Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projetos de estudantes da Unilab são premiados no III Inova Maciço, durante a XI Semuni

Data de publicação  02/10/2025, 10:06
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Três projetos de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foram premiados durante o Pitch day do III Inova Maciço – evento de inovação do Maciço do Baturité que integrou a programação da XI Semana Universitária da Unilab, no mês de setembro, no campus das Auroras. O Inova Maciço foi promovido em parceria entre a Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT/Unilab) e o Sebrae/CE.

Em primeiro colocado ficou o projeto Aba-Yomi, que trabalha com transformação de produtos locais em snacks saudáveis. A startup, nascida na Unilab também já conquistou o 1º lugar entre as 10 melhores iniciativas na Expofavelas, a maior feira de empreendedorismo da América Latina voltada para as periferias.

Em segundo colocado ficou o o projeto Conecta Maciço – uma startup social que oferece uma plataforma inovadora, focada em criar oportunidades reais de trabalho e capacitação para jovens do Maciço de Baturité. Ao unir tecnologia, inclusão produtiva e parcerias institucionais, busca transformar o cenário de emprego jovem, aproximando talentos de demandas do mercado local e promovendo o desenvolvimento socioeconômico de toda a região. Entre os participantes da equipe estão estudantes de Administração Pública, Glória Evangelista e Joana Lima, e o estudantes de Engenharia da Computação Pedro Henrique. Segundo membros da equipe, “com o apoio recebido e o reconhecimento conquistado, avançaremos para a fase de prototipação do projeto, ampliando parcerias e preparando o lançamento para ampliar ainda mais nosso impacto social”, avaliam.

Em terceiro colocado ficou o projeto Ubutec (ubutec.com.br), que nasceu para facilitar a vida dos estudantes que precisam encontrar moradia perto do campus da Unilab. A plataforma conecta estudantes a imóveis verificados, seguros e acessíveis, reduzindo tempo, custos e riscos. Para proprietários, oferece exposição qualificada e menos vacância. Os estudantes e proprietários podem acessar o site de forma gratuita para testar, validar e até mandar feedbacks. O projeto já participou em eventos, como o Siará Tech Summir, Feira do Conhecimento 2024, e já foi premiado no Desafio Liga Jovem, com liderança do estudante Helder Domingos Filipe da Administração Pública, ICSA – Unilab e orientação do professor Luís Miguel Dias Caetano do mesmo Instituto.

Pitch day

O evento reuniu mais de 15 startups, que apresentaram suas ideias e soluções criativas para uma banca de jurados: empreendedora do Maciço de Baturité Rosi Eloy; os professores da Unilab Miguel Dias e Alexandre Lima; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Baturité; e o coordenador do hub de inovação Corredores Digitais, Kelvin Lessa.

A startup que ficou em terceiro lugar teve como premiação uma visita técnica do Sebrae Lab além de 1 hora mentoria. O segundo colocado leva uma mentoria de ideação e validação, além uma visita técnica do Sebrae Lab e 1 hora mentoria. E o primeiro colocado recebe uma vaga no programa de empreendedores do Sebrae Empretec e também uma visita técnica do Sebrae Lab e 1 hora mentoria.

Inova Maciço

O Inova Maciço tem caráter formativo, integrador e de difusão científica, tecnológica e cultural, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação na região. Visa conectar startups, investidores e instituições, promover capacitação, networking e dar visibilidade a ideias e negócios locais, além de fomentar soluções para desafios regionais por meio da tecnologia.

Categoria
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO