Unilab participa de missão em São Tomé e Príncipe
A reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina Diniz, e a representante da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), Joana Amaral, participaram entre os dias 09 e 13 de setembro de uma missão em São Tomé e Príncipe, como parte das ações do Programa “Educação como Ponte Estratégica Brasil-África”.
Durante a viagem, a equipe realizou encontros com autoridades do setor de educação, bem como participou de reuniões com titulares dos ministérios, em que foi discutida a necessidade de articulação para a definição da estrutura da futura universidade pública em STP, foco em que se concentrou a atividade da missão. A missão teve também reuniões com a comunidade do Ensino Superior, debatendo experiências e perspectivas para o norteamento necessário para definição de prioridades.
O governo de São Tomé e Príncipe, segundo o Ministro da Educação, Cultura e Formação, Jorge Bom Jesus, comprometeu-se a definir, com celeridade, o organograma com as instituições que integrarão a universidade pública, o que ocorrerá por decreto governamental, após deliberação do Conselho de Ministros.
A proposta sustentada pela missão brasileira, que paulatinamente vem ganhando a concordância dos agentes santomenses envolvidos no tema, tem como objetivo o estabelecimento de universidade em níveis básicos e sustentáveis, conforme a realidade do país. Também foi enfatizada a necessidade da integração orgânica do fomento à educação, perspectivada em seus vários segmentos de alcance etário, bem como em suas vertentes específicas, entre as quais mereceu relevo a do ensino técnico-profissionalizante.
Com informações da Embaixada Brasileira em São Tomé e Príncipe.