Diploma

ENTREGA DE DIPLOMAS DURANTE PANDEMIA

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) informa que os diplomas, por enquanto, serão entregues somente nos dias estipulados pelo setor. As datas serão passadas por meio do e-mail drca@unilab.edu.br.”

Além disso, podemos encaminhar documento que substitui oficialmente o diploma, a Certidão/Certificado de Conclusão de Curso, caso o/a concludente solicite através do e-mail drca@unilab.edu.br. Havendo algum órgão que não aceite a certidão, pedimos que nos informe e anexe documento comprobatório referente à exigência, para procedermos aos devidos encaminhamentos.


DOCUMENTOS:

Lista de Diplomas prontos para Retirada – Ceará 

Solicitação de Diploma de Conclusão de Curso de Graduação (Obs.: alunos que colaram grau a partir de 2020 não precisam mais solicitar diploma após a solenidade. Para esses, o prazo para registro e expedição já está no formulário de colação de grau)

Solicitação de Certificado e Certidão de Conclusão de Curso

Requerimento de certidão de conclusão de curso

Requerimento de 2º Via de Diploma/Certificado

Fluxograma do Processo de Diploma


PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual o prazo para entrega de diplomas aos discentes?

  • O prazo regular para a graduação é de 60 dias para expedição após a colação, mais 60 dias para registro após a expedição. Para os(as) egressos(as) de mestrado, o prazo é de 90 dias após a solicitação.

Qual o prazo para entrega de diplomas urgentes?

  • O prazo mínimo é de duas semanas para disponibilização, podendo ser mais ou menos a depender da demanda dos setores envolvidos e das agendas dos que assinam o diploma.

É preciso solicitar diploma após a colação de grau?

  • Os(As) egressos(as) que colaram grau a partir de 2020 não precisam preencher formulário solicitando diploma, o prazo para emissão (60 +60) corre automaticamente após a solenidade.
  • Todavia, aqueles(as) que colaram grau até 2019 ainda precisam preencher formulário disponível nesta página e enviá-lo para o e-mail registroacademico@unilab.edu.br

É obrigatória a assinatura da Ata de Colação de Grau?

  • Sim, todos os alunos devem assinar a lista da Ata de Colação de Grau no ato da solenidade. Essa assinatura é a prova da participação efetiva do egresso na sessão solene, procedimento obrigatório para emissão do diploma.

Onde retiro o diploma?

  • Os diplomas de graduação e de mestrado dos cursos presenciais do Ceará e do curso de graduação em Administração Pública EAD (polos Aracoiaba, Redenção e Acarape) são retirados na sala da SRCA, no Campus da Liberdade. Os demais de Adm. Pública EAD são enviados para os respectivos polos (Limoeiro do Norte, Piquet Carneiro e São Francisco do Conde).
  • Os diplomas dos cursos da Bahia são enviados para o Campus dos Malês.
  • Os certificados de especialização são enviados para as respectivas Coordenações de curso.

Como saber se o diploma está pronto para retirada?

  • Assim que os diplomas estiverem disponíveis, os nomes dos(as) alunos(as) serão publicados na “Lista de Diplomas prontos para Retirada – Ceará” desta página.

Colei grau e preciso comprovar que concluí o curso, como fazer?

  • Até que o diploma esteja disponível, a SRCA emite uma certidão de conclusão de curso, documento que o substitui até a efetiva entrega. Para tanto, basta enviar e-mail para drca@unilab.edu.br.

Onde faço a solicitação de diploma de mestrado?

  • Os diplomas de mestrado e os certificados de especialização são solicitados na Coordenação do próprio curso e possuem prazo de 90 dias para sua emissão.

A Unilab emite diplomas em Inglês?

  • Não, a Unilab emite diplomas apenas em língua portuguesa.

Como solicito segunda via de diploma?

  • A segunda via de diploma é solicitada via e-mail para registroacademico@unilab.edu.br com formulário disponível nesta página e possui prazo de 90 dias para emissão.

Posso receber o diploma em formato digital?

  • A Unilab ainda não emite diploma digital, mas está em processo de implementação. Assim que for implantado, todos os diplomas de graduação serão exclusivamente digitais.

Precisa reconhecer firma das autoridades que assinaram o diploma?

  • Esse procedimento é necessário apenas para os egressos que precisam validar seu diploma no exterior e é realizado apenas em uma das assinaturas, geralmente a do(a) Reitor(a). Se esse não for o seu caso, seu diploma já possui validade nacional, independentemente de qualquer outro procedimento.

Posso plastificar meu diploma?

  • A plastificação não retira a validade do seu diploma, mas não a recomendamos, pois dificulta a verificação dos itens de segurança do papel moeda, bem como pode ser necessário algum apostilamento de habilitação no verso do documento posteriormente.

Caso surjam outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail registroacademico@unilab.edu.br

Base legal:
Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018.
Portaria DAU/MEC 33.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar