Depoimentos de Egressos
Januario Fernandes
Timor-Leste
Egresso do Curso de Ciências da Natureza e Matemática – CNeM
Eu sou Januario Fernandes, Timorense, fui estudante e conclui o meu Curso de Ciência da Natureza e Matemática – CNeM na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB em 2018. No momento, estou trabalhando numa instituição pública em Timor-Leste, se chama Autoridade de Inspeção e Fiscalização das Atividades Econômicas, Sanitárias e Alimentar – AIFAESA, I. P.
Acho que, a universidade UNILAB é bela Universidade pela sua missão e um dos melhores Universidades que já conheci e muitos outros. Porém, principalmente o seu corpo docente são todos doutorados/as e muito amigável com seu discentes, isso facilita o ensino aprendizagem e formação profissional dos seus estudantes, especialmente a minha formação. Além da formação, aprendi muito sobre as diferenças culturas que compõem na Universidade, uma experiência belíssima e inesquecível. Finalmente, OBRIGADO UNILAB e MUITO OBRIGADO BRASIL ?? ?? ?? ??.
Luiziana
Brasil
Egressa do Curso de Letras Língua Portuguesa
Meu nome é Luziana, sou graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Unilab (2020). Durante o Ensino Médio descobri que queria ser professora. Estudei, me dediquei e cultivei o sonho de chegar ao ensino superior, sonho este que para meus pais parecia ser tão inimaginável, haja vista que eles eram simples agricultores, sem a mínima condição de me manter em uma cidade grande como Fortaleza. Mas movida pelos meus sonhos e determinação continuei firme. No ano de 2014, no meu 3º ano do ensino médio ouvi falar da Unilab, fiz o ENEM, me inscrevi no SISU e fui aprovada. A Unilab para mim e toda a trajetória que nela vivi, durante quase cinco anos de curso, além de ser uma realização pessoal, me proporcionou experiências para o magistério que eu nem imaginava vivenciar, ainda na universidade, como o contato com as escolas de nível fundamental e médio, por meio de bolsas como o PIBID e Residência Pedagógica, além de voluntariado no PIBIC – programa de iniciação cientifica.
Impossível falar da Unilab e não dizer o quanto sou grata pela oportunidade de construção de conhecimentos, a busca constante por novos aprendizados e a desconstrução de uma visão distorcida de África que nos passam desde criança. Foi na Unilab que minha visão de mundo se expandiu, que comecei a enxergar os diversos preconceitos existentes no meio social e o quanto é importante nos posicionarmos de alguma forma e lutar pelos nossos direitos. No momento estou desempregada, talvez devido a pandemia, mas me sinto preparada para exercer minha profissão, porque carrego uma bagagem de experiências graças a Unilab e sei que estas certamente farão toda a diferença em sala de aula, então obrigada a Unilab e todos os envolvidos em seu projeto de criação.
Yanick Rodolfo Gomes.
Guiné Bissau
Egresso do Curso de Engenharia de Energias
Meu nome é Yanick Rodolfo Gomes, de nacionalidade guineense. A minha história com UNILAB começou 02/2014 quando ingressei na faculdade de Engenharia de Energias do Instituto da Engenharia e Desenvolvimento Sustentável IEDS e me formei no dia 07/02/2020 no mesmo curso na qual tive que fazer colação especial. Atualmente estou cursando mestrado no Programa de Pós Graduação de Engenharia Elétrica PPGEE pelo Centro da Engenharia, Modelagem e Ciência sócias aplicada CESC na UFABC- SP e sou Pesquisador/Bolsista do Projeto Solar UFABC/ENEL.
Acredito que o conhecimento cientifico ou seja aprendizado depende principalmente do objetivo e interesse do que se tem enquanto estudante. Desta forma, na UNILAB, encontrei excelentes Professores que muitas das vezes já vinha confessando que professores são como PAI, pois, além de agregar aprendizado também são motivadores e conselheiros e esses fatores serviram de incentivo para minha decisão, impulsionaram-me a enfrentar desafios que cada aparece na nossa vida. Ainda sobre a UNILAB, não pude deixar de lado o mosaico da cultura dos diferentes países na UNILAB (os países da comunidade da língua portuguesa) ensina-nos a forma de adaptação e vivencia em qualquer lugar que seja e hoje não tive problema em adaptação com outras nacionalidades aqui na UFABC principalmente com países da América Latina.
Ao longo do meu percurso de graduação tive a oportunidade de ser bolsista do Programa de Monitoria e também fazer parte do colegiado de Instituto da Engenharia e Desenvolvimento Sustentável CIDES, o que contribuíram bastante na minha experiência.
Portanto, hoje sou Engenheiro de Energia graças a casa UNILAB e gratidão é muito insignificante e espero servir um dia como docente nesta instituição histórica, meu muito obrigado à todos corpos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB-CE
Continue a leitura:
Página anterior
Próxima página