Perguntas Frequentes – IHLM

Quais os cursos de graduação são oferecidos pelo Instituto de Humanidades e Letras?

O Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, possui no total 6 cursos de graduação. Para os estudantes brasileiros, a seleção é via SiSU, no entanto, aparecem apenas duas opções de curso: Letras e Bacharelado em Humanidades. Os graduados em Bacharelado de Humanidades podem optar por fazer, ainda, o segundo ciclo, nos seguintes cursos: Pedagogia (licenciatura), História (licenciatura), Relações Internacionais (bacharelado) e Ciências Sociais (licenciatura).

Qual a forma de ingresso nos cursos de graduação do Instituto de Humanidades e Letras – Campus dos Malês?

Os estudantes brasileiros ingressam por meio do SiSU, já os estudantes internacionais, oriundos de nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste ingressam por meio do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE).

Há curso de Pós-graduação no Instituto de Humanidades e Letras – Campus dos Malês?

Na pós-graduação, o campus dos Malês possui o mestrado (stricto sensu) em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (Mel/Malês). Para maiores informações, acessar o link.

Como solicitar aproveitamento de disciplina?

O aluno deve preencher o Formulário de Aproveitamento de Disciplina e enviar juntamente com o histórico do curso e as ementas das disciplinas cursadas. O processo é aberto na Secretaria do Instituto de forma presencial ou através do envio da documentação para o e-mail: secmales@unilab.edu.br.

Como faço para solicitar colação de grau regular?

O aluno deve enviar e-mail para a coordenação do seu curso ou para a Secretaria do Instituto com o Requerimento de Solicitação de Colação de Grau (preenchido e assinado), juntamente com a documentação solicitada no formulário de requerimento.

Como faço para me cadastrar como usuário externo e assinar documentos no SEI?

Os(as) estudantes devem se cadastrar a partir do link.

Após o cadastro, o(a) aluno(a) receberá um e-mail solicitando envio de alguns documentos. Só após esses passos, estará liberado a assinatura de documentos no SEI.

Atualizada em 29/07/2022

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