Bacharelado em Relações Internacionais – Campus dos Malês (BA)

Regime Letivo: Semestral

Duração: Mínima: 4 anos / Máxima: 6

Oferta de vagas: 80 vagas anuais

Carga horária: 3.080 horas

Título acadêmico: Bacharel em Relações Internacionais

O curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), alocado no Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia, foi projetado para possibilitar a produção de conhecimentos e políticas em torno da missão da UNILAB assente na ideia de cooperação solidária Sul-Sul e integração entre o Brasil e os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos. Dessa forma, o mesmo apresenta uma grande especificidade, justamente por se inserir em um projeto universitário queprivilegia a interdisciplinaridade, a integração, a internacionalização, a inserção social eregional do conhecimento e novas práticas tecnológicas, de gestão pública e de realização dacooperação internacional pautada na solidariedade.


Objetivos:

Objetivo Geral:

Formar profissionais capazes de analisar e executar ações e políticas que articulem as expressões internas e externas das questões contemporâneas presentes nas agendas estatal, interestadual e internacional, com ênfase no estudo e ensino das dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais no âmbito das relações de integração e cooperação internacional entre o Brasil, os países da CPLP e, especialmente, os países do continente africano.

Objetivos específicos:

– Ensinar e possibilitar a apropriação das competências que habilitem os especialistas em Relações Internacionais para atuar em distintos campos de atividades no contexto da integração internacional e cooperação interestatal, regional e supranacional, bem como para exercer funções variadas em instituições, organismos, organizações nacionais, internacionais ou regionais de caráter estatal, governamental, não governamental, comunitário e privado.

– Formar profissionais de nível superior capacitados a enfrentar as questões de integração e cooperação internacional para o desenvolvimento pautado na reciprocidade, a partir de uma sólida qualificação capaz de abranger de forma ampla, crítica e criativa o conhecimento dos problemas históricos criados e sustentados pelo colonialismo, neocolonialismo, o racismo, sexismo e outras formas de dominação.

– Estabelecer competências assentes nos saberes das epistemologias do sul global a partir de uma perspectiva interdisciplinar e intercultural, promovendo a pesquisa vinculada ao ensino, com a participação dos estudantes desde a sua entrada na graduação, por meio de atividades de extensão, intercâmbio, participação em congressos, seminários e estágios, conformando uma prática pedagógica integrada e emancipatória.

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