Base de Dados – Links

O Sistema de Biblioteca da Unilab está disponível para orientar os usuários em seus estudos e pesquisas indicando alguns endereços eletrônicos de bases de dados de acesso livre que certamente contribuirão para as pesquisas desenvolvidas no âmbito desta universidade.

Em caso de dúvidas, procure nossas bibliotecas:

Bahia – Campus Malês. bibliotecamales@unilab.edu.br

Ceará – Campus Auroras. biblioteca@unilab.edu.br

Ceará – Campus Auroras – Diretoria. dsibiuni@unilab.edu.br

Ceará – Palmares. bibliopalmares@unilab.edu.br

Banco de Teses da Capes

Reúne resumos relativos a teses e dissertações defendidas a partir de 1987. As informações são fornecidas diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação brasileiros.

Bases de Dados de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Reúnem informações tecnológicas em agricultura, e-books relacionados à agricultura, além do acesso ao acervo documental, à produção científica e ao catálogo coletivo da Embrapa.

Biblioteca Digital da ONU – Organização das Nações Unidas

Plataforma de acesso global à informação das Nações Unidas, incluindo material histórico e registros contemporâneos. Base de dados desenvolvida por meio de tecnologia de código aberto pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT

Permite a busca em mais de 116 instituições de ensino e pesquisa brasileiras. A BDTD, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Biblioteca Digital do ITA – BDITA

Composta das Bases de Dados específicas de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado Acadêmico, Dissertações de Mestrado Profissional e dos Trabalhos de Graduação, com seus textos na íntegra.

Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações – NDLTD

Organização internacional dedicada a promover a adoção, criação, uso, disseminação e preservação de teses e dissertações eletrônicas (ETDs). Apoiam a publicação eletrônica e o acesso aberto a bolsas de estudos. Disponibilizam recursos para administradores de universidades, bibliotecários, professores, estudantes e o público em geral.

Biblioteca Digital Jurídica – BDJur

Repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e Repositório Institucional.

Biblioteca Eletrônica Científica Online – SciELO

A SciELO abrange uma coleção selecionada de revistas científicas brasileiras. É parte integrante de um projeto desenvolvido pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Citações Latino-Americanas em Ciências Sociais e Humanas – Class

Banco de dados bibliográfico da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É atualizado diariamente. Oferece cerca de 350 mil registros bibliográficos de artigos, ensaios, resenhas de livros, resenhas bibliográficas, breves notas, editoriais, biografias, entrevistas, estatísticas e outros.

Diretório de Revistas de Acesso Aberto – DOAJ

Diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisados por pares. O DOAJ opera um programa de educação e divulgação em todo o mundo, focado na melhoria da qualidade das solicitações enviadas.

Farmacopeia Brasileira

Compêndio farmacêutico nacional que estabelece, via textos farmacopeicos (capítulos, métodos e monografias), as exigências mínimas de qualidade, autenticidade e pureza de insumos farmacêuticos, de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Flora brasiliensis – O projeto                                                                                                                                                                  

Sistema de informação on-line sobre a flora brasileira. A base são as imagens digitalizadas  lhos estão sendo coordenados por pesquisadores do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Unicamp.                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto – oasisbr

O Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

Portal de pesquisa da BVS – Biblioteca Virtual em Saúde

Reúne em uma única interface as bases de dados bibliográficas e outras fontes de pesquisa da BVS especializadas em Ciência da Saúde e áreas correlatas. Inclui bases internacionais e nacionais como Bireme, Medline.

Portal Domínio Público

Promove amplo acesso a obras científicas (teses, dissertações e livros), obras literárias (literatura portuguesa, literatura brasileira e literatura infantil), obras artísticas (pinturas, músicas) e vídeos da TV Escola. O acervo é composto por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença de uso.

Portal das Memórias de África e do Oriente

É um projeto da Fundação Portugal-África desenvolvido e mantido pela Universidade de Aveiro e pelo Centro de Estudos sobre África. É um instrumento fundamental e pioneiro na tentativa de potenciar a memória histórica dos laços que unem Portugal e a Lusofonia.

Rede de Informação Legislativa e Jurídica – Lexml

Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.

Repositório Institucional da Fiocruz – Arca

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição.

UNESCO

Biblioteca Nações Unidas Dag Hammarskjöld

Biblioteca Digital da  UNESCO

Coleções Digitais da Biblioteca do Congresso

Arquivos das Naçoes Unidas


Repositórios Institucionais de Universidades de Países da CPLP

Os repositórios institucionais são sistemas de informação (bases de dados) que armazenam, preservam, divulgam e proporcionam o acesso à produção intelectual das Universidades, através da web, em regime de acesso livre. Alguns países o acesso é somente aos sites da instituição, nestes não há R.I.

Angola

Universidade Agostinho Neto (UAN) – https://www.uan.ao/

Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN) – https://umn.ed.ao/umn/

Cabo Verde

Universidade de Cabo Verde (UNICV) – http://rdigital.unicv.edu.cv/

Guiné-Bissau

Universidade Jean Piaget da guiné-Bissau – http://guine-bissau.unipiaget.org/index.html

Guiné Equatorial

Universidad Nacional de Guinea Ecuatorial (UNGE) – http://unge.education/main/

Moçambique

Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – http://www.repositorio.uem.mz/

Universidade Católica de Moçambique (UMC) – http://repositorio.ucm.ac.mz/

Portugal

Universidade do Porto – https://repositorio-aberto.up.pt/

Universidade de Lisboa – https://repositorio.ul.pt/

Universidade Nova de Lisboa – https://run.unl.pt/

Universidade de Coimbra – https://estudogeral.sib.uc.pt/

Universidade de Aveiro – https://ria.ua.pt/?locale=pt

São Tomé e Príncipe

Universidade de São Tomé e Príncipe – https://ustp.st/index.php

Timor-Leste

Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) http://www.untl.edu.tl/

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar