Mestrado realiza primeira Aula Magna, ministrada pelo prof. Paulo Speller
Nesta segunda-feira (04), o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) realizou a primeira Aula Magna com o tema “A Unilab e suas diretrizes e Educação Superior”. A aula foi ministrada pelo prof. Dr. Paulo Speller, secretário de Educação Superior (SESu/MEC), que foi o primeiro reitor pro tempore da universidade.
O evento iniciou com a apresentação do mestrado pela coordenadora do curso, profª. Drª. Juliana Celestino, em que foram explanadas as linhas do curso, seus objetivos, assim como agradecimentos a todas as pessoas envolvidas na construção do projeto. Para ela, “a implantação dessa pós-graduação não foi iniciativa de uma ou duas pessoas, mas sim o trabalho de uma equipe, com a união de esforços de todos os institutos. Esse momento é uma vitória de toda a universidade e não apenas do MASTS”.
Em seguida, a mesa foi composta pela reitora da Unilab, profª. Drª. Nilma Gomes; o vice-reitor, prof. Dr. Fernando Afonso Ferreira; o convidado, prof. Dr. Paulo Speller; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), profª. Drª. Albanise Marinho; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), profª. Drª. Rosalina Tavares; e a representante da Assessoria da Proposta do Mestrado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), profª. Drª. Graciela Inês Muniz.
De acordo com a profª. Graciela, “uma universidade de integração merece um mestrado interdisciplinar”. Já a prof. Albanise, em sua fala, manifestou sua satisfação em participar desse momento e deu boas vindas a todos os alunos, salientando que pesquisa se faz com dedicação e trabalho. O vice-reitor da Unilab, prof. Fernando Afonso, comemorou a Aula Magna como fruto de um trabalho que envolveu muitas pessoas, e anunciou que já está em andamento a aprovação de mais dois cursos. E a diretora do ICSA, profª. Rosalina Tavares, agradeceu a todas as pessoas que se dedicaram para a construção desse projeto, e que “o instituto sente-se extremamente honrado por oferecer o primeiro mestrado da Unilab”.
Ainda de acordo com a profª. Rosalina, “a proposta do mestrado interdisciplinar, inicialmente, privilegia as áreas da Agronomia, Engenharia, Saúde e Gestão, que estimula o desenvolvimento de pesquisa sobre a relação homem-natureza. Nessa perspectiva, a sociobiodiversidade assume o papel de um componente importante para a gestão dos recursos naturais, contemplando o direito à preservação dos bens culturais imateriais e ao atendimento de demandas sociais.”
O prof. Paulo Speller iniciou sua fala destacando que esse é um momento importante e solene para a história da universidade. Para ele, “é um desafio criar um mestrado interdisciplinar e a Unilab está bem avançada, uma vez que em pouco tempo já tem um curso de pós-graduação stricto sensu. É um marco histórico a criação desse primeiro mestrado. A Unilab tem praticamente 100% de professores doutores e isso indica que iniciará uma ‘explosão’ da pós-graduação. É uma universidade nova, com apenas três anos, mas já tem uma história. Inicialmente, um grupo de diversos lugares se juntou compartilhando conhecimentos, e hoje, o rumo segue com novas pessoas, mas no mesmo objetivo.” Solenemente, prof. Paulo manifestou sua satisfação em estar presente na inauguração do primeiro mestrado da Unilab.
Na sequência, a reitora, profª. Nilma Gomes, falou dos desafios que acontecem no caminhar da universidade e destacou que o mestrado é mais um desafio. Segundo ela, “esse é um momento de consagração e contribui para consolidar a proposta da universidade. É gratificante estar presente nessa aula inaugural e ao mesmo tempo uma responsabilidade. Com foco em nossas diretrizes, caminharemos com mais segurança em nossos rumos”, disse ela.
A Aula Magna foi transmitida, ao vivo, para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. E, após o encerramento, a profª. Graciela Muniz deu continuidade ao evento ministrando a palestra com o tema “Os desafios da pós-graduação interdisciplinar”.