IHL – Campus dos Malês (BAHIA)

O Instituto de Humanidades e Letras (IHL) nasce do anseio de superação dos modelos conservadores da formação acadêmica brasileira com o compromisso de fazer deste projeto um lugar de encontro, no território entendido como quadro de vida, das necessidades teóricas, sistêmicas e epistemológicas implicadas na necessidade de romper com a afonia no tocante à África, à Diáspora negra, à aplicação das Leis nº 10.639/2003, nº 11.645/2008 e nº 12.711/2012 à leitura crítica da globalização, à interiorização e à superação de visões ideológicas colonialistas que delimitam as relações, além dos limites consensuais existentes no Brasil, no trânsito dos e entre os países que falam oficialmente a língua portuguesa.

O IHL teve o início das atividades em 2014 no Estado da Bahia com os Cursos de Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em Letras, e posteriormente surgindo as terminalidades do Curso de Bacharelado em Humanidades: o Curso de Bacharelado em Relações Internacionais, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia. Esta Unidade Acadêmica situa-se no Campus dos Malês, fora de sede, no Município de São Francisco do Conde na Bahia.

Em 2018, o Instituto de Humanidades e Letras passou a ser denominado como Instituto de Humanidades e Letras dos Malês –  IHL Malês, de acordo com a regulamentação das portarias nº 926/2018 GR/Unilab e nº 928/2018 GR/Unilab, publicadas no Diário Oficial da União em 24 de agosto do corrente ano, foi extinto o Instituto de Humanidades e Letras – IHL, tendo sido criados o Instituto de Humanidades – IH, o Instituto de Linguagens e Literatura – ILL, e o Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês – IHL.

O  IHL do Campus dos Malês tem como órgão complementar o Núcleo de Línguas e Linguagens (NULIM) e possui um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Estudos em Linguagens.

O corpo docente da área de Humanidades almeja construir uma universidade voltada ao atendimento das necessidades da região do Recôncavo da Bahia, de todo estado da Bahia, do Brasil e dos Países parceiros com o apoio do corpo técnico-administrativo. A Unilab agrega culturas diversas que se expressam em múltiplas artes, culturas, linguagens e se representam em vasta literatura, dentre as quais: a africana, a afro-brasileira e a brasileira.

Somam-se à Comunidade Universitária o corpo técnico-administrativo com as suas habilidades e competências diferenciadas, bastante qualificados e em busca de novas qualificações integrando nas atividades-fim e meio da instituição. E indistintamente presente em todos os ambientes a equipe terceirizada que faz o suporte e apoio nas atividades realizadas na Universidade.

SERVIDOR

CARGO

DIAS PRESENCIAIS

E-MAIL

Wander Luís de Oliveira Silva

Pedagogo

Terça, quarta e quinta-feira

wander.luis@unilab.edu.br

Reinaldo Pereira de Aguiar

Secretário Executivo

Segunda, terça e quarta-feira

reinaldo.p.aguiar@unilab.edu.br

Alexandre Dias Rosa

Assistente em Administração

Terça, quinta e sexta-feira

alexandre.rosa@unilab.edu.br

(Unidade IHL em Programa de Gestão de Desempenho (PGD) – Processo administrativo  nº  23804.000796/2023-45)


Horário de funcionamento: 

Segunda-feira a Sexta-Feira – 8h às 12h e 13h às 17h

Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês – IHL
Av. Juvenal Eugênio de Queiroz, s/n, Bairro Baixa Fria
Telefone: +55(71)3651-8261
 
 
Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar