Biblioteca Virtual de Saúde:
Comissão de Residência Médica (Coreme)

Para melhor atender aos usuários e proporcionar maior agilidade na realização das consultas e pesquisas na área de Saúde, a Comissão de Residência Médica (Coreme), através do Sistema de Bibliotecas da Unilab, desenvolveu um espaço para facilitar a busca por conteúdos de acervos digitais e eletrônicos, de acesso livre na internet. Sejam bem-vindos!

—-

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz reafirma a importância da informação científica e tecnológica em saúde demonstrada pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, a partir de um contexto histórico no que concerne à organização e estruturação institucional. Esse modelo de política institucional se reflete na criação da Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde, investindo no projeto internacional de Bibliotecas Virtuais em Saúde como parte da iniciativa de integrar todas as Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) em uma rede colaborativa.

Reúne vasto material de pesquisa. No acervo de saúde online da BVS Fiocruz você poderá fazer pesquisas sobre saúde pública, aleitamento materno, doenças infecciosas e parasitárias, entre outros temas. A Fiocruz coordena ainda 13 BVS, as quais têm sites próprios.

Link: https://bvsfiocruz.fiocruz.br/

Scielo Books

O SciELO Livros efetua a indexação, publicação e interoperação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos, com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos publicados.

Link: http://books.scielo.org/search/?lang=pt&index=tw&where=BOOK&q=saude&filter%5Bpublisher%5D%5B%5D=

Canal Saúde

Canal de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS), criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Canal Saúde está disponível na multiprogramação da TV Brasil, através do canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília, e no canal 62.4, em São Paulo, em rede aberta no Sistema Brasileiro de TV Digital.

Links: http://www.canal.fiocruz.br/

Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde

O Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS oferece informação sobre a descrição bibliográfica dos títulos, a disponibilidade do formato eletrônico e as coleções das bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo SeCS. O Portal abrange atualmente 12.900 títulos, dos quais cerca de 9.200 são indexados no Index Medicus/MEDLINE; mais de 650 são indexados na LILACS; 6.051 títulos têm, pelo menos, uma coleção registrada no Catálogo Coletivo SeCS; mais de 4.300 registros contêm a informação sobre a disponibilidade e link de acesso ao formato eletrônico sendo que, dentre estes, cerca de 910 têm acesso gratuito ao texto completo dos artigos publicados.

Link: http://portal.revistas.bvs.br/

CCN

O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras.

Link: http://ccn.ibict.br/busca.jsf

Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil

A biblioteca online disponibiliza diversas informações sobre saúde da criança, adolescente, mulher, idoso; saúde coletiva; saúde mental; saúde dos trabalhadores; gestão em enfermagem e educação em enfermagem.

Link: enfermagem.bvs.br

Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil

Iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, Instituto de Psicologia da USP e Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia.

Link: www.bvs-psi.org.br

Biblioteca Virtual da Saúde – Ministério da Saúde

O acervo é comporto por informações bibliográficas produzidas pela própria instituição, assim como dados gerais sobre ciências da saúde e legislação – cartilhas, livros, revistas e manuais, entre outras publicações digitais.

A biblioteca foi desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Cooperantes da BVS América Latina e Caribe (BIREME). Também possibilita o acesso a bases de dados internacionais como a Medline (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde).

Link: bvsms.saude.gov.br

Portal Rede de Informação e Conhecimento

Parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em ciências da Saúde (BIREME).

Fazem parte desta rede, por exemplo, o Instituto Adolpho Lutz e o Instituto Butantan. Neste canal de saúde online estão acessíveis títulos como Boletim Epidemiológico Paulista, Boletim do Instituto de Saúde, Cadernos de História da Ciência e Revista do Instituto Adolpho Lutz, entre outras.

Links: http://ses.sp.bvs.br/
http://periodicos.ses.sp.bvs.br
.

Rede Bibliosus

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – Brasil tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde. Para tanto, as informações são disseminadas por meio do modelo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, prezando pela economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados.

Link: http://bibliosus.saude.gov.br/

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar