Perguntas Frequentes – PROADI

SEI

Onde o usuário externo pode conseguir informações de processos?

Por meio de pesquisa pública em link.

MOBILIDADE URBANA/INFRAESTRUTURA

A universidade pretende implementar alguma ação visando à mobilidade?

Sim, a obra de urbanização da Unidade Acadêmica dos Palmares, que está em fase final de execução, já contempla a implantação de 01 (um) bicicletário, que será localizado na praça central.
A obra de urbanização do Campus das Auroras, em execução, também contempla a implantação de 06 (seis) bicicletários espalhados pelo campus.
Em contrapartida, no Campus da Liberdade, ainda não existe projeto de urbanização, mas a implantação de bicicletário também será contemplada no plano de necessidades do referido projeto.

LICITAÇÕES E CONTRATOS

Onde encontrar informações sobre as licitações?

As informações relativas às licitações constam de link.

Onde encontrar informações sobre os contratos vigentes?

As informações relativas aos contratos atualmente vigentes constam de link.

Onde encontrar informações sobre os terceirizados vinculados aos contratos de mão de obra exclusiva?

Não são todos os contratos de terceirização que ficam a cargo da PROADI, mas as informações dos nossos podem ser encontradas em link.

Como é realizada a contratação dos funcionários alocados em postos de trabalho com dedicação exclusiva de mão de obra?

A contratação de terceirizados é de responsabilidade exclusiva das empresas contratadas, sendo considerado ato de ingerência a Administração direcionar pessoas para serem contratadas.
Existe fluxo específico para a prevenção de nepotismo no âmbito da contratação de terceirizados, podendo ser consultado através de link.

SUSTENTABILIDADE

A universidade possui, em seu estatuto, menções à sustentabilidade para preservação do meio ambiente?

Sim, no Estatuto, art. 10, VIII, a UNILAB elege como princípio de atuação o “respeito à ética e à diversidade, defesa dos direitos humanos, bem como o compromisso com a paz e a preservação do meio ambiente”. Link aqui.

A universidade possui, em seu regimento, regramentos direcionados à sustentabilidade para preservação do meio ambiente?

Sim, no Regimento Geral da UNILAB, o princípio que rege a conduta da comunidade universitária definida no art. 75, VIII, é o “respeito ao meio ambiente, atuando de forma a contribuir para evitar a poluição e com atitudes ecologicamente corretas”. Link aqui.

A universidade possui, em seu organograma, unidade para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente?

Sim, a Divisão de Eficiência Energética e Gestão Ambiental – DEGEEA, porém a unidade possui atividades limitadas pelo baixo efetivo, contando apenas com um engenheiro ambiental e um engenheiro eletricista.

A universidade possui Plano Diretor de Logística Sustentável – PLS?

Em 23/08/2024, foi publicado o PLS da instituição para o triênio 2024-2026, aprovado por meio da Resolução Consuni/Unilab nº 151, de 19/08/2024, disponível no link.

A universidade promove ações e/ou programas que tratam do gerenciamento de resíduos sólidos?

Sim, atualmente está em tramitação processo para contratação de pessoa jurídica para execução de serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos químicos, hospitalares (identificados e não identificados) e lâmpadas inservíveis.
Ressalta-se também que irá ser iniciado procedimento de atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cuja última versão foi elaborado por empresa terceirizada em 2021.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam sobre o uso racional de energia?

Sim, a Portaria Reitoria Unilab nº 59 de 03 de março de 2022, criou comissão responsável por promoção de ações de eficiência energética e implementação de boas práticas ambientais Algumas ações foram tomadas de redução de consumo de energia, que nos ajudaram, inclusive, a obter sucesso em chamada pública Enel, gerando, como resultado, a implantação de uma usina fotovoltaica no Campus das Auroras.
Com a criação da Divisão de Eficiência Energética e Gestão Ambiental – DEEGEA, as ações voltadas à eficiência energética e às práticas ambientais ficarão à cargo da unidade.
Os contratos de prestação de serviços de natureza continuada gerenciados pela PROADI possuem cláusulas específicas que tratam de obrigações relativas ao racionamento de energia elétrica por parte das contratadas, principalmente no que concerne à utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos, os quais deverão possuir a etiqueta de eficiência energética (ENCE).
Por fim, cabe ressaltar que o PLS UNILAB (2024-2026) traz uma série de objetivos relacionados à eficiência energética, associados a ações a serem implementadas ao longo de sua vigência.

A universidade possui ações e/ou programas de utilização de energias renováveis?

Sim, a Unilab possui 02 (duas) usinas fotovoltaicas em operação no Campus das Auroras.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam sobre o uso racional de água?

Os contratos de prestação de serviços natureza continuada gerenciados pela PROADI possuem cláusulas específicas que tratam de obrigações relativas ao racionamento de água por parte das contratadas, especialmente no que concerne aos serviços de limpeza e conservação.

Cabe ressaltar que o PLS UNILAB (2024-2026) traz uma série de objetivos relacionados ao racionamento de água e energia, associados a ações a serem implementadas ao longo de sua vigência.

A universidade possui ações e/ou programas de tratamento e reutilização da água?

A universidade possui estações de tratamento de efluentes, contudo, elabora estudos para reutilização destes.

A universidade possui ações e/ou programas que tratam sobre compras ecoeficientes?

O PLS UNILAB (2024-2026) tem como foco as compras realizadas pela universidade, tendo, como um dos objetivos centrais, a otimização dos processos de contratações de obras, serviços e fornecimentos, prevendo critérios e práticas de sustentabilidade e promovendo menor impacto ambiental e maior economia de recursos públicos.

A universidade possui ações e/ou programas que viabilizem a construção de edificações sustentáveis?

Sim, citando-se como ações a instalação de usinas fotovoltaicas para atender o consumo de energia das edificações existentes e a elaboração de projetos de engenharia visando à reutilização das águas e à geração de energia elétrica das futuras edificações.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar