A importância do Açude Aracoiaba no Maciço do Baturité (CE) é tema de pesquisa e livro de estudante do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Data de publicação  20/06/2022, 12:59

A dissertação de Maria Lenir Menezes Paz, que foi estudante do mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), gerou um livro intitulado Açude Aracoiaba: impactos e importância, publicado pela editora Inesp. Ela divide a autoria da obra com a docente do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Unilab, Lívia Dias Ribeiro, orientadora desse projeto de pesquisa. O livro teve como ponto de partida a preocupação com a qualidade da água do rio Aracoiaba, localizado no Maciço de Baturité (CE). “O rio é barrado para formar o Açude Aracoiaba e recebe os esgotos da própria cidade e de outras cidades da Serra, fato que incomoda os consumidores dessas águas e reforça a crença de má qualidade da mesma”, explica Maria Lenir Paz.

Ainda segunda a mestre e autora do livro, o objetivo principal da pesquisa foi caracterizar a água do Açude Aracoiaba e diagnosticar os fatores de poluição existentes. “Ao iniciar os estudos, percebeu-se a necessidade de ampliar o campo de pesquisa para obter um produto mais detalhado, mais consistente, com informações não apenas da qualidade das águas do açude, mas de todo o contexto onde está inserido. Com essa nova versão do trabalho, veio também o entendimento de que ele poderia servir como instrumento de referência histórico para outros pesquisadores e para que a população consumidora dessas águas, conhecendo os problemas ora existentes, possa refletir sobre as ações que corroboram com a poluição e degradação ambiental, e adote hábitos mais conscientes e mais responsáveis para garantir a qualidade dos recursos hídricos consumidos”, explica Paz.

Segundo a professora Lívia Dias Ribeiro, a Unilab vem realizando estudos com valor científico e histórico relevantes para a região do Maciço de Baturité (CE). “O livro sobre o Açude de Aracoiaba, com abordagem da sua importância social, econômica e também do impacto ambiental, é de grande importância para a comunidade local, como também para os entes públicos e o governo do estado do Ceará. O mestrado acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) tem colaborado nesse sentido de fomentar pesquisas como essas, que geram produtos valiosos”, afirma a docente.

Convidados no lançamento do livro

O livro teve um lançamento no último dia 14 de junho, no  Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), em Fortaleza (CE),  e contou com a presença do prefeito de Aracoiaba, Thiago Macêdo, e do diretor chefe do Inesp, João Milton de Miranda.

CONTEÚDO RELACIONADO