futuro, Carla pretende fazer concurso na área de Educação e busca atuar na área juntos às escolas de Maracanaú/CE. Já Beatriz Blanda de Lima, também formada, pretende entrar para o mestrado e doutorado, além de participar de concursos públicos para área. Beatriz relatou sobre a alegria dos pais ao saber do duplo resultado do Enem. “Foi um momento de grande alegria quando meus pais souberam que a gente passou juntas na Unilab. E hoje, estão conosco super orgulhosos e felizes com nossa conquista”.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Campus dos Malês celebra colação de grau de 56 novos profissionais
- Campus dos Malês da Unilab celebra formatura de 67 graduados, de 6 cursos
- Unilab celebra colação de grau de 267 novos profissionais
- Campus dos Malês celebra formatura de 58 graduados, de 6 cursos
- Campus dos Malês da Unilab celebra formatura de 69 estudantes de 7 cursos

