Perguntas Frequentes – PROADI

MOBILIDADE URBANA/INFRAESTRUTURA

A universidade pretende implementar alguma ação visando à mobilidade?

Sim, a obra de urbanização da Unidade Acadêmica dos Palmares que está em andamento já contempla a implantação de 01 bicicletário, que será localizado na praça central. O projeto de urbanização do Campus das Auroras, que já foi finalizado, também contempla a implantação de 06 bicicletários espalhados pelo Campus, a execução da obra já se encontra na etapa de planejamento da contratação. Em contrapartida, no Campus da Liberdade ainda não existe projeto de urbanização em andamento, mas a implantação de bicicletário também será contemplada no plano de necessidades do referido projeto.

GESTÃO DE PESSOAS

A universidade possui registro de óbito de trabalhadores terceirizados em decorrência da Covid-19?

Não há registro de óbito por Covid-19 entre os colaboradores terceirizados dos contratos de serviços continuados com dedicação de mão de obra exclusiva.

SUSTENTABILIDADE

A universidade possui em seu estatuto menções à sustentabilidade para preservação do meio ambiente?

Sim, no Estatuto, inciso VIII, art. 10, a UNILAB elege como princípio de atuação o “respeito à ética e à diversidade, defesa dos direitos humanos, bem como o compromisso com a paz e a preservação do meio ambiente”. Link aqui

A universidade possui em seu regimento regramentos direcionados à sustentabilidade para preservação do meio ambiente?

Sim, no Regimento Geral da UNILAB, o princípio que rege a conduta da comunidade universitária definida no inciso VIII, do art. 75 é o “respeito ao meio ambiente, atuando de forma a contribuir para evitar a poluição e com atitudes ecologicamente corretas”. Link aqui

A universidade possui em seu organograma unidade específica para tratar de ações e programas para preservação do meio ambiente?

Não, a unidade está em processo de criação e a contratação de profissional habilitado, através de concurso público, está em andamento.

A universidade possui algum profissional responsável por elaborar programas e/ou ações voltadas à sustentabilidade para preservação do meio ambiente?

Não, a contratação de profissional habilitado, através de concurso público, está em andamento.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam do gerenciamento de resíduos sólidos?

Sim, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) contratou empresa para elaboração do plano de Gerenciamento de resíduos sólidos da UNILAB.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam do gerenciamento de resíduos eletrônicos?

A universidade não possui ações e/ou programas de tratamento de resíduos eletrônicos.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam do gerenciamento de resíduos químicos?

A universidade ainda não possui profissional habilitado para elaborar e gerenciar determinadas ações. A contratação do(a) referido(a) profissional está em andamento, através de concurso público.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam do gerenciamento de resíduos biológicos?

A universidade ainda não possui profissional habilitado para elaborar e gerenciar determinadas ações. A contratação do(a) referido(a) profissional está em andamento, através de concurso público.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam sobre o uso racional de energia?

Sim, existe uma comissão que trata da eficiência energética e implementação de boas práticas ambientais criada pela Portaria Reitoria Unilab nº 59 de 03 de março de 2022. Algumas ações foram tomadas de redução de consumo de energia, que nos ajudou inclusive a ganhar a chamada pública Enel e gerou como resultado a implantação de uma usina fotovoltaica. Além disso, os contratos de prestação de serviços gerenciados pela CSO/PROADI possuem cláusulas específicas que tratam de obrigações relativas ao racionamento de energia elétrica por parte das contratadas, principalmente no que concerne à utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos, os quais deverão possuir a etiqueta de eficiência energética (ENCE)

A universidade possui ações e/ou programas de utilização de energias renováveis?

Sim, a Unilab possui uma usina fotovoltaica em operação, localizada na Unidade Didática e outra usina em fase de testes e liberação pelo órgão competente, localizada no Restaurante Universitário, ambas no campus das Auroras.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam sobre o uso racional de água?

Os contratos de prestação de serviços gerenciados pela CSO/PROADI possuem cláusulas específicas que tratam de obrigações relativas ao racionamento de energia elétrica por parte das contratadas, principalmente no que concerne à utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos, os quais deverão possuir a etiqueta de eficiência energética (ENCE).

A universidade possui ações e/ou programas de tratamento e reutilização da água?

Sim, a universidade possui estações de tratamento de efluentes, contudo, elabora estudos para reutilização destes e os contratos de prestação de serviços gerenciados pela CSO/PROADI possuem cláusulas específicas que tratam de obrigações relativas ao racionamento de água por parte das contratadas, principalmente no que concerne aos serviços de limpeza e conservação.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam sobre compras ecoeficientes?

A universidade ainda não possui ações e/ou programas de tratamento.

A universidade possui ações e/ou programas que viabilizem a construção de edificações sustentáveis?

Sim, a instalação de usinas fotovoltaicas para atender o consumo de energia das edificações existentes e a elaboração de projetos de engenharia visando a reutilização das águas e a geração de energia elétrica das futuras edificações.


Data da atualização: 07/07/2022

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar